Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei




Retornar para últimas postagens

    23-fev-2017

    México 2 - Sebastian

    Para aqueles que ainda não o conhecem, deixei para apresentar hoje o Sebastian. Mais forte e determinado que muitos.
    Chegou cedo, fez todas as modalidades e ficou até o final, até a exaustão:


    "O que aprendi esse dia foi que não devo me render e que perseverar é o mais importante..." - Sebastian (Unidade Mexico Polanco)
    (...Texto Completo)




    Niten Ichi Ryu




    Sebastian: me doíam os pés


    "... ver que meu sobrinho, Sebastián, que é ainda um menino já aprendeu tanto, desfruta tanto dessas experiências ... e pôde ter melhores raízes e mais possibilidades de se tornar uma pessoa forte não só fisicamente mas também em espírito" - Valentin (Unidade Mexico )
    (...Texto Completo)

    20-fev-2017

    México 1 - El inicio de otro paso

    Ingressei 2017 voando alto: México.

    A hospitalidade dos alunos mexicanos me levou a um tour gastronômico onde provei tudo de bom da cozinha mexicana: o guacamole com totopos, empanada de mole e rajas, molotes de pato, tacos com camarão, tostadas de atum, lomo com cebola e chiles deliciosos.

    Quem, como eu, for exigente como o Gordon Ramsey no Hell's Kitchen, não terá do que se queixar. Tudo com chili ou jalapeño no México é no mínimo para nós, interessante.

    Fui premiado também, com uma vista fantástica de 360 graus, saboreando a típica sopa de flor de calabaza e ceviche sobre a cidade vulcânica cercada de lindos vales e montanhas.

    Mas o que os alunos mexicanos me ofereceram de mais forte que qualquer chili ou jalapeño, foram verdadeiras histórias de superação, momentos de emoção, aprendizagem e motivação.

    A começar pelo exemplo de seu coordenador, que leva no coração a missão de levar o Niten a todos os povos. Aguirre deixou a vida mundana para se dedicar exclusivamente ao templo dos samurais. Um ato nobre (e raro hoje em dia)...

    Outro exemplo notável foi Sebastian, um guerreiro que superou as minhas expectativas. Não o vi em nenhum momento fraquejar, bocejar, lamentar ou descansar durante todo o dia.

    Me deu vontade de trazê-lo para o Brasil.



    Calabaza no Bellini




    "... aprendi que la firmeza no es tirania, es energía y amor para que las cosas fluyan; que una simple postura puede ser el duelo entre la vida y la muerte, tu postura frente a la vida define el éxito o fracaso..." - Espinosa (Unidade Mexico Baja California)
    (...Texto Completo
    )




    Molotes, tacos y chiles en Puerto Madero



    "El cansancio y la práctica de nuevas artes como el Bo, me llevaron a un nuevo límite que no conocía..." - Diaz (Unidade Napoles)
    (...Texto Completo
    )



    Un nuevo limite que no conecia



    "... con cada arma y cada guardia nos mostraba de manera magistral todas las posibilidades de ataque y defensa, además de el por qué o para qué cada posición" - Alfredo (Unidade Mexico)
    (...Texto Completo
    )


    "En conclusión luego de alrededor de 9 horas de entrenamiento logre mejorar mis habilidades y conocimientos sobre el kendo y la antigua forma de vida de los samurais ..."- Mike (Unidade Mexico Colonia del Valle)
    (...Texto Completo
    )



    9 horas de entrenamiento



    "... No mediré lo que aprendo con la cantidad de conocimientos obtenidos, lo haré más bien observando como los interpreto, utilizo y comparto..." - Yasmin (Unidade Mexico Polanco)
    (...Texto Completo
    )



    Yasmin



    "Estoy seguro que todos quedamos motivados de alguna manera para seguir adelante y seguir venciendo todos aquellos obstaculos que se nos presenten y de esta manera superarnos a nosotros mismos."- Carlos (Unidade Mexico)
    (...Texto Completo)


