Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Últimas postagens:

12-abr-2011

55° Prêmio Paulista

今回、第55回premio paulista de esportes という非常に名誉ある賞を受賞できましたことは一重に岸川ジョージ先生、先輩諸氏、後輩諸君のおかげと感謝いたします。
ブラジルに来てから約20余年、二天古武道研究所に入って約10余年、色々なことを学 びました。日本人としてブラジルでこのような賞をいただけるとは夢にも思っていませんでした。
色々な種類のスポーツで受賞されていましたが、私の頭は唯一スポーツではなく、生きる か死ぬかを学ぶ人生の道場の一員として受賞したと思っております。
第56回、第57回と続いていくでしょうが、どうか皆さんもこの賞をいただけるよう一 途精進してください。古武道は奥の深いものです。一歩一歩自身が納得できるよう進んでください。
 
沼間 
豊治

O fato de eu receber o 55º Prêmio Paulista (CS de 30 de Março/2010 - 54° Prêmio Paulista) desta vez, este prêmio tão honroso e famoso, graças principalmente aos esforços do Sensei Jorge Kishikawa, dos senpais* e dos kouhais**, me deixa muito agradecido.

Aprendi muita coisa depois de chegar ao Brasil há 20 anos e, há 10 anos, desde que entrei no Instituto Cultural Niten. É uma grande honra e inimaginável  para um japonês que veio para o Brasil receber um prêmio como esse.

Várias modalidades esportivas foram homenageadas, mas no meu caso, não é somente como um esporte, mas eu recebi como membro de um Dojo*** onde se ensina às pessoas a arte de viver ou morrer, o que vai alem do ambito esportivo.

Possivelmente este Prêmio vai continuar ao 56º, 57º e daí por diante, e desejo que todos vocês tenham oportunidade de se desenvolver para um dia receber esse prêmio.

O Kobudo é uma matéria muito profunda. Gostaria que vocês aprendessem cada passo desse Caminho,  e possam prosseguir eternamente.


Toyoharu Numa

* senpai= veteranos
 **kouhai= mais novos
***dojo= lugar onde se pratica o Caminho


"Numa ao lado dos membros do Niten"


"Com o consul geral do Japão Kazuaki Obe"


"Numa ao lado dos outros homenageados"


"Com o presidente da Confederação Brasileira de Kendo Ciutoco Kojima, amizade de quatro décadas"


"Com o professor Yoshinobu Hayashi, apoiador dos tempos dos mundias de kendo do Sensei"


"Com o coronel Yoshio Kiyono, amizade de duas décadas do Sensei"


"Com o organizador dr Raul Takaki, colega de muitas batalhas do Niten"


"Com o presidente da associação da provincia de Tochigi, sr Sakamoto, colega da família Kishikawa"


"Presidentes e membros homenageados de cada modalidade"


"55° Prêmio Paulista"

08-abr-2011

Enn e Kiai!

Nesta semana, abordei o tema "Enn" nos Momentos de Ouro .

E que, para minha surpresa, tive um reencontro. Reencontro de 20 anos: Velzi, uma companheira das artes marciais.
Transcrevo o nosso diálogo para você ter uma idéia da velha época. Estou falando dos anos 80:

"Sensei Kishikawa,
 Ohayo Gozaimasu
Hoje pela manhã, ao iniciar meu dia fui impelida a navegar pelo site do Niten... continuo a admirar a sua obra construída ao longo dos anos, me faz bem - Shibumi.
Parabéns.
Me traz de volta ao meu momento!

Domo Arigato Gozaimasu
Sensei

Sayonara.
att
Velzi desu"

 Ao que respondi:

- Velzi, grande companheira
É com alegria, honra e saudade que recebo sua mensagem de há muitos anos.
Alegria por suas palavras tão gentis,
honra por se tratar vindo de uma grande mestra e guerreira do Aikido e saudade, pois ,como bem lembrado, estivemos em muitos Festivais em prol da divulgação do Caminho (e que época...).
Aguardo sua visita em uma de nossas Unidades.

