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Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei


Últimas postagens:

10-mar-2010

Kenjutsu - Wakigamae Uchikote

09-mar-2010

Pensamentos sobre Itto waki no kamae

Este e-mail de Curitiba chegou bem em tempo para "casar" com o vídeo que eu iria soltar hoje e nos ilustra a complexidade em se treinar Kenjutsu:
 

“Sensei, há algum tempo venho sofrendo para fazer o itto waki no kamae* funcionar com eficiência, servindo como fortaleza segura no combate. 
Mas ontem, depois de muito pensar repetindo o kihon* na frente do espelho, acendeu uma luzinha no fim do túnel, que espero seja correta.
A luz fala de ToraBuri (12 - nov - 2009 - Bote do Tigre) e do pé esquerdo Sensei.
ToraBuri não é simplesmente o contra-ataque de men*, é a essência do contra-golpe de itto waki no kamae. Musashi-sensei* mostrou apenas contra o men*, mas, com o tempo e reflexos corretos, também serve contra Tsuki* e contra o Kote*. Estes golpes retos sofrem de fraqueza no flanco esquerdo, e se tornam vulneráveis ao ToraBuri. Nunca vi ninguém tentar bater o Do* contra waki no kamae, já que ele está automaticamente protegido pela espada e pelos dois kotes.
ToraBuri Sensei, parece-me ser isso, o conceito de resposta eficiente e mortal a todos os ataques frontais desferidos contra um lutador em posição de waki.
De outro lado, pensei sobre o pé esquerdo. Na verdade, pensei no pé esquerdo, e pensei no que o Rocco me disse, numa conversa completamente desconexa dessa, no sentido de que a calma é que caracteriza um bom espadachim. E aí que acendeu a luz... o adversário costuma reagir ao movimento do pé esquerdo, porque é o que ele vê, e como ele sabe que isso vai gerar um ataque, ele automaticamente, quase um reflexo condicionado, se defende do que presume ser o ataque, e nesse momento, abre a guarda. Assim, basta ter calma e reflexo para dirigir o golpe não para onde o adversário acha que iria, mas sim para onde ele abriu a defesa.
Por isso que waki no kamae não precisa ser extremamente rápido no ataque, porque, penso eu, o próprio movimento de entrada no maai adversário importará numa resposta defensiva, e nesse momento, é que você terá dominado o adversário, podendo atacar livremente onde a defesa se abriu, e este ataque sim, deverá ser explosivo e rápido, para aproveitar a fraqueza momentânea.
Ainda que o adversário perceba isso, e não tente se defender no movimento do pé esquerdo, tentando avançar imediatamente e atacar, o ToraBuri está sempre presente, já que é uma das formas de bater men, e não está descartada.
"Antes da explosão, há sempre um segundo de tenebroso silêncio". É assim que começo a pensar em itto waki no kamae. O kamae que tem um breve instante de silêncio mortal, que desestrutura o adversário, e permite a explosão do golpe.
Sensei, desculpe-me porque o email ficou longo, mas o Sensei me parece a melhor pessoa para quem contar estas coisas. Agora resta o dever de fazer isso funcionar numa luta de verdade, testando a validade das conclusões.
Sensei, por sinal, eu ando morrendo de curiosidade para saber como se desenrolou o combate de waki do Katori Shinto Ryu*... eu sei que ele venceu, porque waki é um kamae muito forte, mas o Sensei ainda não contou como foi... e eu morro de curiosidade pra saber como foi!


*itto waki no kamae = waki gamae = posição da espadas nos flancos
*kihon = movimentos básicos da técnica em questão
*Miyamoto Musash i= o samurai imbatível de todos os tempos
*men = cabeça
*tsuki = estocada no pescoço
*kote = antebraço
*do = abdome
*Katori Shinto Ryu = estilo de kenjutsu mais antigo do Japão, considerado tesouro nacional

Espero que depois de ver o vídeo, o nosso colega tenha encontrado alguma luz para a compreensão da estrategia em se adotar o Itto waki no kamae.
Sobre o desenrolar do Katori Shinto Ryu não foi bem assim, mas nesta semana acho que sai no Cafe.
Ate lá, tente tirar as suas próprias treinando o Waki no kamae.

08-mar-2010

Dia Internacional da Mulher

Relembro a todos que hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulher.
Ainda há muito a ser feito para que todas, neste mundo sejam valorizadas, como deveriam ser, mas enquanto este dia não chega, continuarei a buscá-lo.
Com as mulheres temos que aprender a força
da Paciência;
da Sensibilidade;
do Amor.

