Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Últimas postagens:

01-jun-2015

59º Prêmio Paulista 1






Clique para Ler





 - JORNAL NIPPAK -

PRÊMIO PAULISTA DE ESPORTES HOMENAGEIA ATLETAS E DIRIGENTES NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO



Texto destacado:

Caminho certo – Hélio Kenzo Dino, de 29 anos, é outro que agradece por ter conhecido o Kobudo, que literalmente significa “arte marcial antiga”. Paulista radicado desde o primeiro ano de vida no Rio de Janeiro, onde se formou em Administração de Empresas e trabalha atualmente na área de Recursos Humanos em uma multinacional da Noruega, Kenzo descobriu a tradição guerreira dos samurais através do Instituto Niten, fundado pelo Sensei Jorge Kishikawa.

“Em 2001 um amigo disse que tinha iniciado treinamento de Kendô. Fui conferir e vi que, na verdade, era Kenjutsu e outras artes marciais de Kobudô. Fiquei apaixonado e depois disso nunca mais parei”, conta Kenzo, lembrando que praticou judô dos 4 aos 12 anos.

“Fiquei fascinado pela forma como a cultura e a disciplina japonesas são transmitidas no Instituto Niten. Outra coisa que me atraiu no Kobudo foi o Kiai (grito), que também tem no judô, mas que no Kenjutsu não só é importante como também agrega energia e coragem”, diz Kenzo.

Um dos alunos mais mais antigos da Unidade Niten na Cidade Maravilhosa e hoje um dos coordenadores da mesma Unidade, Kenzo afirma que é uma honra ter sido indicado para receber o Prêmio Paulista de Esportes.

“Fico muito feliz pois significa que meu Sensei e meus Senpais me consideram um membro útil ao grupo, que é algo que sempre busco. Significa também que estou no caminho certo”, garante Kenzo.


28-mai-2015

370 Anos - Sem gargalhadas

Lavar a alma

¨Estamos passando por uma data especial, os 370 anos de Musashi sensei. Nos Momentos de Ouro, falamos sobre os ensinamentos do Sensei, de como se manter no caminho do Bushido.

Todos esses fatores formaram dentro de mim um sentimento, que nunca havia sentido. Por um breve momento minha alma pesada, cansada, desanimada começou a inflar, a ser preenchida por uma vontade incontrolável de gritar, dar tudo de mim, lavar minha alma.

Nesta data comemorativa, com muito, mas muito kiai (grito) mesmo, treinei e dei tudo de mim. Último treino do mês, último problema, e com toda a energia que tenho dei tudo que tinha e também o que não tinha.
Treinar hoje foi com toda a certeza uma benção, uma luz no final do túnel, relembrar o porquê trilho o "DO" (Caminho) e quais foram meus objetivos de entrar na família NITEN.

Gracas ao Sensei posso viver pela espada, posso dizer que sou capaz de entrar na faculdade que sonho, os ensinamentos me dão forças para lutar em minhas batalhas diárias e gracas ao Sensei posso toda semana ter minha dose de NITEN.

Por fim, se alguém ha dois anos me dissesse que existe uma espada que da a vida, eu teria dado gargalhadas. Hoje sou e serei eternamente grato por ter descoberto o Niten, a espada que da a vida!¨
- José Alfredo (Unidade Juiz de Fora)



Demonstração de Kodachi Seiho de Niten Ichi Ryu em comemoração aos 370 anos
de Musashi Sensei - unidade Vila Mariana/SP (Yoshimitsu x Takemitsu)
 

26-mai-2015

370 Anos - Gratidão


Página 11 da Matéria publicada no Jornal Nippak


"Comecei a escrever estas palavras várias vezes, porém as apagava e recomeçava. São tantos os sentimentos despertados neste dia que me veio a mente o que Sensei falou nos Momentos de Ouro de sábado, algo como: mexer com espírito, balançar o coração ou algo assim.
Voltei para casa e passei a noite pensando nisso. Hoje após sair do assamairi no Otera (culto matinal do templo), resumo meu sentimento numa palavra: Gratidão. Gratidão ao Sensei, ao Niten, ao Gohonzen (Buda primordial), a família, aos colegas de espada e a todos que me acompanham na jornada. Afinal, após ouvir a jornada de Musashi Sensei não posso me queixar da minha.

Faço das palavras do Senpai Holschuh as minhas: "o que me segura é o Niten."

Ana Tomita  (Unidade Ana Rosa)

22-mai-2015

13º TBIK 10 - Palavras do Campeão

A final da categoria máxima no Kobudo combate foi entre o vencedor com a espada Kodachi (espada menor) da semifinal da quadra A (Café de 18 de Maio de 2015 - 13º TBIK 8 - Semi-final Kobudo Combate)  e o vencedor com a Naginata (alabarda) da semifinal da quadra B  (Café de 18 de Maio de 2015 -  13º TBIK 9 - Dar e receber).

