Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei


Últimas postagens:

30-abr-2019

Dia do Samurai




Transcrição do audio enviado pelo Sensei:
 
"Eu recebi esses dois cartões na ocasião do meu aniversário, dia 24 de Abril - Dia do Samurai, quando eu completei 26 anos, é bom ser querido pelos jovens, estas duas alunas são descendentes de japoneses, jovens e com muito potencial.
Quero ser companheiro de todos esses jovens até chegar aos 108 anos e viver esta vida intensamente.
A vida é divertida mesmo.
 
Arigatou"

 



"Sensei, muito obrigada por sempre compartilhar sua experiência e sabedoria conosco, seja ela no Kenjutsu ou na vida. Desejo-te tudo de melhor na vida e muito sucesso, sempre."

Masako, 17







 


"Shitsurei Shimasu Sensei,

Lembra-me uma vez em que eu estava de carona com o Sensei conversando com o Senpai Yoshi, na volta de um Gashuku em Pinhal, a caminho para o almoço do domingo. O Senpai estava me contando algo sobre o jeito do Sensei se assemelhava a água, que é apta a preencher cada espaço que abrange, ocupando as mais diversas formas, mas mantendo seu volume. Na hora, achei essa comparação engraçada, mas só mais tarde percebi o quanto ela faz sentido. Como o Sensei diz, a vida é guerra, e ela apresenta problemas que vem nas mais diversas formas, o que nos força a encontrar um caminho, como a água, ou achar as melhores soluções e a usarmos as melhores posturas.

Nesse 24 de abril, gostaria de parabenizar o Sensei pelo seu aniversário e por conseguir essa peripécia, frente a todas as dificuldades e com honra ser Samurai de 1000 faces; por ser ao mesmo tempo consistência e fluidez.

Tanjoubi Omedetou Gozaimasu, Sensei, por mais um ano vivendo intensamente, por mais um ano sendo um Mestre e uma pessoa de Ouro. Doumo Arigatou Gozaimashita pelos ensinamentos que transformam; por nos mostrar que a felicidade não é dada, mas achada e conquistada; pela luta do Sensei para perpetuar a cultura Samurai; por nos fazer pessoas melhores, por puxar nossas orelhas e nos mostrar o caminho da honra e da coragem.

Omedetou Sensei! Domo Arigatou Gozaimashita!"

Shitsurei Shimasu,
unidade Paraíso,

Cyndy, 17

11-fev-2019

Nota de Falecimento

É com grande pesar que nós, alunos do Instituto Cultural Niten, comunicamos o falecimento do Mestre Yoshiaki Kishikawa, pai do nosso Sensei Jorge Kishikawa e fundador do Saga Kendo. 
Deixa a esposa, Mitiko, os filhos Jorge e Roberto Kishikawa e seus 5 netos, todos praticantes das Artes da Espada Samurai. 
Domo Arigatou Gozaimashita Kishikawa Sensei pelos mais de 36 anos de tradição da Familia Kishikawa na difusão das Artes Samurais no Brasil​
 
Faleceu neste domindo, 10 de Fevereiro, aos 83 anos de idade e sua cremação ocorreu hoje, dia 11 de Fevereiro.



 
Foto: Sensei e seu pai em frente à pedra monumental do Hagakure, no Japão.

14-jan-2019

KENJUTSU E O KENDO







22-dez-2018

1º MUNDIAL KENJUTSU - Dias maravilhosos!!







Registros do Caminho




Shitsurei Shimasu,

Konnichiwa Sensei,

Que dias maravilhosos!
Hoje parece que o Sol estava mais brilhante, que as pessoas eram mais bonitas, que a vida é muito melhor! A minha noção de tempo se alterou, foi tão intenso, que tenho a sensação de que a festa durou um mês. Os gritos da torcida ecoam na minha cabeça, a imagem da mesinha histórica foi gravada no meu coração.
O ambiente que Senpai Wenzel criou foi perfeito para dar a atmosfera de comemoração, a egrégora se formou a partir das cores das bandeiras e eu vi brasileiros, argentinos, mexicanos, portugueses, chilenos e americanos conversando como se fossem velhos companheiros, verdadeiros Irmãos de Espada!

Arigatou Gozaimashita Sensei, por abrir esse caminho aonde muitos passam e muitos passarão! Tive a oportunidade de conversar com Mika Sensei e como ela me emociona e inspira!
Ter a oportunidade de ajudar na montagem e documentar me deu outra perspectiva da festa, tive contato com pessoas diferentes e reconectar os elos. Soube um pouco da história de cada um deles e vi o impacto do Sensei e do Niten na vida de todas elas, todas são muito gratas pela existência do Sensei e de seu trabalho. Sensei tem a força de mudar destinos!

