Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa


Últimas postagens:

20-abr-2010

Encuentro con el camiño 1

"Me costaría creer todo lo que se puede aprender en 10 horas de entrenamiento si sensei no nos tuviera acostumbrados . ¡10 horas con Sensei, 10 años de conocimiento!"
"Entre a niten buscando conocer mis capacidades y a mi mesmo, encontré las dos cosas y mucho mas."
Ulises Escasary
"Al princípio no estaba muy segura que esperar de este primer gashuku mio. A hora que está a punto de terminar me gostaria que durasse más o major deseo que continuase mañana.
Yo disfrute mucho. Fue una experiencia muy gratificante, más de lo que me esperaba. Se que por medio de Niten me aproximaré más a mi objetivo personal. Espero que me dejé más acerca de el.
Arigatou Gozaimasu!"

Soto, Daiana M




uentro com

16-abr-2010

O 12° Sucessor de Miyamoto Musashi 3

Matéria do Mainichi Shimbun (Jornal Mainichi) 19 de janeiro de 2010.
 


Legenda da foto: Demonstração de Nito pelo 12° soke Yoshimoti Kiyoshi em frente a Pedra da Sucessão,
onde foi exibida a Espada de Carvalho Vermelho


O MIYAMOTO MUSASHI DA 12ª GERAÇAO


Cerimônia de Sucessão no Templo de Usa.

Ocorreu no dia 17, em frente a Pedra da Sucessão, a Cerimônia da 12ª Sucessão do estilo de Miyamoto Musashi Nito Ryu (Niten Ichi Ryu). O sucessor Yoshimoti Kiyoshi (61 anos) recebeu a Espada de Carvalho Vermelho, a preferida de Miyamoto Musashi.
No Nito Ryu não se leva em conta a consanguinidade, mas é eleito aquele discípulo com as melhores qualidades técnicas .
Apesar do frio rigoroso do inverno, em meio ao ar livre matutino, um público de no mínimo 60 pessoas estiveram no local e puderam assistir a demonstração do imbatível Nito Tachi no Kata (Duas Espadas) feito pelo soke Sr. Yoshimoti e seu discípulo Ishii Toyomi (57), também Menkyo kaiden.

A sucessão do estilo Nito Ryu Seito tem sido feita desde 1967, a partir desta região, quando o 9º soke Kiyonaga Tadanao, se mudou de Kumamoto .
A Cerimônia arrancou fortes aplausos por parte do público e autoridades e foi visto como uma boa entrada de ano para todos.

13-abr-2010

O 12° Sucessor do Niten Ichi Ryu Kenjutsu 2

Matéria do Asahi Shimbun (Jornal Asahi ) publicada em 20 de janeiro de 2010

 



CERIMÔNIA DE SUCESSÃO DO ESTILO DE MIYAMOTO MUSASHI



Sr Yoshimoti de Oita detem as técnicas do Nito Ryu sucessão do 12° soke (sucessor) do estilo Niten ichi Ryu, fundada pelo espadachim Miyamoto Musashi.
Por muitos anos, os soke eram da região de Kumamoto, onde residiu Musashi, mas há 40 anos os sokes tem difundido a partir de região de Oita.( O 12° Sucessor do Niten Ichi Ryu Kenjutsu 1 - Café com Sensei de 12 abril de 2010 )
O sucessor é o Sr. Yoshimoti Kiyoshi (61 anos). Desde criança recebeu os ensinamentos do Niten ichi Ryu de seu pai e atualmente conta com mais de 15 alunos em sua cidade. É 4° dan de kendo e 7° dan em Iaido.
A Cerimônia foi realizada pela Federação de Kendo em frente a Pedra da Tradição, onde se encontram esculpidos os nomes dos sucessores. Foi em frente a Pedra da Tradição, também, que foi entregue a Espada de Carvalho Vermelho, dita a preferida de Musashi pelas mãos do presidente de federação Nugaku Yoshitoshi. O prefeito de Usa, Konaga Shuji, que esteve na Cerimônia, revelou :
-A importância desta Cerimônia reside no fato de que é importante a transmissão desta tradição para servir de base para a educação dos jovens.
Por outro lado, as palavras do Sr. Yoshimoti foram:
- Pretendo transmitir estes ensinamentos de forma sólida para as gerações posteriores.
Após o seu discurso, demonstrou os famosos katas de Nito Ryu de Musashi. (foto)
Segundo o Sr. Yoshimoti, durante a 2ª guerra, um praticante de Oita (que viria a ser o 9° soke) conheceu o 8º soke em Taiwan ingressando no estilo. Após a guerra, voltou ao Japão e em 1967 tornou-se então o 9° soke, sendo este o motivo pelo qual a sucessão continuou a partir desta região.

Tags: Kenjutsu, Niten Ichi Ryu, Musashi,
12-abr-2010

O 12° Sucessor do Niten Ichi Ryu Kenjutsu 1

É com muita alegria que transcrevo a matéria publicada no Yomiuri Shimbun (Jornal Yomkiuri) de circulação nacional no Japão.
Comenta a matéria a oficialização de nosso mestre Yoshimoti Kiyoshi a 12º sucessor do estilo de Miyamoto Musashi, o Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu.