Minha Homenagem a todas as mulheres.
 



Gustav Klimt - Mãe e Criança

02-mar-2010

Niten na Globo do Paraná


Tags: Video,
01-mar-2010

Conversas sobre Wakigamae 3

A segunda tem relação direta com o estilo Tenshin Katori Shinto, cujo nome oficial é Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu (天真正伝香取神道流), um dos estilos mais antigos de kenjutsu no Japão sendo o único reconhecido como um tesouro nacional.

Esta história trata dos acontecimentos que antecederam este reconhecimento. Ela foi contada por meu mestre e atual representante oficial do estilo, o sensei Otake Risuke.

Estamos na década de 60. Tudo começou quando foi sugerido um projeto de lei para reconhece-lo como tesouro nacional do Japão. Entretanto, um coronel questionou a eficácia do estilo que pretendia receber a maior das honras e quis uma comprovação do seu valor. Com isso, o mestre do sensei Otake Risuke, sensei Hayashi Yazaemon que, na época, era o representante oficial do estilo, se viu em uma situação delicada, pois o fundador do Tenshin Katori Shinto, sensei Iizasa Choisai Ienao, proibiu a sua aplicação em duelos e agora, por uma ordem superior, havia a necessidade de aplicá-lo em um combate real. Uma vez que essa situação se tornou irreversível, foi definido um combate entre um praticante do estilo, o sensei Otake Risuke, e um de kendo, um militar considerado o seu melhor praticante. O embate se realizaria em 40 dias.
 

26-fev-2010

Jojutsu - Niten no GNT


25-fev-2010

Kenjutsu - Golpes Consecutivos com a Naginata


Tags: Golpe, Video,
24-fev-2010

Incidente em Santos

O coordenador Lucas de Sorocaba disse:

"Neste sábado (20 de fevereiro) ,logo após o treino em Sorocaba eu e mais 2 alunos fomos diretamente para Santos para treinar com os colegas de São Paulo e de outras unidades. Foram 2 horas e meio de estrada logo após um treino de Kenjutsu, algo de certa maneira cansativo só de pensar para muitos, mas que nós nos dispusemos a fazer com muito prazer.
Tudo correu bem na estrada e acabamos chegando exatamente no horário de inicio do treino, subimos as escadas correndo e já tiramos nossas armas dos bukuros para estarmos prontos para o Narabe.

Foram duas horas de treino muito valiosas. Primeiro por termos treinado os katas do Niten Ichi Ryu em uma quadra macia, que nos possibilitou verificar o quanto precisamos melhorar em katas como o Sassen, que aprendemos há tanto tempo, mas que ainda temos muito o que melhorar. Treinar ao lado de colegas que me mostraram como tenho ainda muito a praticar.
Em seguida uma hora inteira de katas de Naginata, muito dinâmicos, muitos rápidos. Esses katas exigiram o máximo de nossas energias sob o forte calor em Santos, um desafio completo ao corpo e ao espírito.
Após o treino tivemos a chance de nos banhar nas quentes águas de Santos e confraternizar com os colegas que puderam ir a Santos. Conversei muito com o Victor Ragusa, aluno que conheci no Shinenkai em Santos como interessado e que me deixou muito contente ao se mostrar muito firme nos treinos agora como aluno. Entre uma conversa e um mergulho algo para matar a sede e o calor, inclusive algumas caipirinhas que foram compartilhadas entre os alunos que apreciavam e também pelo Sensei. Mas porque comentar especificamente que o Sensei apreciou a caipirinha?
No caminho de volta da praia para o ônibus um fato me deixou espantado.
Ao passar ao lado de um campo de futebol de areia a bola veio diretamente em direção ao Sensei que caminhava calmamente acompanhando seu filho para o ônibus. Foi uma daquelas situações em que não deu tempo nem mesmo de esboçar um grito de cuidado, pois foi muito rápida. A bola vinha lateralmente em direção ao Sensei, aparentemente fora do campo de visão, com endereço, acertaria o Sensei como um Men.
Para a surpresa de todos os que estavam em volta o Sensei se abaixou no ultimo momento, deixando a bola passar a poucos centímetros do Men. Todos soltaram exclamações de espanto. Um exemplo prático de como estar alerta a tudo a sua volta, preparado para o combate a todo o momento, mesmo depois da caipirinha!
Eu me fiz uma pergunta, quanto é necessário evoluir na técnica e no caminho para ter toda essa percepção do ambiente? Para poder evitar o golpe certo no ultimo momento?
Após o rápido Birudô partimos de volta Sorocaba, mas nas 2 horas e meia seguintes essas perguntas ficaram vagando pela minha mente.
A nós resta continuar firme nos treinamentos, aprendendo ao máximo com os ensinamentos dentro e fora do Dôjo para quem sabe um dia cheguemos próximos disso.