    "Es complejamente invaluable poder vivir momentos así, a lado de una persona que te ayudará crecer no por lo que tengas en tu bolsillo si no por lo que hay en la cabeza y el corazón, ese día es un día digno de recordarse pues marca el inicio de otro paso..."
    - Infante (Unidade Polanco)
    (...Texto Completo
    )



    El inicio de otro paso


    "La visita de Sensei ha sido como una fuerte rafaga de aire fresco, como ese grito que detona en uno e invita a combatir con mas vigor y empeño" - Rafael (Unidade Mexico)
    (...Texto Completo
    )


    "Su visita cambió nuestra visión del Bushido que tenemos nosotros los alumnos, y estoy seguro que cuándo vuelva Sensei a México, habrá crecido tanto en cantidad y en espíritu." - Bruno (Unidade Mexico)
    (...Texto Completo
    )


    "El aspecto que Sensei destacó mucho fue que lo mas importante son los valores y que el camino de la espada es espiritual." - Georgina (Unidade Mexico Colonia Del Valle)


    "Verlo ejecutar las técnicas fue algo que se grabó en mi mente, y se quedará por siempre ahí..." - Nubia (Unidade Mexico)
    (...Texto Completo
    )


    14-fev-2017

    Katori Shinto Ryu Não passa




    O Gashuku de Katori realizado em Pinhal no fim de janeiro serviu para entrar em 2017 com muita garra e alegria.

    Foram dois dias em que, apesar da sede e da fadiga muscular levadas ao extremo, todos, sem exceção, se superaram.
    Acredito que o convívio mais próximo, a contar das deliciosas refeições que fizemos juntos, as conversas na calada da noite, enriqueceram a todos que estiveram ali.




    Aos que não conhecem, será realizado o Workshop do Katori Shinto Ryu - 04 de março às 10:00h na Unidade Vila Mariana, cujas taxas e reservas deverão ser feitas com a administração.
    contato@niten.org.br


    Como comentou um dos colegas: "Na vida tudo passa, mas isto aqui não passa!"
    Nosso próximo encontro lá em Pinhal será no meio de 03 feriados consecutivos: 21 e 22 de Abril.
    Te vejo lá.
     

    10-fev-2017

    Tudo em 01 ano

    É verdade que o Caminho é longo e no Niten é ainda mais.

    Um ano seria pouco para aprender "muito" no Caminho, mas não impossível. Isso depende de quem o trilha e como.

    "Xícaras cheias", mentes fechadas, nunca poderão dar grandes passos, nem aqui nem em lugar nenhum.

    Mas há aqueles que buscam algo mais que medalhas ou graduações e têm outra percepção. Estes, como Nakada e seu pai, chegarão ao fim de um ano, à conclusão de que aqui é possível atingir o "muito", senão o "tudo", no Caminho.



    "Faz um 1 ano que eu e meu pai estamos treinando no Niten e já consigo sentir uma paixão imensa pelo instituto.
    Me lembro do começo. Ansioso, nervoso, tímido eu estava, não conseguia nem dizer Konbanwa. Me lembro do primeiro campeonato. Medo era o sentimento.
    Agora, olhando para tudo isso, sorrio e penso: “Valeu a pena”. Mas o que “valeu a pena”?
    Os treinos, o preparo físico, o preparo mental, os ensinamentos, as amizades, a superação, o que valeu?
    Bom, a pequena e grande palavra “tudo” pode ser a resposta. O Instituto me deu “tudo”, o Sensei me deu “tudo”, os senpais me deram “tudo”, os meus colegas me deram “tudo”, todos me deram “tudo”.
    Mas, mesmo me dando “tudo” sei que ainda falta. O “tudo” ainda não é tudo. O “tudo” não é o todo.
    Arigatou Gozaimashita Sensei, senpais e colegas. Arigatou por tudo! " -
    Nakada (Unidade Ana Rosa)



     

    A partir da esquerda: pai, Sensei, avó, Nakada e mãe




    topo

    (+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
    (+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h