Segue-se a nossa conversa:

"- Prezado Sensei Jorge,
...sem palavras, é muita felicidade receber palavras tão honrosas vindas de tão jovem e nobre Guerreiro fiel do Go Rin no Sho, do Niten e do Bushido... saudades, muitas saudades dos tempos que compartilhávamos ações em prol de todos, da tarde memorável e mística em que nos encontramos na redação da Kiai e do auspicioso momento no Dia Internacional da Mulher na Missão Católica China onde o Sr. estava homenageando as mulheres com o filme inédito sobre as pioneiras japonesas do Everest... temos história, preciosas páginas escritas pelo destino.

É verdade, tudo era feito à mão, saia de caderninho na mão em busca de expositores e patrocinadores para a Feira de Cultura Oriental e Artes Marciais, Sensei saiu e não fez as edições do Festival com a Feira na Marquise do Ibirapuera.

Posso fazer um adendo?

Eu ia aos Festivais para ver o Kendo do Sensei, esperava muito tempo para vê-lo só 20 minutos, isso me inspirou a fundar a Feira onde coloquei as modalidades durante dois dias oferecendo aulas práticas ao público do parque e deu super certo (e a Feira inspirou o Leo a fazer o 1ª Congresso de Artes Marciais FEFISA onde fui coordenadora e o Sensei fez um belíssimo trabalho com sua arte) -
fecho o adendo.

.. naquela tarde na redação da Kiai, pouco antes do Sensei chegar, eu estava sentada na recepção tentando estudar estatística, mas quando me dava conta, estava em pé diante da estande com as Kiai das edições anteriores, como isso se repetiu várias vezes, me dei conta de que tinha que fazer a pergunta certa.

"O que é que tem aí que eu preciso saber?"

 foquei, peguei a revista e abri...
Aí eu entendi o que eu precisava Saber.

...na página aberta ao acaso, da revista também pega ao acaso, estava sua matéria sobre sua experiência metafísica vivida no Japão com a essência da espada. Sensei se lembra dessa matéria, foi em 1996? A mim, ela foi e me é muito importante, reverbera até hoje. Desde então sempre falo aos meus alunos sobre esse dia e conto Sua história como exemplo de vida no caminho da espada e do Guerreiro...

Vivi um momento muito precioso, o que me foi mostrado naquela tarde, foram revelações muito fortes.

Nela havia as verdades do passado que embora soassem aos ouvidos de muitos como fábulas, agora era uma realidade vivida pelo Sensei a prova viva no mundo contemporâneo de que a Espada é real, atemporal e que é possível de se manifestar nos dias de hoje a Arte dos heróis do passado.

Sob emoção subi para a reunião com o Roberto e o Leo, pouco depois vieram nos informar que o Sensei havia chegado, mais um acaso?

Ao descer nos cumprimentamos e neste momento eu o parabenizei pela matéria agradecendo por trazer para nossos dias a realidade do passado".

Aceitarei seu honroso convite o mais breve possível pois há anos anseio por este momento.

Domo Arigato Gozaimassu
Até Breve, Velzi Moreschi"


Naquela época, quando as artes marciais ainda estavam dando os seus primeiros passos e que para a grande maioria do público não passava de "pancadaria", vi nos olhos de Velzi alguém que buscava o entendimento filosófico contido nela, antecipando-se à grande massa dos praticantes que buscavam apenas o lado da defesa pessoal e competições.

E hoje, graças às benções de Buda, aqui estamos, cada qual no seu Caminho mas juntos ligados ao imutável Enn.

É o destino.


