Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa


Últimas postagens:

06-out-2016

A Grande Onda


HOKUSAI (A grande Onda de Kanagawa)


Durante o combate no Kenjutsu, temos que estar atentos, mesmo quando o mar parece calmo.
O Mugamae representa aquele mar, que de tão calmo parece com um lago. Mas sob sua superfície há uma corrente forte e assombrosa, que corre à procura de sua vítima. Aquele que por descuido, colocar os pés no lugar errado, será instantaneamente levado até suas profundezas abissais.

Mesmo se você tiver sorte de não cair na correnteza, a Grande Onda será implacável.
Não há como escapar ao Mugamae.




¨Sempre fui fã da conhecida xilogravura chamada "A Grande Onda de Kanagawa" do famoso mestre Hokusai que mostra alguns frágeis barcos sendo empurrados pela força descomunal das ondas.
Quando tive a oportunidade de treinar com o Sensei, (já que a derrota seria evidente), procurei esvaziar ao máximo a "xícara" na esperança de que pudesse aprender lições importantes daquele combate, e de certa maneira creio que consegui. Entrei sem a normal tensão de se lutar com o Sensei levando na mente o único propósito de não recuar durante o combate.
Alguns segundos depois, pude me sentir como os barcos da gravura, à total deriva nas imponentes ondas que me golpeavam. A cada avanço meu, era de imediato repelido por uma sequência de tsukis que me levavam para fora da área de combate, e pude sentir que nas ocasiões em que conseguia avançar era porque, pura e simplesmente o Sensei permitia que isso ocorresse.
Se me perguntarem quais os kamaes o Sensei usou durante a luta, eu diria que não sei… ou melhor, acredito que o Mugamae seja realmente isso, o total desapego com a forma que faz com que o combatente seja como as grandes ondas da ilustração.¨
- Monitor Rocha (Unidade Ponta Grossa)


Tags: Egan2016_set,
03-out-2016

Duelo 1



Imagine-se duelando contra o samurai a esquerda:
Agora, diante desta situação, decida qual o ataque que você faria.

E me diga se você venceu ou foi derrotado:





Isto é Kenjutsu Combate!

29-set-2016

Shin Hagakure - Nihongo Jornal Nikkey





Tradução da Matéria:


"INSTITUTO CULTURAL NITEN

REPRESENTANTE KISHIKAWA PUBLICA "SHIN HAGAKURE - O ESPÍRITO DO BUSHIDO"


O presidente do Instituto Cultural Niten, Sr.Jorge Kishikawa, nissei, lançou a terceira edição do "Shin Hagakure - Pensamentos de um Samurai Moderno", em português, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

O livro tem como modelo o manuscrito "Hagakure", datado de 1716, de Yamamoto Tsunetomo, samurai do feudo de Nabeshima, Saga, e agora escrito de forma mais compreensível ao homem moderno.
Originalmente o Shin Hagakure foi escrito e lançado em 2002 aos alunos do Instituto, mas o sucesso foi tamanho, que foi relançado em nova versão, em 2012.
Na atual versão de 2016, o livro foi dividido em 2 volumes, onde no primeiro se concentram os ensinamentos filosóficos e no segundo, lições de suas descobertas ao longo do treinamento.
O sr.Kishikawa é detentor do 7ºDan pela Federação de Kendo e Menkyo Kaiden pela Kobudo Kyokai, e é o mestre responsável por aproximadamente 800 alunos em 40 filiais na América Latina.
No dia 09, a convite do assessor do governador de São Paulo, sr.Masaki Shimada, entregou o exemplar do Shin Hagakure nas mãos do governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.
O dia 24 de Abril, data de aniversário de Kishikawa, é o Dia do Samurai, instituído em São Paulo.
"O espírito do Bushido é uma filosofia que pode ser útil à vida, inclusive para a sobrevivência do homem moderno. O conteúdo do Shin Hagakure está ligado diretamente ao nosso modo de viver.
Meu desejo é difundir a todos a essência do Caminho e promover desta forma o desenvolvimento das nações". - revelou o sr. Kishikawa sobre o conteúdo do livro.

O livro está a venda na Livraria Cultura ou no Instituto Cultural Niten (011-5539-3587)"

"o sr. Kishikawa entrega o livro ao Governador Alckmin"

26-set-2016

Kenjutsu Trem bala

Você possivelmente deve ter visto alguns dos vídeos de trem bala (Shinkansen) que filmamos no Japão.

Sensei e Sanches no Japão


Quando você vê, já é tarde. Ele já se foi.

Como uma bala.

Assim é o Kenjutsu.




23-set-2016

Shin Hagakure - A bússola para governar

No dia 09 deste mes, fui convidado para um encontro com o Exmo. Governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, presenteei-o com o Shin Hagakure, e lembrei-me dos samurais que tiveram como missão orientar seus Shoguns. O maior desses exemplos é Yagyu Munenori.

Yagyu Munenori (1571~1646) foi o mestre responsável por treinar os samurais do shogun Tokugawa Ieyasu no Kenjutsu e outras armas, quando este se tornou o comandante absoluto do Japão em 1604, estendendo sua hegemonia por 400 anos de sucessores.

