Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei




Retornar para últimas postagens

    16-ago-2017

    CONSCIENTIZAÇÃO YAMATO 2














    "Em meio ao frio, o corpo aquecia com as emoções transmitidas. Como descendente de japoneses, me senti prestigiado ao conhecer e aprender um pouco sobre a história dos antepassados." Teruo (Ponta Grossa)

    "É minha primeira participação em evento de Conscientização Yamato e me senti honrado e agradecido ao Sensei por compartilhar coisas tão profundas da cultura japonesa conosco, ocidentais. Tento resumir o evento para mim em uma palavra: novo. Muitas coisas novas aprendidas, saí novo, de novo." Antunes (Rio de Janeiro)























    "Pude substituir a ansiedade pela serenidade e a incerteza pela determinação de continuar a aprender. Estas foram as lições que eu aprendi neste evento. " Botinhão (Rio de Janeiro)

    "Nos treinos, todos os detalhes e segredos de cada Kihon/Kata demonstram como o Sensei é o elo que nos une com o Japão. Que saudade desse cansaço no final do treino, um cansaço físico, mas não mental.
    A mente ainda fervilhava!" Tengan (Ana Rosa)

    "O Kobudo continua vivo no Niten e estamos estudando o passado com um Mestre que nos instiga a irmos sempre em frente." Saraiva (Ilha do Governador)



















    14-ago-2017

    CONSCIENTIZAÇÃO YAMATO 1

    "Sem dúvida, meus antepassados passaram por situações difíceis para criar condições que beneficiassem a minha geração e não seria justo desperdiçar esse momento favorável ou esquecer esse passado. O Niten, para mim, tem esse papel, aponta numa direção para que não percamos tempo e, nesses eventos, resgata a memória de um povo."
    Suzuki (Ribeirão Preto)



    "No início do Jojutsu está o tsune-no-kamae -- a fortaleza do cotidiano: fortalecer o espírito do dia-a-dia."
    Holschuh (Campinas)




    "Senti que a Conscientização Yamato foi muito importante, por contar uma situação real e que, dentro da família dos descendentes de japoneses, muito provavelmente ocorreram várias situações apresentado no filme." Nakano (Sorocaba)




    "E isso é o que buscamos, no dojo e na vida. Entender o Tansei em cada ação, e refinar o pensamento e o espírito para viver plenamente, com felicidade, com verdadeiras amizades."
    Ivan (Juiz de Fora)






    Me sinto grande em fazer parte do Instituto Niten, espaço fundamental da sociedade onde a história e aprendizados não se perdem.
    Neubauer (Vila Mariana)






    "Como o Sensei disse em Brasília: Estrategista não escolhe arma. Esse Gashuku foi a oportunidade de estudarmos armas menos usuais e os katas, para darmos mais um passo no Caminho que escolhemos trilhar."
    Erik (Brasília)




    "A Conscientizacao Yamatofoi um verdadeiro chamado à consciência. E à imperiosa necessidade de buscarmos a verdade, mesmo além de nossas próprias convicções, pois como disse Friedrich Nietzsche, “as convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras”.
    Barreto (Ana Rosa)




    "Fui tomado por um sentimento dúbio de tristeza, pelo sofrimento silencioso das gerações passadas que tiveram que abandonar a própria identidade pra sobreviver, e de alegria, por saber que no Niten resgatamos esse sentimento sob uma nova luz, para nutrir e fortalecer as novas gerações."
    Shindi (Curitiba)




    "No inicio do dia, o Sensei nos falou sobre desperdiçar a vida, e graças ao Niten, a um Momento de Ouro que me marcou, o TADATI NI, sempre busco retificar o espírito para já, porque os ventos mudam."
    Brígido (Rio de Janeiro)





    "Meu jichan (avô) dava o travesseiro para o cachorro e continuava dormindo no saco de arroz. Boas memórias!
    Domo arigatou gozaimashita Sensei, por nos ajudar a compreender um pouco melhor os nossos antepassados."
    Kiryu (Campinas)



    Bandeira da Rendição Japonesa nas Filipinas

    "Ter a oportunidade de viver isso tudo e ainda receber o ¨presente¨ do Sensei  (a bandeira) é impagável."
    Patrick (Brasilia) 


    04-ago-2017

    O Niten é encantador








    Niten
    O Niten fez com que eu vencesse a batalha,
    Tirou minhas falhas,
    E quando ia treinar triste,
    Voltava feliz e tinha me superado.
    E pensava: Que bom que o Niten existe
    Já pensou que ruim que fosse se o Niten não existisse!
     