Revista KIAI

06-abr-2011

Fortaleza Fortalecida 2

"O que se sucederia após a chegada do Sensei são lições valiosas sobre todos os aspectos do caminho, as virtudes samurais que tanto falamos e discutimos se encontram em abundância, palavras faltam para definir, atitudes sobram. Sou muito grato aos kamis por ter tido oportunidades tão valorosas de conviver com Sensei por esses dias que absolutamente nada que eu por ventura viesse a escrever seria condizente com o que senti.
Manhã de domingo, manhã de keiko. Sensei luta contra todos da Unidade, pego minha nito (duas espadas) e vejo que ninguém o faz, melhor redefinir a estratégia e seguro minha itto (espada longa). Observo atentamente cada luta do Sensei e vou percebendo a evolução constante enquanto os kyus vão mudando, a arte de um mestre de lutar desde um iniciante ao mais experiente é algo mágico, único de se ver. Sinto-me como numa galeria de arte a passear nos corredores enquanto Sensei mostra cada estilo de pintura, seu shinai é o pincel, mas os estilos, posturas mudam a cada minuto. É chegado minha vez de lutar: aquele local some... as pessoas ao redor somem... o sentimento é indescritível, sem palavra aprendemos, erramos e nas poucas vezes que acertamos fica na lembrança o sorriso do Sensei por dentro do bogu dizendo,"- Sim, é esse o caminho!".

Pausa para tapioca, momento de descontrair - mas não muito -, ainda temos Iaijutsu e Jojutsu. Minha concepção de Iaijutsu mudou completamente, o que se vê no Sensei nem de longe é um Iai estético, é sim muito belo, porém marcial. Podemos ver em cada corte, cada kiai, cada passo um oponente que se esvai. Guardei em minha mente aquela energia para ter como moldura para onde ir, uma trilha.
No Jojutsu mais uma vez tive a sorte dos kamis de fazer diversos katas repetidas vezes com Sensei, que ainda me ensina com maestria o direcionamento de como passar para os mais novos no Caminho. Estava com sede de conhecimento Sensei, mas ainda percebo quantos sabores ainda estão por vir, e isso é reconfortante. Para findar banho de mar com por do sol, não podemos deixar de ter o pensamento em como somos felizes por estarmos vivos naquele momento.









A quantidade de momentos, frases, explicações que me foram passadas fica até difícil relatar aqui, mas posso resumir brevemente ao dizer que o dojo é local de iluminação, mas diria ainda que é uma utopia, utopia de como a sociedade deveria alcançar com respeito e compaixão mútuas. Sensei é o caminho e tudo que ele faz condiz com isso, quão sortudos somos de poder estar próximos dessas lições.

O tempo dos mestres difere do tempo dos discípulos, assim como os deuses antigos do olimpo tinham um tempo diferente dos mortais, mas quão feliz é sentir esse tempo diferente, nem que seja por uns dias apenas, é sentir-se vivo e confiante que Bushido vivo é isso e não uma coletânea vazia de historietas zen."
Éder


"Lançamento do Shinhagakure, novo sucesso, samurais a postos, erros corrigidos imediatamente, jornais e blogs fotografando tudo."
Anderson

"Seja no treino ou simplesmente estando ao seu lado, em cada momento com o Sensei aprendemos algo novo, tanto no  caminho da espada ou como no caminho da vida."
Gleidson

05-abr-2011

Fortaleza Fortalecida 1

"Fortalecedora. Se eu pudesse resumir a vinda do Sensei em uma palavra, seria essa: Fortalecedora.
O gashuku para mim foi como um oásis para quem caminha no deserto, que limpa as miragens da vista e restaura as energias, renovando o espírito para continuar a caminhada. O Sensei nos treinou com transparência e vigor, levando a um ótimo gashuku.
No treino de Kenjutsu, lutou contra todos nós. Muitas espadas foram ao chão. Golpes surpresa surgiram. Acho que foi a primeira vez que lutei com o Sensei. Para mim, não parecia. Foi algo muito natural. Acredito que seja porque, agora, vejo o Sensei bem mais como um ser humano, em vez de um ser idealizado e de outro mundo. Essa percepção melhorou depois de conviver um pouco com ele; na praia, no jantar e no relançamento do Shin Hagakure; e de saber que sua mãe também viria para prestigiar o lançamento do Shin Hagakure (me fazendo lembrar que o Sensei também tem uma mãe, como todos nós).
Foi também a primeira vez que bebi com o Sensei. Foi um bom momento, mesmo eu não tendo o costume de beber; fiz um esforço. Essa noite me deu algumas coisas para refletir."