A vitória do Senpai Gilberto me deu a alegria de saber que treinamos com os melhores Senpais do mundo! As meninas da Argentina me motivaram para treinar mais também! E foi a torcida mais animada!

Domo Arigatou Gozaimashita por me permitir ajudar e participar um pouco nessa festa inesquecível.

Vida longa ao Niten!

Arigatou Gozaimashita,

Shitsurei Shimasu,
Toshi - Unidade Sumaré-SP




A Mesa Histórica - Onde tudo começou





Mulheres Samurais em combate







20-dez-2018

Memórias da Família Vitoretti


Feliz é a criança que sabe o que quer.
Lamentavelmente, tal situação nem sempre acontece por algumas razoes:
- porque ela não sabe o que quer
- porque inexiste alguém que possa oferecer o que ela quer
- porque os pais não concordam (ou não compreendem) o que ela quer
 
Aqui, temos uma situção em que conseguimos vencer todas as situações e que vale a pena não só compartilhar, mas tomá-la como exemplo, se almejamos, é claro, a felicidade é o crescimento saudável de nossos filhos:



"Era uma vez....

Um menino de 5 anos, que descobriu uma trilha, que levava a um caminho, e mesmo sabendo que este caminho seria árduo, difícil e longo, decidiu, com a ajuda e apoio de sua família percorre-lo.



Era outubro de 2015, e graças a uma faixa promocional divulgando o NITEN, descobrimos o "Bushido".
Como o menino sempre teve encantos com a espada, seu fascínio pela arte samurai foi imediata, e mesmo sabendo que um guerreiro só recebe treinamentos de combate a partir dos 12 anos (naquele dojo, naquela época), decidiu sentar-se e esperar, contemplando todos os seus "sempais" que ali aperfeiçoavam suas técnicas e durante algumas semanas, na verdade, quase dois meses, ele simplesmente contemplou.



Porém, sua persistência em assistir os treinos foi observada pelos coordenadores, e uma primeira chance lhe foi dada.
E tudo começou a se transformar e acontecer, pois ele já sabia que a obstinação o levaria a conquista dos seus objetivos, apesar da pouca idade. E então, foi assim, que nossa família hoje vive neste caminho, no Bushido, no caminho do guerreiro. Seguindo os ensinamentos do Sensei Kishikawa.




"A vida não começa quando chegamos ao topo, é o caminho que escolhemos pra viver que nos leva até lá."

Tive que escrever este conto, na terceira pessoa, para não me emocionar demasiadamente, apesar de ser quase impossível!
Sou Barbosa - Cristiane, mãe do Arthur, o menino da estória, e apesar de apenas três anos nos separarem do inicio disso tudo, posso dizer, que os primeiros passos no caminho foram largos e que a cada momento vemos o quão intenso é viver nele, através dele.

Arthur hoje tem 8 anos, foi o primeiro aluno do Niten no KIR JOVEM, que hoje já funciona a pleno vapor em nossa unidade. Atendendo crianças de 6 a 12 anos.
Duas vezes por semana, ele se realiza, sendo útil ao dojo, ao Sempai e ao Sensei. Exercendo sua lealdade, honra e compaixão, é exemplo e "monitor" de todas as crianças que chegam até nós, e isso nos enche de admiração e contentamento. Nossas vidas são impactadas constantemente e a cada dia, a cada treino, temos a certeza de que ter concedido ao nosso pequeno "bushi" a oportunidade de nos mostrar o caminho foi a melhor escolha.
Nada que eu escreva ou diga, descreverá o quão felizes e gratos somos por termos esse suporte incrível na educação e criação dos nossos filhos (sim, filhos, temos também a Gomes - Maria Fernanda, 11 anos. Mas dela falarei em breve, em outra estória), onde todos nós praticamos diariamente as virtudes de um Samurai, e isso nos leva, inevitavelmente a muitos sucessos e conquistas. Seja na escola, no convívio social, ou até mesmo familiar.
A disciplina, o respeito, o compromisso, a organização o autoconhecimento são apenas algumas das qualidades que podemos adquirir ao percorrer este caminho. E nossas crianças já ganham isso tudo por acréscimo, dentro do dojo, pois o exemplo dos sempais e coordenadores é fato inequívoco dessa grande oportunidade.

