Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Últimas postagens:

20-out-2016

15º TBEK - Acão!

IAIJUTSU





JOJUTSU





KENJUTSU




KIR JOVEM



19-out-2016

15º TBEK - Garra!





18-out-2016

15º TBEK - Coragem!

Será neste final de semana!



KENJUTSU





IAIJUTSU





JOJUTSU





17-out-2016

Nihon no Senki

É dificil (acredite), em poucas palavras, escrever o que eu posso fazer por você.
No que o Niten pode ajudar você.
As palavras abaixo são de uma aluno que se encontra lá do outro lado mundo, usufruindo de tudo que aprendeu aqui no Instituto Niten:



"Está muito corrido aqui. Não queremos e não podemos perder tempo.

No Japão realmente é assim, ninguém perde tempo. Todos agradecem, todos cumprimentam, mas estão sempre "correndo". Senki (espirito de guerra)
Você não vê ninguém parado "de bobeira". Todos estão com um propósito, com um objetivo, estão de prontidão.

Este é o único ponto em que vemos os japoneses irritados, quando você está fazendo os outros perderem tempo.
Se está com dúvida, e pelo fato de ser gaijin, eles são pacientes.
Mas não fique parado em um local de muito movimento, não demore muito para sair e entrar dos lugares, mostre preocupação com os outros, não faça nada proibido, não coloque os outros e você mesmo em perigo, fale sumimasen (no nosso caso, shitsureishimashitá), caso contrário você verá que a simpatia e paciência nipônica dará lugar a gritos e broncas.

Nesses momentos vemos que o que treinamos no Niten e aprendemos no convívio com nosso Sensei nos preparam para uma visita no Japão. Até agora não tomamos bronca, mas vimos outros gaijin cometerem gafes grandes e serem repreendidos, e não é nada bonito.

Arigatou gozaimashitá!"
 - Professor Kenzo Dino (Unidade Rio de Janeiro)






Libélula na casa de guarda do palácio imperial. 




Professor Kenzo Dino (Unidade Rio de Janeiro, na foto segundo da direita para a esquerda)

06-out-2016

A Grande Onda


HOKUSAI (A grande Onda de Kanagawa)


Durante o combate no Kenjutsu, temos que estar atentos, mesmo quando o mar parece calmo.
O Mugamae representa aquele mar, que de tão calmo parece com um lago. Mas sob sua superfície há uma corrente forte e assombrosa, que corre à procura de sua vítima. Aquele que por descuido, colocar os pés no lugar errado, será instantaneamente levado até suas profundezas abissais.

Mesmo se você tiver sorte de não cair na correnteza, a Grande Onda será implacável.
Não há como escapar ao Mugamae.




¨Sempre fui fã da conhecida xilogravura chamada "A Grande Onda de Kanagawa" do famoso mestre Hokusai que mostra alguns frágeis barcos sendo empurrados pela força descomunal das ondas.
Quando tive a oportunidade de treinar com o Sensei, (já que a derrota seria evidente), procurei esvaziar ao máximo a "xícara" na esperança de que pudesse aprender lições importantes daquele combate, e de certa maneira creio que consegui. Entrei sem a normal tensão de se lutar com o Sensei levando na mente o único propósito de não recuar durante o combate.
Alguns segundos depois, pude me sentir como os barcos da gravura, à total deriva nas imponentes ondas que me golpeavam. A cada avanço meu, era de imediato repelido por uma sequência de tsukis que me levavam para fora da área de combate, e pude sentir que nas ocasiões em que conseguia avançar era porque, pura e simplesmente o Sensei permitia que isso ocorresse.
Se me perguntarem quais os kamaes o Sensei usou durante a luta, eu diria que não sei… ou melhor, acredito que o Mugamae seja realmente isso, o total desapego com a forma que faz com que o combatente seja como as grandes ondas da ilustração.¨
- Monitor Rocha (Unidade Ponta Grossa)


Tags: Egan2016_set,
03-out-2016

Duelo 1



Imagine-se duelando contra o samurai a esquerda:
Agora, diante desta situação, decida qual o ataque que você faria.

E me diga se você venceu ou foi derrotado:





Isto é Kenjutsu Combate!