Lucas


 

"Confesso que me emocionei ao vê-lo desembarcando no Aeroporto Internacional Pinto Martins."
Victor


 

"Vendo o Sensei durante o Gashuku fica claro que o caminho nunca termina assim como o estudo e o treino necessário para trilha-lo. Não é apenas uma questão de técnica, trilhar o caminho vai muito alem da apenas compreensão técnica".
Victor


 

"O que mais me marcou neste Gashuku foi os jantares após o treino e lançamento do Shin Hagakure onde entendi o que é beber com o mestre, se você for chamado a mesa para beber com o mestre, beba com alegria."
Victor

01-abr-2011

1° Encontro Coordenadores - Vitória 4



"O encontro de Vitória foi marcante por ser bem sucedido em seu objetivo inicial: possibilitar a confraternização daqueles envolvidos em fazer o Niten funcionar e que, em outras ocasiões, não teriam o tempo ou a disponibilidade para fazê-lo. Foi também uma oportunidade de deixar a guerra de lado por um momento e desfrutar de tempos de paz, ainda que sem esquecer os katas do bushido.



De nota, para mim, não foi um momento específico, mas a forma como o evento se organizou. As pessoas ali envolvidas já sabiam os katas corretos e a forma como reagir a cada situação. Assim, sem palavras ou sem ordens diretas, tudo funcionava de forma tranquila e sem intercorrências, cada um assumia o seu papel naturalmente e cumpria com o necessário. Os horários eram observados, os objetivos eram alcançados e o encontro como um todo se desenrolou de forma natural, sem entraves ou rigidez.

O evento serviu como um ótimo modelo, um referencial para como todas as datas importantes do Niten devem acontecer.

As palavras do Mestre, naqueles dias, transmitiam os segredos não da técnica mas da própria vida. Cada olhar, cada pausa ou silêncio era carregado de significado e traziam a memória o repetido conselho de Musashi Sensei: "você deve refletir sobre isso".
Destaco o que foi dito naquele momento e repetido em momentos posteriores: o Sensei está buscando alguém para servir de exemplo e a tarefa de ser ou moldar essa pessoa recai, principalmente, entre aqueles que estavam ali presentes."


Fonseca - Unidade Belo Horizonte



31-mar-2011

Focar na luta, o Iaido Niten

"Shitsurei Shimassu por incomoda-lo com este e-mail, mas não poderia deixar de agradece-lo pelo treino de Iaido (Iaijutsu) de ontem! Para nós, alunos de unidades de fora de São Paulo, ter a oportunidade de treinar diretamente com o Sensei é sempre imperdível!
 
Sensei, aproveito pra dizer que no treino de ontem treinei somente os dois Katas que o Sensei me corrigiu, e pude perceber que o caminho é longo, beeeem longo, e que sei muito pouco ou quase nada! O treino de Iai focando a luta muda muita coisa, a percepção dos movimentos, de espaço e de velocidade nos Katas. Com certeza tenho muito material pra estudar!"


Otávio -Unidade Brasília


"Focar na luta".
É importante este conceito por que este vai ser o divisor de águas em relação ao seu treinamento.
A curto prazo, em relação ao que você vai buscar.
A médio e a longo prazo ao Caminho (ou mestre) que você vai trilhar.
Antigamente, "focar na luta" era a coisa mais óbvia a se fazer, se não o sentido praticamente de todo o treinamento dos Samurais.
Hoje em dia, a atenção de muitos praticantes de Iai tem se voltado para a busca de graduações. Medalhas. Torneios. Seus dirigentes têm modificado a cada geração as formas de tal maneira que  as sequências atuais diferem das originais e, examinando do ponto de vista técnico, tendem a priorizar o estético sobre o real.
Se você busca  o "focar na luta" no Iaijutsu, veja o video do Café de 24 de Março.

