Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Últimas postagens:

13-jun-2008

Os 3 gritos

O grito pode ocorrer em três momentos diferentes da luta e varia de acordo com a situação: antes, durante e depois.
O Niten, em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa, celebrou uma série de eventos (quatro) intitulada Centenário da Chegada do Espírito Samurai ao Brasil, na qual cada evento fechou-se com um Grito.
O Espirito Samurai chegou com os primeiros imigrantes, pois a maior parte deles já haviam nascido mesmo no período feudal (Período Edo) ou eram descendentes diretos.

PRIMEIRO, o Grito do Antes, foi realizado no porto de Santos, em fevereiro, no qual os nossos alunos desceram com traje samurai simbolizando a chegada dos imigrantes no Kasato Maru imbuídos do Espírito Samurai.
Chegaram
e gritaram:
- Viemos para vencer!

SEGUNDO, o Grito do Durante, foi realizado no Memorial do Imigrante, quando de trem subiram a Serra do Mar e na primeira noite já começaram a luta com saudade da terra e do misoshiru*.
Também em Ribeirão Preto, para onde foram os primeiros imigrantes, comemoramos o Grito, no Museu do Cafe.

E para fechar esta série de eventos do Centenário da Chegada do Espírito Samurai ao Brasil, o Niten fez o evento do domingo - oTERCEIRO, o Grito do Depois.
O Grito do Samurai
Foi a batalha de Sekigahara, realizada no parque Villa Lobos, em São Paulo. Simbolizou a vinda dos imigrantes, que já parcialmente inseridos nos seios da sociedade brasileira, saíram das fazendas do café para aqui se instalarem como comerciantes, doutores, empresários e politicos de influência nacional.
Depois de 100 anos de luta gritamos:
-Vencemos!!!

 
*misoshiro: sopa de missô, comida típica japonesa

12-jun-2008

Público que grita

Os antigos diziam que o grito era uma forma de se impor sobre seus adversários seja no combate individual, seja nas batalhas envolvendo multidões.
Gritavam contra as ondas, contra o fogo, contra o vento...
O Grito Samurai, realizado no domingo, foi uma oportunidade inédita, como num filme épico em que os samurais estão vivos.

Até o público se emocionou, ao gritar em uníssono com os samurais.
-Yaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
-Niteeeeeeeeeeeeeeeeeeeen!!!!

Confira

 

11-jun-2008

7° Torneio e Grito Samurai

Hoje divido com você o relato do aluno Nosaki, de Piracicaba:

"Neste dia 7 de junho de 2008 tivemos o 7°Torneio Brasileiro Individual de Kobudô.

Confesso que estava um pouco nervoso, mas estava feliz por poder participar deste torneio, onde pude encontrar novamente os samurais do Brasil e pela primeira vez os da Argentina!
A novidade deste torneio foi a participação do filho de três anos do Sensei, quando o vi de bogu e segurando a shinai, fiquei muito admirado e pensei: “Nossa, apenas três anos e já está em combate. Quando crescer vai ser um guerreiro e tanto! Gostaria eu de ter iniciado tão cedo.”

Enquanto aguardava a minha vez, pude observar os competidores de Iaijutsu e Jojutsu, que tiveram ótima performance e bastante kiai.
Os combates foram muito empolgantes! Na categoria 6° kyu, na qual me incluo, senti a força dos samurais e também tive a oportunidade de mostrar a eles a força da Unidade Piracicaba. Conquistei o 3° lugar! Foi muito emocionante! Minha primeira medalha no Niten!
Também pude torcer para a Senpai Érika, coordenadora da Unidade Piracicaba e ver ela conquistar o terceiro lugar em sua categoria! Omedeto Senpai!
As lutas de 3° kyu e acima (a categoria mais esperada) mostraram toda a técnica dos “Samurais mais antigos do Niten”, como o Senpai Ariel dizia no torneio, e moveu todos os espectadores, muita torcida e muita garra!

No domingo fomos até o parque Villa Lobos para o evento Grito Samurai!
Tivemos Yoroi, cavalaria, perfilamos como se estivéssemos em guerra e os Samurais do Niten do Brasil inteiro e da Argentina soltaram um kiai para que todos pudessem ouvir e comemorar o centenário da imigração japonesa.
Este evento também coloca o Niten mais uma vez na história da comunidade brasileira!
Ao ver os cavalos, os Senpais Cortes e Patrícia de Yoroi, senti uma emoção tremenda, parecia que o espírito samurai estava fervendo dentro de mim, pronto para explodir a qualquer hora! Quando nos enfileiramos e olhei para o lado e vi todos aqueles samurais e as bandeiras, me senti numa guerra igual à do filme O Último Samurai! 
Após o comando de narabe do Senpai Wenzel, o kiai que foi emitido por todos nós foi de arrepiar, todo juntos gritando “Niten!”, e o grito se repetia mais e mais, como as ondas que quebram na praia sem parar, como os trovões de uma tempestade!

