Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei




Retornar para últimas postagens

    05-dez-2018

    1º MUNDIAL KENJUTSU - Um Sonho de um grande sonho








    Ricardo Lopes (Coordenador do Niten Brasília), Sensei Jorge Kishikawa e o Alexandre Amorim (Aluno do Niten Manaus)


    Ohayou gozaimasu!! Shitsurei Shimasu!

    Há mais de um ano, ouvimos do Sensei que teríamos um mundial. Posteriormente, o Mundial foi passado para 2018,... no mesmo ano em que o Instituto NITEN comemoraria 25 anos!! Que notícia bombástica!

    A espera foi grande... a ansiedade crescente... e a preparação intensa! Samurais de todos os rincões do país e de vários países do mundo começaram a sua preparação para poderem participar do 1º Mundial de Kenjutsu!! A seleção rigorosa dos escolhidos para participar do evento histórico foi enorme.

    E finalmente chegou o grande dia! Samurais reunidos em um Dojo cuidadosamente preparado em todos os detalhes... suas cores, suas formas, suas bandeiras, suas flores, seus dizeres... permitiu unir, da melhor forma, o espírito do combate, a sensibilidade e a leveza da alma, a irmandade e a camaradagem em torno de um objetivo comum! Omedetou gozaimasu a TODOS que direta e indiretamente contribuíram para tornar um sonho em realidade!


    Cada combate, cada esquiva, cada defesa, cada golpe preciso... definitivamente o espírito samurai vive e está presente em todos os alunos do NITEN. Felizes aqueles que puderam sentir no ar do Dojo do Mundial essa sensação! “A espada que dá a vida!”

    Graças à tecnologia atual e a perspicácia de nossos Senpais, muitos integrantes do NITEN puderam acompanhar on-line o que estava passando no telão, as chaves e os resultados. Agradeço também as maravilhosas fotos postadas no site e a filmagem dos discursos realizados no evento. Isso ajudou muito a transmitir a “essência” do momento aos o que não puderam participar.

    Muitas autoridades e muitos amigos do NITEN compareceram ao evento e prestigiaram o Instituto NITEN e o nosso Sensei Jorge Kishikawa. Tive também o prazer, a felicidade, o orgulho e a honra de conhecer o Sensei Yoshiaki e a Sensei Mitiko.

    Foi definitivamente um final de semana incrível e emocionante. As palavras do Sensei ficaram eternizadas e marcadas em nossos corações! A história de como tudo começou a 25 anos atrás, o sonho, os desafios, a resistência dos incrédulos, a humilhação, a garra, a coragem, a fé, a histórica mesa, os primeiros alunos, as unidades.... Viver esse momento foi incrível e inesquecível!

    Poder trilhar o ‘Caminho do Guerreiro’, a filosofia japonesa e as virtudes samurais ao lado do Senpai Pinheiro e de meus amigos Lins e Lauro, percorrendo mais de 4 mil kilômetros, de Manaus para São Paulo, foi muito gratificante e edificante. E quando retornamos conseguimos compartilhar toda essa emoção com nossos amigos da Unidade NITEN - Manaus.

    Obrigado aos meus amigos Senpais, que me acolheram em São Paulo! Revê-los foi sensacional! As novas amizades surgidas no evento foram memoráveis. Aos Senpais que nos treinaram em Manaus, Senpai Silva e Senpai Costa, omedetou pelas vitórias e pelos combates espetaculares. Omedetou Senpai Wenzel pela magnífica organização do evento. Omedetou ao Senpai Gilberto e a Senpai Paula, os melhores samurais do mundo!!! Arigatou gozaimassu a todos os Senpais da Adm, Senpai Maryanna e a Senpai Midori que sempre nos ajudam nas possíveis dúvidas ocorridas.

    Arigatou gozaimashita Sensei, pela sua perseverança, coragem e fé em acreditar que nós, não-orientais, seríamos dignos de receber a filosofia e a cultura japonesa, seríamos capazes de resgatar as tradições dos samurais, de aprender os milenares princípios dos samurais e de seguir o duro caminho do guerreiro – o Bushido.

    “Um sonho de um grande Sonho!”

    Amorim, Alexandre - Unidade Manaus





    topo

    (+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
    (+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h