Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa


Últimas postagens:

24-jan-2014

Aniversário nas férias

"Tivemos neste final de semana a visita do Sensei e família na nossa unidade, iniciamos com um treino de Iaijutsu, no qual Sensei fez uma avaliação dos alunos, havia um certa tensão no ar e até o tempo parecia andar mais devagar. Sensei pediu para cada aluno demonstrar técnicas e fez muitas correções em todos, ficou-me a lição de que nenhum detalhe pode ser negligenciado, devemos estar atentos desde os pequenos atos, como o lado do obi em que vamos amarrar o sageo até coisas mais complicadas, como imaginar corretamente o angulo pelo qual o corte entraria no adversário.
O treino prosseguiu com Kenjutsu e o dojo se encheu de energia com os kiais dados a cada golpe. Aqui me parece que o tempo voltou a ter a pressa de sempre e, rapidamente este treino se encerrou dando lugar ao shiai que seria a última parte do treino. Novamente, Sensei seguiu corrigindo vários erros, como ao nos cumprimentarmos antes da luta, nos kamaes, na forma de atacar, e outros. Mais tarde, durante o almoço, Sensei daria o conselho de que devemos treinar mais os Kamaes de que não gostamos e os quais temos dificuldade, pois quando não gostamos de um Kamae é porque não estamos compreendendo seu uso, achei muito interessante este conselho e vou buscar aplicá-lo!
Pudemos a seguir almoçar com o Sensei, tempo que foi aproveitado nos passando suas vivências e visão sobre o Niten e sobre o mundo atual. Novamente aqui, o tempo passou depressa, e, quando percebi, já estávamos no final da tarde. Num sábado que passou tão rápido e tão recheado de ensinamentos, ficou-me ainda o conselho de que não podemos perder tempo, "E como fazer pra não perder tempo?", perguntou Sensei, "Treinando!", ele mesmo respondeu.
Sou muito feliz por Sensei nos visitar e por passar boa parte deste sábado conosco."

Amaral (Florianópolis)


"Sensei sempre demonstrando muita compaixão conosco, desviando do seu roteiro de viagem para nos agraciar com sua presença em nosso treino acompanhado da família.

Eu particularmente me emociono quando sinto o sentimento de todos com a honra de sua presença em nosso espaço de treino, ainda mais quando o Sensei demonstra todo cuidado na correção de nossos movimentos/katas.
Detalhes que fazem grande diferença, mudou meu treino.
Não tem como agradecer suficientemente. E um verdadeiro presente. Eu não poderia estar em lugar melhor no meu aniversario.
Arigatou Gozaimashita"

Leandro (Florianópolis)
 

Foram dias agradáveis nas praias catarinenses, que, por si, já são belas por natureza.
Melhor ainda foi estar ao lado de meus alunos e ver que Florianópolis está firme e em dia.
Lembrei me das primeiras vezes (há 10 anos) quando eu vinha de ônibus nos finais de semana, treinava e retornava. Foram dias um tanto exaustivos para todos que partiam de São Paulo para ministrar as aulas.
Hoje pude ver, ao lado de minha família, o fruto da minha dedicação e de todos os outros paulistas que iam e vinham para manter a Unidade ao longo dos anos. Isto é de um valor incomensurável...
Arigato a todos que participaram desta empreitada, pois posso mostrar, mesmo aos mais incrédulos, que Florianópolis é prova de que quando queremos, podemos.
E omedeto ao Leandro, pois este é o melhor presente que posso lhe dar.


















 

23-jan-2014

20Anos - Nito Kusarigamajutsu 2


Demonstração Nito Kusarigamajutsu 2 - Sensei e Joel Correa

 

22-jan-2014

20Anos - Nito Kusarigamajutsu 1


Demonstração Nito Kusarigama Jutsu - Sensei e Joel Correa

20-jan-2014

20Anos - Demonstração 16


20 Anos - Bojutsu - Tenshin Shoden Katori Shinto-ryu - Danilo e Holschuh

14-jan-2014

20Anos - Feras 11



Feras Niten - Semi final 2 - Danilo (CAM-SP) x Massao (SP)

13-jan-2014

20 Anos - Demonstração 15


20 Anos - Tenshin Shoden Katori Shinro Ryu - Uehara e Drawin

09-jan-2014

A Espada que dá a alegria

Em dias em que buscar medalhas faz parte da rotina de todo esportista, o mesmo não acontece aqui e em mais 50 locais onde o Niten mantém suas atividades.
Não que não sejamos esportistas, porque se falarmos em perdas de calorias ou desenvolvimento neuromuscular e osteoarticular temos todos no ¨pacote¨ ,inclsuive que nem todas modalidades esportivas tem.
Aliás, em termos de perdas de calorias, friso que 1200kcal é a média em Kenjutsu combate, superior a muitas outras modalidades do desporto.
Então o que acontece?
Vou lhe dizer: poderia dizer que o que acontece aqui, desde a tenra idade é que os alunos são ¨esportistas que estão mudando¨ o mundo.
Sim. Somente no ano passado estes meus garotos do Kir Jovem e Hayabusa levaram a espada que dá a alegria a pelo menos 1000 seres humanos, entre eles crianças com
câncer, portadores de deficiência física ou amor.
No budismo, dizemos que não basta apenas orarmos por nós mesmos como numa redoma enclausurados em ¨nosso mundo¨. Devemos sim é orar por toda a Humanidade para que todos os seres atinjam a iluminação. Para que a nossa existência por este mundo faça sentido.
O Niten leva, de maneira análoga ao budismo, a espada que dá a alegria a todos que necessitam dela.
Melhor assim, não?

Acompanhe:


















  Clique para ler a matéria que saiu hoje no JORNAL NIPPAK




08-jan-2014

20Anos - Demonstração 14



Kogusoku - Anjoleto e Uehara

06-jan-2014

Cavaleiros de todos os povos



Dizer que 2013 foi um ano corrido seria pouco.
A comemoração dos 20 anos de fundação dominou o cenário.
Corrido então não seria a expressão adequada.
O que então?
Seria, em síntese, algo que tenha os 3i: intenso, inimaginável e inesquecível.

E aqui estamos em 2014, como num piscar de olhos. O tempo voa como uma flecha.
É o nascer de uma nova era no Niten.
Porque o que eu fiz até ontem, foi pensar, criar e mostrar ao mundo que o Kenjutsu funciona, e muito bem. 
Obviamente que a busca pela invencibilidade continua,
mas o momento agora é de dar um passo maior: de levar o Niten a passos largos e para a frente a todos os que tem o instinto guerreiro. De luta. De sobrevivência. Mudar o mundo.
Neste ponto, acredito que sou um homem de sorte: estou cercado de cavaleiros de todos os povos. 
São brancos, negros, índios ou amarelos, e todos eles tem qualidades incríveis: a vontade inconteste em evoluir como seres humanos, a lealdade com fervor em expandir o Niten e a obstinação sem limites em buscar a invencibilidade.
É por isto que tenho a sensação de que 2014 será, além de uma correria, uma grande aventura.
Convoco os Samurais do Niten a montarem nos seus cavalos porque a grande cavalgada começa agora!







topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h