Arigatou gozaimashita Sensei por esse exemplo simples e claro de Senki!"


Eu digo:
-Quando a gente bebe a gente vê o mundo em câmera lenta.(não leve à serio)
Esta é apenas uma de muitas que em Santos vamos vivenciar.
Join us!!!
 

23-fev-2010

Falando sobre Ansiedade na GNT

Acabo de ver que colocaram um trecho da reportagem sobre Jojutsu no site do programa Alternativa Saúde. A matéria completa vai ao ar hoje, às 22hs.

 

‘Alternativa Saúde’ busca caminhos para aliviar a ansiedade


No “Alternativa Saúde”, desta terça-feira (23), às 22h, Cynthia Howlett vai em busca de uma alternativa para controlar a ansiedade, e conhece o Jojutsu - arte oriental do bastão considerada um meio eficaz de se alcançar a paz. A apresentadora participa de um treino comandado pelo Sensei Jorge Kishikawa, fundador do Instituto Niten, e uma das principais autoridades nas artes dos samurais fora do Japão. Veja o vídeo.

Enquanto isso, Patricya Travassos conversa com Isaac Efraim, psiquiatra especializado em consultoria comportamental, que analisa e dá possibilidades de modificações do comportamento. Na entrevista, ele diz que a ansiedade crônica é cada vez mais frequente, inclusive em crianças. A quantidade de informações e estímulos e a dificuldade de aceitar que não controlamos as coisas da vida são os principais motivos. O convidado detalha também a síndrome do pânico, esclarece a diferença entre cérebro e mente e explica como sexo, bebida e outros fatores se relacionam com a ansiedade.

No quadro “Você Sabia”, o assinante conhece a euritmia, uma terapia que surgiu como arte e parte dos movimentos corporais. A terapeuta Elizabete Canelada explica que o corpo foi formado através dos movimentos dos sons, que são os fonemas. A euritmia trabalha esses fonemas para acalmar, regular e fortalecer o corpo vital. Segundo a terapeuta, uma pessoa ansiosa não tem o controle das suas emoções e acaba se desviando dos seus objetivos.

fonte: http://gnt.globo.com/EstarBem/Materias/Alternativa-Saude...

22-fev-2010

Conversas sobre Wakigamae 2

A primeira delas é o célebre duelo de Funashima entre Miyamoto Musashi, o maior samurai da história do Japão, e Sasaki Kojiro, um samurai muito famoso e conhecido também por sua arrogância. Este é o maior duelo samurai da história que há gerações povoa o imaginário dos japoneses e é nele que Musashi obteve a sua mais importante vitória.

Kojiro possuía uma habilidade nata e uma peculiar espada de lâmina reta que tinha aproximadamente um metro de comprimento, apelidada por ele mesmo de "Varal". O duelo realizou-se na Ilha de Funashima e atraiu uma grande multidão para o local, apesar da proibição oficial de expectadores. No local, só poderiam ficar os duelistas e testemunhas. Kojiro chegou na hora marcada enquanto Musashi chegou horas depois em um bote já com a maré baixa para que, caso houvesse uma emboscada contra sua vida, ele pudesse escapar em segurança. Ao perceber a chegada de Musashi, Kojiro correu em sua direção possesso de raiva e ofendido devido ao enorme atraso de seu adversário. Musashi desceu do bote e fez a postura do Wakigamae colocando a sua bokken, “espada de madeira” na água para ocultar o seu tamanho ligeiramente maior ao “Varal” de Kojiro. Iniciado o combate, Kojiro partiu ao ataque, mas, em um contra ataque rápido, Musashi o venceu utilizando o toraburi, “o bote do tigre”, um salto lateral seguido por um golpe frontal bem na cabeça de Kojiro que caiu vencido. O toraburi também é praticado no Niten e está preservado no Gorin No Sho, O Livro dos Cinco Anéis, de Miyamoto Musashi.
 




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