30-mar-2011

Cerrone X Paul Kelly

"Segunda luta UFC 126 - Cerrone x Paul Kelly


Assistindo essa luta com o Sensei, aprendi a perceber um pouco mais sobre maai(distância)...altura conta pontos na hora da luta, então quem é mais baixo não pode ficar no maai do outro. Quando fica parado na distância boa para o outro, leva e paga com sangue.
No caso, o lutador Cerrone é mais alto, e luta bem tranquilamente, pois o seu oponente Kelly está no seu maai, e sendo minado aos poucos.
São socos, chutes, controle de luta no chão...tudo para desestabilizar o oponente. Isso mostra a experiência de combate do Cerrone, e a sua estratégia. Obter o resultado sem precisar desperdiçar energia. Tanto que a luta teve o resultado esperado.
Isso me fez lembrar os Momentos de Ouro em que o Sensei fala sobre a palavra Atacar ... (CS - Vitor Belfort X Anderson Silva)"


Patricia - Unidade Campinas


Já eram 1h da madrugada  e as vésperas de ir embora , nem eu nem Patricia e nem todos estavam com sono. Assistimos todos lá no saguão do hotel o UFC126.
Bem, deixo aqui a minha interpretação sobre a luta:

- Os chutes na coxa e na perna não foram a toa; foi estratégia. É "quebrar" a perna do oponente.... cansar o oponente e ir minando aos poucos. Em Kenjutsu temos o "Yuko"(1/2 ponto) que tem seu fundamento baseado nesta estratégia. E, de acordo com o que tenho pesquisado ao longo dos tempo, estatisticamente , "nocautes" ou "Ippon" eram muito raros , se comparados  ao "Yuko". Melhor dizendo:  vencia-se os combates lesando aos poucos o seu adversário, pois era extremamente difícil aplicar um golpe certeiro.

- O tempo todo é Estratégia. Ele sabe o que está fazendo.

- Tudo saiu como ele (Cerrone) queria. Por ser expert no Jiujitsu , buscou desde o inicio a luta a curta distancia (corpo a corpo), acabou minando as pernas de Kelly  e feito isso,  deu o salto para finalizar com  o "mata leão"

- Também no combate com espada, devemos ser experts nos golpes a curta distancia, ou seja, dominarmos os  golpes soete (mãos sobre o dorso da lâmina) em caso de entrar em contato corporal com o oponente, e "matar qualquer leão" a nossa frente.

28-mar-2011

1° Encontro Coordenadores - Vitória 3

"O que mais me marcou de momentos que tive com o Sensei foi durante o mergulho, em que tive a oportunidade de ir na mesma equipe que o Sensei. Encarar as situações novas com coragem, sem ficar preocupando os outros, e simplesmente tentar - foi isso que o Sensei me transmitiu. Encontrar o Sensei debaixo d´água e perceber Ki até ali embaixo foi algo extremamente marcante. E gratificante de poder estar ao lado do mestre! Um momento de Mokuso!"
Patricia - Unidade Campinas

 


Antes de entrar no barco: todos bem
 


Depois de 2 horas: nem todos bem (enjôo)

 


Aqui está tudo jóia!

 


Estou com medo! Ai ai ai!

 


Que Legal!!!



OK!



OK!



Nossas




imagens



obtidas



a



12 metros



de profundidade

Acredite se quiser!

Como diz o Sensei : "A vida é curta  e cada dia deve ser vivido ao extremo .
Impressionante foi ver o Sensei  viver e aproveitar os momentos até o máximo na pratica . Sensei só sai do mar para comer e só! Pegou onda com qualquer objeto que servisse ao propósito e para minha surpresa, o Sensei chegou a ficar de pe no pranchão.
Stefam - Unidade Rio de Janeiro





"Os 3 surfistas"


Sensei faz...


Hawaii 5-0


"A caminhada para subir ao convento foi o Momento de Ouro para mim, onde o Sensei me passou vários ensinamentos (Kuden) - (CS - 13-06-2007 ###)"
Simonassi - Unidade Vitória


"A caminhada...



para o convento...


valeu a pena"




topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br