Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei




Retornar para últimas postagens

    23-set-2016

    Shin Hagakure - A bússola para governar

    No dia 09 deste mes, fui convidado para um encontro com o Exmo. Governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, presenteei-o com o Shin Hagakure, e lembrei-me dos samurais que tiveram como missão orientar seus Shoguns. O maior desses exemplos é Yagyu Munenori.

    Yagyu Munenori (1571~1646) foi o mestre responsável por treinar os samurais do shogun Tokugawa Ieyasu no Kenjutsu e outras armas, quando este se tornou o comandante absoluto do Japão em 1604, estendendo sua hegemonia por 400 anos de sucessores.

    Mas o grande destaque de Munenori não foi na parte técnica, mas sim, na arte de governar. Ele foi o braço direito do shogun, praticamente o conselheiro direto.

    Na época, a Arte do Kenjutsu se chamava HEI-HO, dois ideogramas que significam Estratégia. O Kenjutsu era a Arte da Estratégia. Munenori costumava aconselhar e alertar o Shogun dos desvios de verbas, dos conspiradores, das boas e más intenções de cada um dos senhores feudais, e dos passos que deveria dar. O que Munenori dizia, Ieyasu ouvia e executava.

    Espero que este meu encontro com o Governador inspire seus próximos passos, embasados no modelo Samurai de Honra, Dignidade, Lealdade, Gratidão, Coragem e Compaixão.
    Garanto que este são os passos para um mundo melhor.



    Clique para ler o Destaque da Capa do Jornal






    Clique para ler a Matéria completa






    topo

    (+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
    (+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h