Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    24-ago-2018

    Niten 25 anos - Mestre do Japão Tameshigiri





    "21 de Agosto de 2018, o Instituto Niten promoveu um valioso Seminário com um Mestre de nosso Sensei. Shimamura Sensei, 6º Soke de Nito Shinkage Ryu Kusarigama Jutsu, possui também amplo conhecimento em Tameshigiri, é mestre campeão japonês de Tameshigiri, e nos proporcionou, juntamente com o Sensei Jorge Kishikawa, um seminário repleto de tesouros não apenas sobre como cortar, mas também sobre a importância do sentimento e respeito por trás de cada corte.
     
    Em cada olhar atento, era palpável a curiosidade e a determinação em não perder nenhum detalhe: a inclinação correta da lâmina, a distância exata para realizar o corte, o posicionamento dos braços, como usar o Koshi...Os Mestres são como bússolas na busca pela perfeição. 
    Shimamura Soke, firme em cada corte, paciente e atento a cada aluno, transmite tranquilidade ao longo de todo o seminário.
     
    Durante o evento, a concentração e a energia saltaram aos olhos.   
    Era possível sentir no ar durante cada correção, cada corte e cada Rei, algo muito mais importante do que o nervosismo de estar frente a frente com os Mestres, era possível sentir a vontade de dar o seu melhor. Sentimento que emanava de cada aluno. 
     
    Esse sentimento, motivado seja por saber estar representando o Instituto Niten perante Shimamura Soke, ou pela vontade de fazer o certo, pela vontade de colocar a coragem à prova e vencer o desafio, ou mesmo (e provavelmente) por uma combinação de todos esses fatores, concomitantemente a todos os valiosos ensinamentos, é de indescritível importância para a formação não só dos Samurais do Niten, mas dos seres humanos que o compõe.
     
    Não só o Niten não existiria se não fosse pelo Sensei Jorge Kishikawa, como certamente não seria o mesmo sem seu constante esforço e dedicação em aprender e transmitir o Bushido.

    E para fechar com chave de ouro, essa dedicação foi novamente reconhecida. Sensei é, mais uma vez, Menkyo Kaiden! Poder estar presente neste momento de reconhecimento, Sensei Jorge Kishikawa recebendo a graduação máxima do estilo Nito Shinkage Ryu Kusarigama Jutsu, em nosso Dojo em São Paulo, certamente traz muita alegria! 
     
    São muitas conquistas para comemorar neste ano que marca os 25 anos do Instituto Niten, muita história para refletir, e muito trabalho duro pela frente. Que bom! 
    Que venham muitos mais 25 anos! 
     
    Domo arigatou gozaimashita."
     
    Larissa – Campinas

     
















    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br