Mas o grande destaque de Munenori não foi na parte técnica, mas sim, na arte de governar. Ele foi o braço direito do shogun, praticamente o conselheiro direto.

Na época, a Arte do Kenjutsu se chamava HEI-HO, dois ideogramas que significam Estratégia. O Kenjutsu era a Arte da Estratégia. Munenori costumava aconselhar e alertar o Shogun dos desvios de verbas, dos conspiradores, das boas e más intenções de cada um dos senhores feudais, e dos passos que deveria dar. O que Munenori dizia, Ieyasu ouvia e executava.

Espero que este meu encontro com o Governador inspire seus próximos passos, embasados no modelo Samurai de Honra, Dignidade, Lealdade, Gratidão, Coragem e Compaixão.
Garanto que este são os passos para um mundo melhor.



Clique para ler o Destaque da Capa do Jornal






Clique para ler a Matéria completa



21-set-2016

Aprender a escutar




No treinamento é preciso estar em silêncio e atento para escutar.
O mover das espadas
O falar do mestre e
escutar a si mesmo.
Aprender a escutar é dar a cada som sua devida importância e reverência


"Ao Instituto Cultural Niten, na pessoa do mestre Kishikawa Sensei. Nesta família encontrei energia, inspiração, coragem, determinação e foco para seguir avante neste projeto. Agradeço ao sensei pela oportunidade que me proporciona de aprender sobre valores e a força dos samurais, por compartilhar da estratégia e das técnicas de Musashi Sensei e dos votos do Hagakure, que certamente são ingredientes essenciais das mensagens contidas neste livro. agradeço também aos meus colegas de treino, pois sua presença e incentivo permitem-me praticar e sentir a força do espírito na busca dos objetivos. Sou eternamente grato por ter sido acolhido nesta família e espero poder retribuir o bem que tenho recebido neste convívio."
Trecho do Livro - O Poder da Escutatória do aluno Rodrigo Leite​ 

20-set-2016

Iaijutsu Gashuku - Empunhe

Nestes dias estamos falando sobre o samurai que teria sido um grande páreo para nosso Mestre Musashi Sensei, e para compreendê-lo a fundo, não basta ouvir as histórias.

É preciso vivenciar, estar na pele dele. A via mais próxima, é empunhando a katana.

O resto, como a luz da manhã, virá aos poucos em nossos próximos Momentos de Ouro, iluminar a nossa compreensão sobre os grandes mestres.

Empunhe.






























16-set-2016

Kenjutsu.org.br Câmera Lenta

Para quem desconhecia o site kenjutsu.org.br será interessante ver o seu conteúdo.
É um espaço que os próprios alunos montaram e que, pelo que ouvi dizer, está sendo um sucesso.
E para quem já conhecia, trago um video de Nito (duas espadas) que também está "bombando" na internet.
Confira e me dê a sua opinião .
Me diga se os meus alunos não são talentosos?





kenjutsu.org.br







15-set-2016

Niten Ichi Ryu - Exaustão

Musashi sensei (Miyamoto Musashi), escreveu em seu livro Go Rin no Sho, que se deve evitar empunhar a espada com as duas mãos.
Uma das mãos deve estar livre, solta.
Assim como ambas devem empunhar, cada uma, uma espada.

O Niten é isto. É combate.
Ao treinarmos até a exaustão, vislumbramos o começo do caminho para ser imbatível.


































Tags: Egan2016_Set,
08-set-2016

Kenjutsu combate - O Artesão

Após serem corrigidos em seus kamaes (posturas de combate) pela manhã, os alunos fizeram os seus duelos no fim do dia e, conforme eu previ, todos conseguiram corrigir e se deram muito bem.
Fez me lembrar de uma mensagem que recebi na semana:


"Konnichiwa Sensei
Shitsurei shimasu, escrevo para reiterar meus agradecimentos, de meu filho Lucas Blanes e de toda minha família, pelos ensinamentos de vida e pelo exemplo de caráter, conduta e compaixão dentro e fora do dojô.
Ao ler as frases abaixo, escritas pelo Mestre Dogen Zenji no Gakudo Yojin-Shu (Pontos a prestar atenção na prática do caminho, escrito em 1234), me recordei uma vez mais do grande privilégio que todos nós temos, enquanto participantes do Instituto Niten, em ser conduzidos no Caminho por um Grande Mestre como o Sensei Jorge Kishikawa.
Por esse motivo, e em agradecimento e homenagem ao que o Sensei representa para todos nós, tomo a liberdade de transcrevê-las a seguir:

“Um discípulo é como a boa madeira e o Mestre é como um bom artesão.
Ainda que seja madeira de qualidade, se não encontrar um bom artesão o discípulo não pode tornar-se uma bela obra.
E mesmo que fosse um pedaço de madeira disforme e podre, se cair em boas mãos se transformará em uma verdadeira obra de arte.”

Arigatou Gozaimashita"
- Negrelli (Unidade Sumaré)

No fim do dia, após ser rigoroso com todos, modéstia a parte, me senti um bom artesão.



























Correção das posturas de combate para....











... se transformar em uma verdadeira obra de arte




topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h