Domo Arigato Gozaimashita"

Barbosa - Unidade Campo Grande






















Auto retrato do Arthur




Tags: Egan2018_DEZ,
19-dez-2018

Niten 25 Anos Expandindo o Kobudô - Trazendo os Ensinamentos de Miyamoto Musashi ao Brasil 1



(matéria do jornal nikkey 19/04/18)

Errata:
Na Matéria em Japonês está escrito que o Sensei atuou na seleção brasileira de 1985 até 91, mas o corrreto é 

修正
3年に1度開催される世界剣道選手権大会には、1982年から91年まで3大会連続でブラジル代表として出場した。


¨Desencantei me pelo Kendo¨



¨Niten Ichi Ryu¨, fundado pelo iluminado Miyamoto Musashi.

É deste estilo que o Sr. Jorge Kishikawa (54ª, nissei) tem a graduação Menkyo Kaiden. É tambem fundador do Instituto Cultural Niten (doravante Niten) que completa os esplendidos 25 anos de aniversário.

São aproximadamente 1200 discipulos de oito paises em mais de 70 filiais nas Américas e na Europa compenetrados e treinando com afinco diariamente. 

O Sr. Kishikawa salienta que "mais importante que vencer campeonatos é sermos felizes em nossa vida".

Qual a razão dele que já fora campeão consecutivas vezes e muito vivido no mundo do bujitsu ter chegado a esta conclusão?

E por que seus inúmeros alunos, que são ocidentais na grande maioria, são vislumbrados pelo Niten?  É em busca destas respostas que fomos pesquisar.



Era noite durante a semana. Aulas de Iaijutsu ocorriam em um salão na regiao de Vila Mariana. O Iaijutsu é a tecnica samurai de desembainhar com destreza e velocidade para vencer o seu oponente.

Os alunos estavam compenetrados sob o kimono branco e hakama azul marinho embainhando uma espada Iaito a cintura. Ouvia-se gritos explosivos de ¨Yahh!¨,¨Ieii!¨ ecoando pelo salão conferindo ao local um ar de muita inpiração e determinação.

Um dos alunos iniciava o movimento na posição de Seiza. No momento em que o joelho dele ficou em pé e o seu pé esquerdo foi adiante, o corte finalizou com potência. A sua espada parou imediatamente ao momento que aos som do ¨Zup!!!¨ cortou na altura horizontal ao solo. 

Quando eu, reporter, cheguei, notei que o Sr. Kishikawa monitorava austeramente cada passo e movimento de seus alunos. Como eu havia informado previamente que visitaria, solicitei a um de seus alunos que o avisasse de minha chegada.

O aluno referiu ao Sr. Kishikawa de "Sensei Kishikawa" e executa o protocolo tradicional com precisão. Tudo demonstra que praticam o protocolo a risca no dia a dia. O Sr. Kishikawa, acena ao reporter e se mostra a sorridente ao me ver.

Sr. Kishikawa iniciou o kendo aos 7 anos. Dia após dia, elevava o seu nivel técnico e aos 14 anos conquistou o titulo de 3º colocado nas disputas individuais e por equipes no 2º Torneio Mundial Juvenil sediado no ginasio Budokan em Tokyo. De 1982  a 1991, foi titular da seleção brasileira nos Torneios Mundiais realizados a cada três anos.

"Construiu" o Niten no ano que se formou em medicina da UNIFESP paralelamente ao seu ingresso no mercado de trabalho.

A opinão pública, na época, ficou surpresa ao ter conhecimento que o maior difusor e entusiasta do kendo brasileiro havia deixado o kendo para se tornar mestre do Kobudo.

Em 1998, realizou o feito inedito ao ser o primeiro brasileiro aprovado ao 7º dan kyoshi por uma banca de examinadores japoneses. E foi logo em seguida, que se retirou do mundo do kendo.

Ao perguntar qual a razão por ter escolhido o Kobudo, o Sr. Kishikawa foi certeiro:

- Desencantei-me pelo kendo.

"No kendo se pratica apenas uma forma de combate. No Kobudo são dezenas as formas e todas elas originárias de escolas antigas e tradicionais. Meu desejo me chamava para lutar com todas as formas possiveis. Queria a liberdade." -  completou.

O unico porem é que no Japao a prática do Kobudo se restringe apenas a executar os katas. Isto levou o Sr. Kishikawa a elaborar e adaptar as técnicas das escolas antigas para o ¨Kenjutsu combate¨ e assim transmití-las no Niten.

"É impossivel nos emocionarmos apenas executando as técnicas (katas). O verdadeiro encanto ocorre quando a técnica funciona no combate."

Ao ouvir estas palavras, vislumbrei na fisionomia do Sr. Kishikawa um jovem verdadeiramente feliz.  - (Reporter Rikuto Yamagata)





Foto : "Sr Kishikawa lecionando Iaijutsu - arquivo Niten"




topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h