Trouxe para você as palavras do campeão, que revela o seu sentimento pós torneio, e se você observar bem, estão contidos os segredos para ser imbatível:
não ser preguiçoso,
encontrar um bom mestre e
lutar!




Kuhn (Unidade Brasilia) x Mendes (Unidade Caxias do Sul)


"Na oportunidade que tive ao fazer o Shugyo (convívio com o Sensei) em fevereiro, havia levado a Naginata (alabarda) para poder treinar. Estava em duvida se seria uma "boa ideia"  levar de Caxias do Sul até São Paulo, pois o transporte é um pouco trabalhoso.
Em certo treino matinal do Shugyo o Sensei me perguntou se eu havia lutado com todas as armas naquele treino. Eu falei que tinha trazido a Naginata mas ainda não havia usado. Então o Sensei sem perder tempo me disse:
-Ta esperando o que??!! Pega a Naginata, rápido!!.
Esse treino com o Sensei de Naginata de certo modo me "despertou" para algumas possibilidades desta arma. Algo que não seria possível se eu tivesse ficado treinando sozinho em Caxias ou não ter levado a Naginata por achar ´trabalhoso` o transporte.
Eu sei que tenho muito para assimilar ainda, mas agora tenho mais certeza do que nunca que treinar sozinho te ajuda só até certo ponto. É necessário ter um Mestre de verdade no teu lado para te dar um empurrão e dizer algo como:
-Tá esperando o quê?? Acorda!.
Felizmente isso é possível. Basta ir para São Paulo treinar com o Sensei!!
Não vejo a hora de poder treinar ainda mais essa arma com o Sensei, bem como todas as outras que treinamos no Instituto Niten e, quem sabe um dia, entender um pouco do que era ser um guerreiro de verdade."

Mendes (Unidade Caxias do Sul) 

19-mai-2015

Há 370 anos

Hoje, 19 de maio, há 370 anos, um grande homem se despedia deste mundo.
Indubitavelmente, o guerreiro que participou do maior número de combates, um artista venerado, um sábio que transcendeu a compreensão de qualquer mortal e que inspira até os dias de hoje todos aqueles que buscam a liberdade e a perfeição em suas vidas: Miyamoto Musashi Sensei.

Único a dedicar sua vida exclusivamente ao treinamento da espada, a fim de chegar à compreensão nunca antes alcançada, Musashi Sensei, mestre e fundador de nossa escola, sempre deixou claro que o objetivo no Caminho
da Espada é ser imbatível.

Após 370 anos de sua partida, seus ensinamentos continuam tão vivos quanto antes, do outro lado do mundo.



¨Niten Ichi Ryu - A nova geração¨

18-mai-2015

13º TBIK 9 - Dar e receber

Vimos no último Café (Café - 13º TBIK 8 - Semi-final Kobudo Combate 14/MAI/2015) que o que importa não é a arma utilizada, mas como utilizá-la para vencer. 

Este aprendizado inicia-se empunhando a arma com as próprias mãos, passando por sucessivos treinamentos, até que o corpo se habitue a manipulá-la.
Assim que o corpo estiver mais habituado, passa-se para a próxima etapa: lutar contra a própria arma. Ou seja, contra um oponente empunhando a arma almejada.
É o conhecimento de "dar", assim como "receber", nesta atitude de descobrir uma arma, que torna a prática do kenjutsu singular, completo, 
segundo o treinamento dos antigos samurais.

É preciso coragem e determinação, para estar aberto a novas formas de lutar, assim como os antigos samurais em Musha Shugyo (peregrinação guerreira).

É o que pode ser visto neste vídeo de hoje:




Danilo (Unidade Campinas) e Mendes (Unidade Caxias do Sul)

14-mai-2015

13º TBIK 8 - Semi-final Kobudo Combate

Que uma arma longa é mais vantajosa do que a mais curta é consenso geral.
O atleta à direita com a naginata (alabarda) venceu todas até chegar à semi-final.
Por outro lado, o da esquerda vinha vencendo com a espada maior ou com as duas espadas, e para espanto de todos , resolveu trocar por uma espada - acredite - menor.
Não poderia ter sido outro o resultado:


 
Kuhn (Unidade Brasilia) x Mitsuo (Unidade Suiça)

13-mai-2015

13º TBIK 7 - Final Iaijutsu



Holschuh - Unidade Americana - Campeão Iaijutsu 2015




topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br