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Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei


Últimas postagens:

27-set-2007

Ato heróico?

Em inúmeras situações, gaijin*, por desconhecerem os katas do bushido, cometem erros gravíssimos no Japão. Interpretam de forma errônea um elogio, uma crítica, um conselho.

Um exemplo do Bushido:
"Quando um samurai se considera extraordinário por ter prestado algum tipo de serviço especial ao seu senhor, mesmo que outras pessoas pensem de igual maneira, deve ponderar que seu próprio senhor pode não pensar do mesmo modo"

Pensar que prestou um ato heróico e deslumbrante pode se tornar repugnante e decepcionante.



*gaijin= estrangeiro

26-set-2007

Momento de Ouro

Hoje, numa loja de souvenirs, duas gaijin* se depararam com alguns escritos e perguntaram às atendentes o que estava escrito.
Era decalque para colar atrás do celular com dizeres filosóficos ou desenhos exóticos do Japão.
Percebi que a atendente começou dar seus tropeços, denotando que desconhecia o assunto.
Foi então que não pude me omitir, pois era uma palavra importante e que poderia fazê-las entender, e quem sabe mais tarde procurar saber mais sobre a cultura japonesa, os samurais.
Praticamente foi um Momento de Ouro. Ficaram estáticas e hipnoptizadas com a boca aberta. Maravilhadas.
Não precisei falar mais nada # ( Kuden - 13 junho ).

=+
gaijin pessoa (hito) fora (soto)

25-set-2007

Otsukimi

O Sol e a Lua sempre exerceram uma forte influência no povo japonês. Desde os períodos mais antigos, acreditava-se que tinham poderes sobrenaturais. Estão presentes na poesia, nas palavras, nos pensamentos e também inspiram as técnicas do Kobudô. 
Já é outono aqui e hoje é um dia especial. Desde que cheguei aqui, em nenhum momento o tempo esteve tão agradável. Foram dias quentes, úmidos e chuvosos. Difícil para o shugyo...
Mas hoje é Otsukimi: o dia para contemplar e oferendar à Lua. E, neste momento, ela se apresenta majestosa, como que dizendo:
- Eis-me aqui.
Flores e frutas são colocadas na varanda para oferecer a divindade Lua. Sentar na varanda e saborear as maravilhas da culinária japonesa depois do treino árduo do shugyo. Contemplando...
Como que dando trégua à Lua, o Tempo propicia um clima agradável de um dia para o outro.
A Lua tem sim poderes sobrenaturais...

24-set-2007

Ohigan

Na semana passada estava um mormaço de 35 graus no Japão. Vamos ver se esfria um pouco a partir de agora. E hoje, segunda feira, dia 24, é feriado no Japão.
Na realidade trata-se de uma época importante, do Ohigan. Ocorre na passagem do inverno para a primavera e outra nesta época, na passagem do verão para o outono.
É quando vamos ao túmulo dos nossos antepassados para dar uma geral: Limpar, colocar um incenso, uma flor.
Temos de deixar tudo bem bonitinho já antes do dia 20. 
Não adianta só rezar e deixar o altar empoeirado, sem cuidado.
É como o nosso dojo.

21-set-2007

O Livro dos Cinco Anéis 6 - Espada curta x Duas espadas

Ao tomarmos a página 39 do Livro dos Cinco Anéis em:
"A espada longa deve ser uada em espaços amplos e abertos, e a espada curta, em espaços fechados " 

e a página 40 em:
"É mais vantajoso usar duas espadas do que .....ou quando seu adversário está confinado num pequeno espaço, como o interior de uma casa"

chegamos à conclusão de que em espaços fechados ou no "en" ( O Livro dos Cinco Anéis 3 - En ) é vantajoso utilizar a espada curta ou as duas espadas, perante a espada longa. Ou seja, todo aquele que se propõe a aprender a estratégia, tem que passar pelo aprendizado com a espada curta e com as duas espadas.

Agora, a luta pega mesmo quando um dos combatentes entra com a espada curta e o outro com as duas espadas.
É ver um embate entre um tigre e um leão.

20-set-2007

O Livro dos Cinco Anéis 5 - 1 contra 10

Disse Miyamoto Musashi que "É mais vantajoso usar duas espadas do que uma quando se enfrenta vários inimigos ao mesmo tempo ou quando seu adversário está confinado num pequeno espaço, como o interior de uma casa."- O Livro dos Cinco Anéis pag 42 - Ed Conrad.

Isto vamos ver no próximo torneio brasileiro a ser realizado no mês que vêm em Ibiúna.
Que tal um contra dez?
Não perca.