    O Niten é encantador
    Para todos que treinam,
    Por um grande fator,
    Pelos treinos que ensinavam,
    Ensinam.
    E que vão ajudar
    Muitas pessoas a caminhar na jornada da vida.
     
    O Caminho da espada
    Chegou para mim na forma de uma fada
    Com um desejo
    Treinar no caminho da espada.
    E eu o realizei,
    Eu fui
    E me encantei
     
    Maria Gomes -  10 Anos - Unidade Campo Grande




    17-jul-2017

    Kamae - Mojigamae





    05-jul-2017

    Nitenbala 2



    "Konnichwa Sensei, Shitsureishimassu pela atenção.

    21 palavras. Eis o total deste Café (Café com o Sensei 03-jul-2017 - Nitenbala): um dos mais precisos, cortantes e emocionantes Cafés que li em meus anos de Niten.
    Apenas um Samurai do Niten pode entender a profundidade, a emoção e a beleza deste Café!
    21 palavras e 2 minutos de video que mudaram minha semana e me trouxeram uma gigantesca vitamina para a alma. Uma aula de Bushidô e de valores Samurais sem igual!
    O lado difícil: quais palavras uso para demonstrar gratidão? Não sei. Talvez a melhor forma de agradecer é… treinar, treinar, treinar!!!

    Otsukaresamadeshita, Sensei!"


    Pontes (Unidade Vila Mariana)
    Advogado, Mestre e Doutor em Direito pela USP, Professor no Insper/SP, treina ao lado da esposa, Cristiane, graduada 5º kyu, e do filho Eduardo, 8 anos de idade, ​o mais antigo dos três, no Niten há ​3 ​anos.



    03-jul-2017

    Nitenbala





    Heranças do Bushido
    Lembranças do Hagakure
    Promessas do Shinhagakure
    Objetivos do Niten.

    (Espero que todos me entendam porque eu sou "mal")





    29-jun-2017

    KANGEIKO 3

    "Sinceramente, pensei que seria um começo de semana difícil devido ao cansaço e às dores, mas para o meu espanto e felicidade acordei energizada, disposta e ansiosa pelo transcorrer dos dias até o próximo treino."- Luciana (Unidade Vila Mariana)



     










    "O convívio com os colegas de unidades distantes, os senpais da ADM e o Sensei é sempre carregado de ótimas emoções e deixa saudades, energia para estar melhor no caminho no próximo encontro. Toda vez que deixo São Paulo sinto um aperto no coração por estar viajando para longe do Sensei e muita alegria por ter tido a oportunidade do convívio com o mestre." - Petersen (Unidade Porto Alegre)





     










    "Dizem que durante o perigo é ativado o comportamento de fugir.
    Durante este Gashuku um dos momentos que mais me marcou foi durante o kakarigueiko com o Sensei. Ao receber os ataques das duas espadas me veio imediatamente em mente a imagem de um tigre realizando o ataque fatal, com uma energia voraz e cravando suas garras em meu pescoço de forma rápida. Senti como se a cada golpe eu não teria sequer chance de sobreviver e nem de reagir"
    - Kate (Unidade Sorocaba)





















    "Como todos estamos em busca de aperfeiçoamento e muito ainda temos a realizar em diversos caminhos, creio que para mim um dos grandes aprendizados tem sido o da busca do equilíbrio entre a exigência e a expectativa do proceder certo, com o perceber até onde cada "corda" possa ser esticada, para produzir as mais belas músicas, dentro de sua "estrutura" e grau de aprimoramento.
    E ainda de maneira legítima, ou seja, com o reconhecimento de que naquele momento e caminho possamos compartilhar algo que nos permitirá crescer mais que separados."
    - Romeiro (Unidade Brasilia)











    27-jun-2017

    KANGEIKO 2















    "Ao final, quando o Sensei tocou o sino para o mokuso, um sentimento de paz tomou conta de mim e só existia o som do sino diminuindo bem devagar.
    Foi o sentimento que mais me marcou neste gashuku e que eu ainda não tinha vivenciado no Niten."
    - Ana Lucia (Unidade Vila Mariana)










    "Um momento importante para mim neste gashuku foi durante a primeira aula de sekiguchi ryu, quando o Sensei reuniu todos os presentes no dojo e ressaltou a importância do iaijutsu​, dizendo que todos os que realmente desejam seguir o caminho da espada, deveriam também fazer o iaijutsu". - Matta (Unidade Ponta Grossa)




     














    "Superamos o frio: aqueles que não eram acostumados que vieram de regiões quentes, até mesmo nós do sul e da Argentina que somos acostumados tivemos que superar o frio durante a noite e o cooper." - Gabriele (Unidade Caxias do Sul)














    topo

    (+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-8h
    (+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h