 


Legenda da foto: Sr Yoshimoti Kiyoshi (esq) demonstra técnica do Nito Ryu

A CERIMÔNIA DE SUCESSÃO KENJUTSU DE MIYAMOTO MUSASHI


Sr. Yoshimoti Kiyoshi ao 12° Soke

A Federação de Kendo de Usa (filiada a International Kendo Federation), presidente Nugaku Yoshitoshi, promoveu, no dia 17 de janeiro de 2010, a Cerimônia de Sucessão do Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu de Miyomoto Musashi (1584~1645), famoso pela técnica do Nito Ryu (técnica das duas espadas), no templo shintoista de Usa em homenagem ao 12º sucessor Sr. Yoshimoti Kiyoshi.
O Niten Ichi Ryu foi fundado por Musashi em Kumaoto. De acordo com a Federação, em 1967, o então 9° soke ,Kiyonaga Tadanao, que era professor de ginásio, em Kumamoto, se transferiu para Oita. Desde então o estilo tem sido difundido. Durante a cerimônia, foi entregue ao Sr. Yoshimoti Kiyoshi, a "espada de carvalho vermelho" que teria sido utilizada por Musashi. Seguiram-se apresentações de Niten Ichi Ryu .
"Desejo que o estilo Niten ichi Ryu se estabeleça de maneira firme e imaculada para as gerações posteriores"- referiu o Sr. Yoshimoti.

Tags: Niten Ichi Ryu, Musashi,
08-abr-2010

Kenjutsu como Arte 4

O que o “Instituto Niten” faz desde a sua fundação em 1993 é resgatar essa cultura de 700 anos de história e estudá-la com o objetivo de aproximá-la ao máximo à época dos samurais do passado, sobretudo, no que se refere à emoção do combate samurai e ao prazer de praticar essa arte responsável por influenciar uma cultura por gerações. Arte que, assim como a poesia, é fruto do conhecimento e de um intenso estudo de estilos do passado.
No passado, se aplicavam os katás do kenjutsu em combates e duelos reais de vida ou morte. Hoje, são praticados com uma armadura de proteção, bogu, e com uma espada de bambu, shinai, em que todas as posturas e estilos de combate são válidos com exceção aos que comprovadamente comprometem a segurança do praticante.
Arte e estratégia, dois assuntos de tamanha importância , que devem fazer parte de todo aquele que busca o desenvolvimento interior.
 


Arte Antiga

07-abr-2010

5º Dan fala do Treino no Nite

06-abr-2010

Kenjutsu - Kodachi Ude

Tags: Video, Kenjutsu, Luta, Golpe,
04-abr-2010

9ºTBKO 2 - “Kenjutsu é a minha alma!”

O 9º TBKO (Torneio Brasileiro de Kobudo) já está pegando fogo.
Exponho aqui no nosso café as ultimas notícias de lá:
 

01-abr-2010

Café com Sensei

Não há palavras para demonstrar o meu sentimento para com um grande companheiro de treinos que há muito tempo não via.
Pois bem, encontramo-nos na entrega do 54º Premio Paulista. Estava em cadeira de rodas, magro, mas lúcido. Fora acometido por uma moléstia e estava recebendo o Premio pelo Kendo.
Quando nos encontramos, apesar de não poder balbuciar palavras, Masuaki Takahashi, 6º dan, abriu um grande sorriso e apertou a mão bem forte.
Emocionamo-nos.
Neste momento disse a ele:
-Você me vai fazer falta. Era o único que nunca me negou um treino naqueles tempos!
O que naquele momento, acenou -me com a cabeça, comovido.
Nossa trajetória começava lá pelos anos 80. Apesar de dirigir a academia Saga, a minha família (meus pais e meu irmão Roberto), a convite do já falecido mestre Haruka Yamashita, por sinal, um grande mestre e apoiador de minha família, fomos os primeiros, ao lado de Takahashi, a fundar a então academia Kabukan.
Nos primórdios desta, como em qualquer outra, havia apenas uma meia duzia de praticantes e um deles, excetuando-se a minha família, era Takahashi. Havia tempo suficiente para um "pega".
Nos fins de 80, Kabukan passou por reforma. Que eu me lembre, foram uns dois anos. Finda a reforma, mais da metade não retornaria. Foram fundar a sua "própria" academia. Ao meu ver, deslealdade (e maldade) ao mestre Yamashita, e que justo na época fora acometido de insuficiência renal e passava pelo piores momentos de sua vida: o sofrimento da dialise.
Mestre Yamashita não merecia aquilo.
Voltamos. Ele, nós e mais alguns.
Desta forma, mestre Yamashita pôde dormir em paz...
Com Takahashi nossos "pegas", tanto lá , quanto no Pira iam longe.
Arremessava-o ao longe , estocava , batia , mas ele nunca desistia.
Ao contrario, me desafiava e não se dava por vencido. Na época era o único, alem do meu irmão, pois os outros não apreciavam um "pega".
Um companheiro de lutas que gostava de treinar e vai deixar saudades.
Que Buda esteja com ele.
 




Apesar de ser um tanto franzino, aguentava os meus taiatari* e tsuki*

*taiatari = arremessar o oponente
*tsuki =estocada no pescoço




topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h