29-set-2016

Shin Hagakure - Nihongo Jornal Nikkey





Tradução da Matéria:


"INSTITUTO CULTURAL NITEN

REPRESENTANTE KISHIKAWA PUBLICA "SHIN HAGAKURE - O ESPÍRITO DO BUSHIDO"


O presidente do Instituto Cultural Niten, Sr.Jorge Kishikawa, nissei, lançou a terceira edição do "Shin Hagakure - Pensamentos de um Samurai Moderno", em português, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

O livro tem como modelo o manuscrito "Hagakure", datado de 1716, de Yamamoto Tsunetomo, samurai do feudo de Nabeshima, Saga, e agora escrito de forma mais compreensível ao homem moderno.
Originalmente o Shin Hagakure foi escrito e lançado em 2002 aos alunos do Instituto, mas o sucesso foi tamanho, que foi relançado em nova versão, em 2012.
Na atual versão de 2016, o livro foi dividido em 2 volumes, onde no primeiro se concentram os ensinamentos filosóficos e no segundo, lições de suas descobertas ao longo do treinamento.
O sr.Kishikawa é detentor do 7ºDan pela Federação de Kendo e Menkyo Kaiden pela Kobudo Kyokai, e é o mestre responsável por aproximadamente 800 alunos em 40 filiais na América Latina.
No dia 09, a convite do assessor do governador de São Paulo, sr.Masaki Shimada, entregou o exemplar do Shin Hagakure nas mãos do governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.
O dia 24 de Abril, data de aniversário de Kishikawa, é o Dia do Samurai, instituído em São Paulo.
"O espírito do Bushido é uma filosofia que pode ser útil à vida, inclusive para a sobrevivência do homem moderno. O conteúdo do Shin Hagakure está ligado diretamente ao nosso modo de viver.
Meu desejo é difundir a todos a essência do Caminho e promover desta forma o desenvolvimento das nações". - revelou o sr. Kishikawa sobre o conteúdo do livro.

O livro está a venda na Livraria Cultura ou no Instituto Cultural Niten (011-5539-3587)"

"o sr. Kishikawa entrega o livro ao Governador Alckmin"

26-set-2016

Kenjutsu Trem bala

Você possivelmente deve ter visto alguns dos vídeos de trem bala (Shinkansen) que filmamos no Japão.

Sensei e Sanches no Japão


Quando você vê, já é tarde. Ele já se foi.

Como uma bala.

Assim é o Kenjutsu.




23-set-2016

Shin Hagakure - A bússola para governar

No dia 09 deste mes, fui convidado para um encontro com o Exmo. Governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, presenteei-o com o Shin Hagakure, e lembrei-me dos samurais que tiveram como missão orientar seus Shoguns. O maior desses exemplos é Yagyu Munenori.

Yagyu Munenori (1571~1646) foi o mestre responsável por treinar os samurais do shogun Tokugawa Ieyasu no Kenjutsu e outras armas, quando este se tornou o comandante absoluto do Japão em 1604, estendendo sua hegemonia por 400 anos de sucessores.

Mas o grande destaque de Munenori não foi na parte técnica, mas sim, na arte de governar. Ele foi o braço direito do shogun, praticamente o conselheiro direto.

Na época, a Arte do Kenjutsu se chamava HEI-HO, dois ideogramas que significam Estratégia. O Kenjutsu era a Arte da Estratégia. Munenori costumava aconselhar e alertar o Shogun dos desvios de verbas, dos conspiradores, das boas e más intenções de cada um dos senhores feudais, e dos passos que deveria dar. O que Munenori dizia, Ieyasu ouvia e executava.

Espero que este meu encontro com o Governador inspire seus próximos passos, embasados no modelo Samurai de Honra, Dignidade, Lealdade, Gratidão, Coragem e Compaixão.
Garanto que este são os passos para um mundo melhor.



Clique para ler o Destaque da Capa do Jornal






Clique para ler a Matéria completa



21-set-2016

Aprender a escutar




No treinamento é preciso estar em silêncio e atento para escutar.
O mover das espadas
O falar do mestre e
escutar a si mesmo.
Aprender a escutar é dar a cada som sua devida importância e reverência


"Ao Instituto Cultural Niten, na pessoa do mestre Kishikawa Sensei. Nesta família encontrei energia, inspiração, coragem, determinação e foco para seguir avante neste projeto. Agradeço ao sensei pela oportunidade que me proporciona de aprender sobre valores e a força dos samurais, por compartilhar da estratégia e das técnicas de Musashi Sensei e dos votos do Hagakure, que certamente são ingredientes essenciais das mensagens contidas neste livro. agradeço também aos meus colegas de treino, pois sua presença e incentivo permitem-me praticar e sentir a força do espírito na busca dos objetivos. Sou eternamente grato por ter sido acolhido nesta família e espero poder retribuir o bem que tenho recebido neste convívio."
Trecho do Livro - O Poder da Escutatória do aluno Rodrigo Leite​ 




topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br