Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Últimas postagens:

18-fev-2009

Comercial da Nike

Em 2004, feitas as primeiras colocações formais que se deve ter em qualquer livro, iniciei as primeiras páginas do Shin Hagakure(pág. 36) assim:

"Se você tem tempo para ler e escrever em blogs ou fóruns, vá treinar, que está faltando treino"
a partir daí desenvolvo toda a citação deste tema.

Neste mês de fevereiro de 2009 um aluno me enviou este link: um comercial da Nike que está "bombando" no youtube:



Acho que vou me candidatar ao Chelsea!

17-fev-2009

4 males

Nesta semana, estou falando dos 4 males universais que residem em todos os seres humanos.
Independente de idade, sexo ou etnia. E até religião.
Uma vez instalados, estes males só tendem a complicar a sua vida (mais do que já está).
Não escapamos a nenhum deles, pois em algum momento de nossas vidas eles aparecem sorrateiramente.
O que fazer, então...
Isto a gente conversa nos Momentos de Ouro desta semana.


16-fev-2009

Pensamentos do Mestre Baba 5

"Em geral, entre os professores, muitos se limitam a ensinar o kamae "chudan" de itto. No entanto, este tipo de comportamento é muito simplista: por exemplo, para atravessar uma montanha, você pode passar por um caminho já aberto ou então abrir uma nova trilha através da floresta. Mas quem passa pelo caminho pavimentado não pode criticar quem escolheu a forma selvagem e vice-versa. Existem várias maneiras de subir, e tudo depende da visão de quem escala."


Você não deve se equivocar com estas palavras do mestre Baba.
Antes de abrirmos uma trilha através da floresta, passamos por décadas de provações espirituais e físicas durante o treinamento que vai além da sua imaginação.
Não adianta querer abrir uma trilha sem ter as noções e instrumentos necessários.
Para se abrir uma trilha de verdade, tem que se chegar ao estado de Ri (# Kuden), o que vai no mínimo uns 30 anos.
Anos de descobertas, frustrações, dores, decepções, abdicações e lesões.
Para se abrir uma trilha, tem que ser ousado.
Ousado o suficiente para suportar as provocações das mais diferentes espécies.

"Há 15 anos, no início da trilha"

13-fev-2009

Ukari

"Lembrando, também de outro ponto que o Sr. abordou nos Momentos de Ouro de 12/02/09, sobre a falta de atenção que faz a carteira esvaziar, citando inclusive o falecido Comandante Rolim Amaro, posso dizer que é um pensamento que não me tinha ocorrido,...." - foram as palavras de um aluno.

Comandante Rolim deixou um pensamento que acho oportuno colocar neste momento de crise:
"A melhor forma de ganhar dinheiro é não perdê-lo".

Nos Momentos de Ouro (parte filosófica das aulas), abordarei amanhã sobre como não perdê-lo, já que sobre isto pouco se falou.
Ukari.

Comandante Rolim
Comandante Rolim, da TAM

12-fev-2009

Pensamentos do Mestre Baba 4

"Sobre a importância dos katas

Em minhas aulas na Universidade Kokushikan, ensino a meus alunos o Nito* não só com bogu*, mas também no kata. Na verdade, eu gostaria de conhecer e ensinar os katas do Niten ichi ryu*, mas por enquanto, ensino katas pessoais que tenho desenvolvido a partir da experiência prática.
O ensino de kata foi concebido para proporcionar formas práticas de treino. Por isto, eu também estendo esta prática para os estudantes com duas espadas.
Assim, eles aprendem as formas básicas no kata, a forma correta da execução e a regular a respiração no treino dois a dois. Tal como com o itto*, onde treino com bogu e kata devem se complementar, ensino o Nito também desta forma. Prática e teoria andam juntas.
"

* Nito = técnica de combate com duas espadas
*bogu = equipamento de proteção
*kata = sequências predeterminadas sem uso de equipamento de proteção
*Niten Ichi Ryu = estilo fundado pelo samurai Miyamoto Musashi, o mais célebre de todos os tempos
*itto = combate com uma espada
kenjutsu kata
Universitária (Aluna do Mestre Baba) no Brasil em 2003

11-fev-2009

Pensamentos do Mestre Baba 3

Uma das qualidades que mais importam ao mestre no Caminho é a sinceridade de espírito no discípulo. Sincero vem do latim sine cera, que costuma ser associado a "sem cera". Os antigos costumavam dizer que as colunas de mármore que ficavam desgastadas com o tempo eram completadas com cera em seus buracos. Eram colunas "com cera". - Shin Hagakure pag 74

Tomando as palavras de mestre Baba (10fev - Pensamentos do Mestre Baba 2), um golpe precisa ser "sin cero", não importando se é leve ou não.

Seja um golpe sobre o men (cabeça), um kote (antebraço), um do(abdome) e principalmente um tsuki (estocada sobre o pescoço).

É isto.
O que vale é o golpe ser "sin cero".
Verdadeiro.
Um golpe que não deixe sombra de dúvidas aos olhos de todos e, principalmente, daquele que o toma.(19jan - Um toque Basta!).
Sem força e sem perigo.

