Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    29-mai-2018

    16º TBIK 8 - Yoshiharu Kikuchi - 110 anos da Imigração japonesa



    No 16° Torneio Brasileiro tivemos a presença do Presidente do Comitê Executivo da Imigração Japonesa, Sr. Yoshiharu Kikuchi





    Gilberto X Marques - Shiai de Graduados no 16º TBIK
    Tsuki (Estocada no pescoço)

    25-mai-2018

    16º TBIK 7 - TEMPLO NIKKYOJI - Monge Eishin Suzuki



    Massao X Guilherme - Shiai de Graduados no 16º TBIK
    Nito Do (Adversário com duas espadas desfere golpe no Abdome)





    No 16° TBIK tivemos a presença do Representante do Templo Nikkyoji, Bispo Eishin Suzuki


    23-mai-2018

    16 TBIK 6 - Depoimento Kir Jovem



    Depoimento de Edmir Oshiro, engenheiro em Campo Grande

































    21-mai-2018

    16 TBIK 5 - Chanceler da Tradição Samurai



    Discurso de Entrega do Diploma de Chanceler da Tradição Samurai para o Dr. Raul Takaki














    Discurso do Jornalista Dr. Raul Takaki


    18-mai-2018

    Shin Hagakure em Espanhol 2 - Lançamento

    No dia 25 de Abril às 19 horas na Sala Auditório Williams do Centro Cultural Borges da Cidade de Buenos Aires foi realizado o Lançamento em Espanhol do Livro "Shinhagakure - Pensamentos de um Samurai Moderno"

    O livro na versão em espanhol foi editado na Argentina pelo próprio Instituto Cultural Niten e são dois volumes onde Sensei Jorge Kishikawa moldou suas experiências de mais de 40 anos de treinamento com a Espada e convivência com Mestres Tradicionais do Japão. O Shinhagakure (que significa "novo Hagakure" em referência e homenagem ao famoso livro de Yamamoto Tsunetomo) carrega a energia do Combate Samurai e se propõe como uma bússola que ajuda o leitor a se orientar para enfrentar e vencer os problemas da vida, tanto profissionais como pessoais.

    Foi um evento de gala para receber o Sensei Jorge Kishikawa, autor do livro, que transmitiu a todos os presentes sua emoção por essa nova possibilidade de transmitir sua mensagem de forma fiel a todas as pessoas que falam espanhol. Sua simpatia e cordialidade conquistaram os presentes no local e não pararam de pedir fotos e autógrafos em seus exemplares.


    Devo mencionar a importante presença da comunidade japonesa da Argentina, como Sensei Gustavo Aoki (Mestre de Cerimônia do Chá da Escola Urasenki), Sergio Kaneshima (Presidente do Comitê da Escola Japonesa Nichia Gakuin) e o Venerável Sempo Oshiro (Monge Budista da Escola de Budismo Soto Zen do Japão) que iluminou o dia com sua presença e palavras. Também estiveram presentes representantes de clubes e entidades governamentais da Argentina, como o Sr. Gustavo Angelucci (GEBA) e o Dr. Mariano Javier Ortega (Min. de Saúde de Lomas de Zamora).

    As palavras do Coordenador geral da Argentina Joel Correa da Silva vibraram de reconhecimento ao Sensei pela grandeza realizada ao escrever o Shinhagakure. Durante o evento também se viveram momentos de emoção quando Mariano Díaz Barbosaa, escritor e aluno do Instituto, leu aos presentes alguns pedaços escolhidos da obra do Sensei.


    Apostamos que, a partir deste momento, o Shinhagakure será uma leitura essencial e acessível para todas as pessoas da língua espanhola que buscam desenvolver valores como coragem, compaixão, lealdade e que se esforçam dia a dia para alcançar seu potencial.


    15-mai-2018

    16 TBIK 4 - KENJUTSU Finais






    Finalistas da Categoria Graduados




    Coordenador Gilberto recebeu o Prêmio de Campeão do Dia, Viagem para Estados Unidos e México! 




    Gilberto X Marques - Tsuki (Estocada no pescoço)







    Marques X Adeval




    Marques X Gilberto




    Silva X Gilberto




    Pedro Irii X Marques




    Holschuh (Campinas)




    Gilberto X Danilo




    Silva X Massao




    Pedro Irii X Estevão



    Silva X Massao - Shiai de Graduados no 16º TBIK
    Tsuka Tsuki (Estocada no pescoço do adversário com o cabo da espada)

    10-mai-2018

    Como Passar na Politécnica




    Recentemente eu fui aprovado no vestibular da Escola Politécnica da USP em engenharia da computação, e o Sensei pediu que eu compartilhasse um pouco de como foi a experiência de ser aprovado sem me ausentar do Niten.
     
    Um dos primeiros Momentos de Ouro que eu vi, e também um dos que mais me marcou, foi um que Sensei falou sobre ¨aquilo que se deve fazer, e aquilo que não se deve fazer¨, e disse que ¨se você fizer o que deve ser feito, e não fizer o que não deve ser feito¨, já estaria muito bem em relação aos demais.
    Mas falar é uma coisa e fazer é outra, e eu lembro do Sensei dizendo: "Se fosse fácil assim, não existiria esse Momento de Ouro", e é aí que o Niten faz a diferença.
    Ir aos treinos regularmente, ouvir os Momentos de Ouro do Sensei, e a energia dos guerreiros do caminho é o que mais me motivou durante a jornada do vestibular, e eu percebi que quando eu deixava de ir, eu ficava mais mole, com preguiça, e deixava os compromissos de lado, muitas vezes.
    Então, você que está prestando vestibular, não deixe de ir aos treinos por conta dos estudos. Pelo contrário, vá aos treinos para ajudar nos estudos!
     
    Arigatou gozaimashita - Suguiyama (Unidade Vila Mariana)




    Suguiyama à direita aprovado em Engenharia na  Politécnica da USP / Pedro à esquerda aprovado em Medicina

    08-mai-2018

    16 TBIK 2 - Kir Jovem e Cultura Nipônica
















    Veja o vídeo




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br