Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei


Últimas postagens:

08-mai-2009

Dia do Samurai e Universidade Kokushikan1

Como vão todos?
Retorno hoje, não tão cansado, depois de percorrer as 4 cidades (SP, Brasília, Buenos Aires e Rio de Janeiro) em companhia do mestre Baba e sua comitiva da Universidade Kokushikan.
Asseguro-lhe que o Niten acaba de dar mais um passo rumo ao aprimoramento.
Em tempo, coloco aqui a matéria do jornal Nikkey Shimbun sobre o Dia do Samurai.
 

Instituto Niten
"INTERCAMBIO DE KOBUDÔ NO DIA DO SAMURAI"
VIERAM 15 KENDOCAS DA UNIVERSIDADE KOKUSHIKAN


Alunos do Insituto Niten fazem a performance do Kobudô
No dia 24 de abril, no Dia do Samurai, o Instituto Niten (presidente Jorge Kishikawa) recebeu a comitiva de Kendo da Universidade Kokushikan de Tsurukawa. A comitiva foi representada pelo técnico Kinji Baba (64 anos, 7° dan kyoshi de kendo e professor da referida universidade) e mais 15 integrantes que realizaram demonstrações e intercâmbios de Kobudô e Kendo nas dependências da Associação Hokkaido de Cultura e Assistência.

O Dia do Samurai foi instituído na data de aniversário do sr. Kishikawa há cinco anos pela Câmara de Vereadores de São Paulo em razão dos seus esforços em difundir a tradição guerreira dos samurais - o Kobudô. Também foi instituído nos Estados do Paraná e Amazonas.

O sr. Kishikawa, shihan (mestre) da 10a geração do estilo Hyoho Niten Ichi Ryu, fundado pelo samurai estrategista Miyamoto Musashi, possui um histórico no Kendo de há mais de 40 anos. E já são 28 anos desde que ingressou no Kobudô. Iniciou as atividades do Instituto Niten em 1993 e atualmente leciona a mais de 600 alunos no Brasil.
Nas palavras do sr. Kishikawa:
- "O meu desejo é transmitir o Bushidô que possa ser aplicado nos dias de hoje. Para a geração de hoje. E me daria por satisfeito se melhorar o potencial humano de cada um de nossos alunos".


continua na segunda-feira

07-mai-2009

Grandes Mestres - Brasília

 

Da esquerda para a direita: Ouchi Sensei, Baba Sensei, Sensei Jorge Kishikawa e Senpai Ricardo Lopes

06-mai-2009

Grandes Mestres - Buenos Aires



No Caminito

05-mai-2009

Grandes Mestres - Cavaleiros

Grandes Mestres 2009 no Rio de Janeiro
em primeiro plano: mestre Baba, mestre Ouchi e o Sensei

04-mai-2009

Grandes Mestres - Rio de Janeiro

Grandes Mestres 2009 no Rio de Janeiro
sábado 02 de maio, treino na Praia de Botafogo, Rio de Janeiro

30-abr-2009

Grandes Mestres - Comitiva Japonesa

Grandes Mestres 2009, Comitiva Japonesa - Kendo, Kenjutsu
sábado 25 de abril, na Unidade Faria Lima em São Paulo

29-abr-2009

Grandes Mestres - Kata Kenjutsu

Grandes Mestres 2009, Baba Sensei - Kendo, Kenjutsu
Kata de Kenjutsu da comitiva japonesa

27-abr-2009

Grandes Mestres 2009 - 2

Grandes Mestres 2009, Baba Sensei - Kendo, Kenjutsu
Foto oficial na Unidade Ana Rosa, 21 abril

24-abr-2009

Dia do Samurai 2009

Há 15 anos fundei o Instituto Niten, fruto de um sonho que se tornou realidade e que logo se transformou em uma paixão. No início minha intenção era transmitir a arte da espada samurai para alguns poucos brasileiros que se interessavam pelo assunto e se conseguisse alcançar este objetivo já me daria por satisfeito.
Não poderia imaginar que o Instituto Niten chegaria a ter 600 alunos espalhados por todo território nacional. Também não poderia imaginar que o Instituto Niten contaria com 40 unidades brasileiras, além de romper nossas fronteiras com nossas unidades internacionais na Argentina e Chile.

Mais incrível seria acreditar que a cidade mais importante de um país tão distante do japão, poderia incorporar ao seu calendário oficial o Dia do Samurai, a data do meu aniversário.

Pois esta homenagem recebi não só na cidade de São Paulo, mas nos Estados do Amazonas e Paraná. tal reconhecimento nos faz acreditar, que através de um trabalho árduo realizado com muita seriedade, estamos trilhando o caminho certo.
É claro que durante estes 15 anos nos deparamos com enormes adversidades. Mas com o espírito guerreiro de um samurai, vencemos cada batalha que enfrentamos. E nos momentos de calmaria, nos preparamos para enfrentar aquelas que ainda estão por vir.
E tem sido assim: a cada nova dificuldade nos tornamos maiores e mais fortes.

Hoje, comemoraremos o dia do samurai de forma muito especial, presenciaremos aqui um momento histórico para o Kendo e o Kenjutsu.

Estamos honrosamente recebendo a presença de uma das maiores autoridades do Kendo mundial... mestre Kinji Baba.

7° dan kioshi e professor titular da Universidade Kokushikan em Tóquio, no Japão. Acompanhando mestre Kinji Baba, o mestre Mutsuo Ouchi e uma comitiva de 20 atletas, algo jamais visto no Brasil ou em qualquer outro país da América Latina.

Podemos dizer que estamos prestes a viver um momento único em nossas vidas, um verdadeiro privilégio reservado para poucos.

Mais do que simples apresentações, estaremos vivendo um período de aprendizado e intercâmbio entre as técnicas do Brasil e do Japão. Nossas atividades se iniciam em São Paulo e seguem para Brasília, Buenos Aires e Rio de Janeiro.

Certamente este será um dos maiores eventos já realizados pelo Instituto Niten, onde teremos a oportunidade de acompanhar demonstrações em ambos os lados, técnicas brasileiras e japonesas, técnicas de Kendo, Kenjutsu e Kobudô, totalizando uma série de demonstrações tão extraordinárias que provavelmente não foram vistas ainda nem mesmo no Japão, além de apresentações inéditas jamais mostradas no Brasil.

Aconselho meus alunos a tirarem o máximo de proveito deste evento, fazendo deste um momento para fortalecimento de seus espíritos e evolução no caminho da espada. Volto a reiterar que estar ao lado de mestre Baba é uma oportunidade única, algo para poucos privilegiados. Serão momentos que valerão por uma vida inteira.

Aos nossos irmãos japoneses, mestre Baba e sua comitiva, gostaria de dizer que é com grande honra e orgulho que os recebemos em nossa casa. Espero que estejam tão entusiasmados como nós estamos com esta experiência inédita.

E que ao final desta jornada, já retornando ao japão, possam ter constatado que o Brasil não é apenas um país enorme, formado por um território continental, construído por povos de todas as partes do mundo (inclusive japoneses) e repleto de belezas naturais. Espero que constatem também, que este país é uma terra de guerreiros que estão sendo forjados pela espada samurai, o que demonstra que Brasil e Japão são duas nações irmãs, ligadas por laços muito mais fortes e profundos do que se poderia imaginar.
Sejam benvindos ao Brasil...

E gostaria também de lembrar que nada disto seria possível sem o inestimável apoio das autoridades e da colônia japonesa.

Neste momento abrimos oficialmente este espetáculo que marca os 15 anos do Instituto Niten.
O meu muito obrigado a todos ...





topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h