Palácio José Bonifácio


Fachada do Palácio José Bonifácio, em Santos

10-fev-2009

Pensamentos do Mestre Baba 2

"Sobre a força do golpe e uso da kodachi*

Para exercer a prática com Nito verdadeiramente, temos que fazer uso das duas espadas.
Quando se fala de golpes no kendo, muitas vezes é utilizado o adjetivo "leve". Mas isso não significa que um golpe deva ser pesado. Em vez de dizer "leve" ou "pesado", é preferível considerar o seguinte critério: o golpe é sincero ou não?
Com Nito, a partir de uma boa postura, temos de fazer um golpe sincero e avançar.
Por seu tamanho, a kodachi (espada curta) tem um impacto reduzido. Mas, mais uma vez, a força no golpe não é uma exigência, temos de considerar a sinceridade do golpe. Há diversos exemplos à mão: Há, nos kata* de kendo, formas que utilizam kodachi..
"


Dando continuidade ao pensamento de mestre Baba, aproveito para colocar uma observação em relação ao "golpe leve", que foi citado.
Na minha opinião, diria que não é somente devido ao tamanho que o impacto se torna reduzido.
Mas porque os pontos vitais não se encontram necessariamente em planos profundos. Tomemos como exemplo as artérias e veias que, lesadas, nos levam a derrota em pouco mais de alguns segundos.
Na realidade, o impacto não se torna reduzido se for executado por um leigo ou inexperiente. Ao contrário, se torna tão forte e perigoso (por ser a kodachi mais densa), e é por este motivo que somente após o aluno atingir um nível técnico razoável, permito utilizá-la no combate com equipamentos de proteção.
combate com duas espadas
 
*kodachi = espada menor *kata = sequencias simuladas sem o uso de protetores; utiliza-se espadas de madeira

09-fev-2009

Pensamentos do Mestre Baba 1

A partir de hoje, coloco aqui no nosso Café, pensamentos do Mestre Baba, que estará aqui com mais um mestre 7° dan kyoshi e os universitários da Universidade Kokushikan.

"Sobre combate com várias armas

Os samurais eram mestres em equitação, na arte de lidar com a lança, e outras práticas. Uma vez no campo de batalha, cavalgando um cavalo, eles eram capazes de lutar com a lança em uma mão e a espada na outra. Em suma, eram capazes de empunhar a espada com uma mão.
Miyamoto Musashi, que viveu em tempos de guerra, nem sempre lutou com espadas, pois observava o seguinte princípio: lutar com todos os meios disponíveis, com espada longa e com a curta. Assim, provavelmente, era levado a lutar contra todos os tipos de adversários. Para sobreviver precisou provar ser um especialista, em todas as armas possíveis: lança, espada e bastão entre outras.
Do mesmo modo, Sasaki Kojiro, o famoso rival de Musashi, começou a estudar o estilo Toda-ryu de espada curta mas, em seguida, mudou para uma espada muito longa, que, aliás, foi batizada pelas pessoas da época de 'varal'.
"

Estas palavras vão ao encontro do que, por influência direta ou não, praticamos aqui no Niten.
A versatilidade, desde que bem orientada, faz parte do Caminho.

06-fev-2009

Relógio

O aluno, autor da mensagem que transcrevi abaixo, me presenteou com um relógio no final de ano.
Um relógio para me lembrar de não esquecer de correr atrás do tempo perdido. Ou talvez para contar os minutos de "sapinho" (07jan - Sapinho). Não sei.
Bem, de qualquer forma, me mandou este email hoje:

"Aproveito para falar também ao Sensei que não pude estar presente fisicamente no Gashuku (02fev - Kudens a 43° graus) de Santos mas saber que meus colegas de treino, meus irmãos de espada, estavam se esforçando no Caminho, foi essencial para ajudar no "kakarigeiko" que enfrentei aqui no Rio. As guerras estão grandes e em tempos de crise tudo se torna mais imediato, o tempo livre é escasso, parece que todos querem que o tempo passe mais rápido a fim de chegar logo em um futuro mais tranquilo.
Sensei, tudo o que eu aprendi no Niten durante esses anos de treino se apresenta agora como experiência genérica, me colocando numa posição confortável independente da missão. A espada, de fato, me deu vida em abundância.

E é por isso que envio esse e-mail ao Sensei agradecendo com todas as forças (ainda que com um certo problema de timing), não só pelo ano de 2008, mas por todos esses anos em que treinei sob a tutela do Sensei.

Otsukaresamadeshita Sensei!
Desejo ao Sensei e à família muita felicidade, saúde e prosperidade em 2009 e reafirmo mais uma vez minha total disponibilidade para ajudar no que for preciso.
Mais uma vez, doumo arigatou gozaimashita Sensei!
M. R. -Unidade Rio de Janeiro
"

De qualquer forma, de uma coisa eu sei: que a gente deve cuidar bem de nossos minutos, uma vez que as horas já se cuidarão por elas mesmas.

05-fev-2009

Errata de ontem

Eu sei.
Tem alguma coisa errada com o Café de ontem. Aqueles que estão ontem não surpreenderiam ninguém aqui do Niten. E nem temos que "tirar o chapéu" por eles, pois são os "casca dura" aqui do Niten.

Colocaram a foto errada.
Eu falo de outros.
Ei-los, finalmente:




topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br