Arigatou gozaimashita Sensei por nos propiciar todos esses momentos e lições de vida! Arigatou gozaimashita Senpais e Kohais por me ajudarem a crescer!"

10-jun-2008

Grito Samurai 3



09-jun-2008

Grito Samurai 2




Quem viu , viu
E quem não viu?
Só daqui a 100 anos. 



Nota do Editor: Não deixem de conferir a reportagem veiculada na Home do site: niten.org.br

06-jun-2008

Casa da Fazenda do Morumbi e Parque Villa Lobos

1) Casa da Fazenda do Morumbi

Ao lado de personalidades ilustres, tive a honra de ser homenageado pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História. Foi ontem, na Casa da Fazenda do Morumbi, na vernissage da Exposição - Japão no Coração (Homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa).
Os homenageados: Alice Takeda (artista plástica), Mabe (pintor mundialmente famoso que dispensa comentários), Tomie Ohtake (artista plástica que também dispensa comentários), Yugo Mabe (filho de Mabe), Yukio Suzuki ( artista plástico) e Yutaka Toyota (pintor).
Para abrilhantar o evento, foram convidados os artistas: Maurício de Sousa, Osmar Santos, Kimi Nii e Jiselda Oliveira.
Arigato a todos que estiveram comigo ao longo do tempo, pois com certeza, o mérito é de todos vocês.


Sensei, o diretor Michel Chelala, a coordenadora Wânia Rodrigues e samurais antigos e modernos.


2)Parque Villa Lobos

Estão falando por aí que centenas de samurais vão invadir o Parque Villa Lobos neste domingo, às dez e meia da manhã.
Vai ser o grito de guerra como jamais visto em nenhuma outra parte do planeta.
Coisas do além. Coisas do Niten.
A próxima? Só se você estiver vivo:
daqui a 100 anos.


Domingo, esta vista vai estar cheia de Samurais
 

05-jun-2008

Grito Samurai

Em meio à correria do Centenário e dos eventos aqui do Niten, como o Torneio Brasileiro de Kobudô (depois de amanhã), e o Grito Samurai no domingo (veja na home niten.org.br) aparecem os vencedores e também os perdedores. Fortes e fracos.
Valentes e covardes.
Antes que você decline para a segunda categoria, acho oportuno lembrar o que alguém já disse há 5 anos:

"HONRA NÃO É PARA FRACOS

Existem guerras inesquecíveis. Uma delas foi a passagem do grande furacão O Ultimo Samurai, com Tom Cruise.
Foram dias de guerra que os samurais do Niten jamais haviam vivido. Tiroteio para lá, espadadas para cá, foi uma loucura.

Os mais fracos, no decorrer da guerra, vão mostrando as suas fraquezas e mostram o que os mais experientes já desconfiavam.
Desertam ou sucumbem a guerra.
O tiroteio é fatal. Há perdas e danos. Isso é guerra. Inevitável. Falhas podem acontecer. E quando acontecem, o samurai deve se responsabilizar pelos seus atos.

Acontece que, na hora de arcar com as responsabilidades, esquecem a honra e a dignidade e escolhem o caminho da mentira, da imaturidade.
Honra, bonita palavra que está na alma dos fortes"

- Shin Hagakure, pág 67

É na guerra que as virtudes desabrocham.
Por isto, não esmoreça, ok?
Grite!!!

04-jun-2008

KIR Jovem no Torneio

Hoje é o editor do Café quem está falando. 
O Sensei está na correria com Homenagem em São Paulo, Centenário da Imigração e com os preparativos finais para o 7° Torneio. O Sensei pediu que eu colocasse essa foto hoje, para nós vermos juntos. É porque vai ter uma surpresa do KIR Jovem no torneio. O Sensei disse que vai ser algo inédito.



03-jun-2008

Bandeira 2

Mais alguns detalhes das bandeiras no torneio de combate


hansoku (falta)



não vi (em pontuação vale zero)



não concordo



hikiwake (empate)

02-jun-2008

Bandeira 1

O combate  se aproxima e hoje aproveito para te mostrar como é fácil entender a pontuação e os comandos dos 3 árbitros.


hajime! (começar!)


yame! (cessar!)


yuko (bom golpe valendo 1/2 ponto)


ippon (golpe perfeito valendo 1 ponto)




topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br