19-set-2007

O Livro dos Cinco Anéis 4 - Espada curta

Em relação ao domínio das técnicas com a espada curta, Miyamoto Musashi (Musashi Sensei) era enfático:
"Isso porque, no caso de perder a vida numa luta, é inconcebível morrer sem fazer uso pleno de todas as armas, deixando uma delas presa a cintura" - O Livro dos Cinco Anéis pág 38 - ed Conrad

No Instituto Niten, obedecendo às normas da CBKEN (Confederação Brasileira de Kenjutsu), o praticante aprende a combater com a espada curta (wakizashi) assim que é graduado à faixa vermelha (4º kyu).
Uma das técnicas utilizadas é a de imobilizar os braços do oponente, conferindo-lhe um yuko*.
Na parte de katas do Niten Ichi Ryu ( O Livro dos Cinco Anéis 1 - Musashi: Uma só mão), assim que recebem o shoden*, ou seja, concluído o estágio da espada longa, aprendem os katas com a espada curta.

Seja contra espada longa, naginata*, duas espadas ou qualquer arma, defendermos as nossas vidas até esgotar as últimas possibilidades!


Kodachi Seiho: 7 Katas com espada curta

*yuko= bom golpe, equivalente a meio ponto em um combate

*shoden= diploma conferido a aquele que domina as técnicas da espada longa do estilo de Miyamoto Musashi, o Niten Ichi ryu

*naginata=alabarda

18-set-2007

O Livro dos Cinco Anéis 3 - En

O pessoal pergunta:
- Por que o círculo no meio da quadra no combate de kenjutsu?
Dentro das normas da CBKEN (Confederaçao Brasileira de Kenjutsu), temos o círculo denominado "en", a partir do qual os oponentes iniciam o combate.
Entre outros propósitos, temos que o objetivo a ser alcançado é que os combatentes aprimorem as técnicas em espaços estreitos e a curta distância.

Temos mais uma vez que o combate no kenjutsu, praticado no Instituto Niten, molda-se aos ensinamentos do grande mestre Miyamoto Musashi :

"A espada longa deve ser usada em espaços amplos e abertos, e a espada curta, em espaços fechados - isso é o que precisa ser aprendido antes de tudo" - O Livro dos Cinco Anéis, pag 39

17-set-2007

O Livro dos Cinco Anéis 2 – Uma para cada

Ainda na pág 39 ( O Livro dos Cinco Anéis 1 - Musashi: Uma só mão ) do livro dos Cinco Anéis que :

"....não faz sentido segurar a espada longa com as duas mãos.16

16 (comentário na lateral) É uma forte crítica à tecnica de outras escolas que pregam o uso das duas mãos para empunhar a espada longa desde o início da luta. Musashi defende a vantagem de treinar com as duas espadas e assim aumentar a eficiência dos golpes desferidos com uma mão"

Percebemos, desta forma, que o combate no kenjutsu, para Musashi Sensei, não se restringia às quatro paredes do dojo*, mas a todo momento e em qualquer lugar: a cavalo, em pântanos, arrozais encharcados, regiões pedregosas, aclives ou declives íngremes, em meio a multidão, e até deitado.
Realmente não faz sentido, como diz Musashi Sensei, segurar a espada longa com as duas mãos, tanto é que esta, que é minha, vou deixar para o meu próximo livro:
"Temos duas mãos: Uma para comer e a outra para lutar."

 


kanji te = mão

*dojo= recinto fechado para a prática, academia

14-set-2007

O Livro dos Cinco Anéis 1 - Musashi: Uma só mão

Miyamoto Musashi (Musashi Sensei) escreveu:
"Será necessário, portanto, primeiro treinar o domínio da espada longa com uma só mão." - O Livro dos Cinco Anéis pág 38 - Ed Conrad.

No mundo em que todos faziam, sem mesmo saber o porquê, o treino segurando a espada com as duas mãos, Musashi Sensei foi contra. 
Sabe, depois de ler esta linha, fechei os olhos, respirei e cheguei a esta conclusão:
- Segurar com duas mãos a espada longa, é de fato, "atar as mãos à espada".

Se você parar para pensar, é o único estilo que no primeiro dia de aula, se aprende segurando a espada longa com apenas uma mão: sassen*, ukenagashi* e por ai vai.
Bem vindo ao Niten Ichi ryu.
Bem vindo à um mundo diferente.
O grande mestre, Musashi...


Alunos do Niten Chile fazendo katas de Niten Ichi Ryu

*sassen= o primeiro kata do Niten Ichi ryu e significa "ponta do indicador"
*ukenagashi= o terceiro kata do Niten Ichi ryu e significa "defender e escorrer"




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