Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Últimas postagens:

29-abr-2014

Guardião e Chanceler da Tradição Samurai

Passados os 20 anos e entrando nesta nova era, resolvi, com o apoio de toda a comunidade Niten, demonstrar a nossa gratidão a todos aqueles que tem guardado as portas e cuidado do nosso "templo" dos samurais.
Sendo assim, com o respaldo do Instituto Cultural Niten e da Confederação Brasileira de Kobudô, serão eleitos alunos e simpatizantes, anualmente, na passagem do Dia do Samurai (24 de abril), para receber a Homenagem "Guardião da Tradição Samurai" em cada uma das cidades onde estão fincadas a nossa bandeira.
Aos nossos queridos simpatizantes, a quem devemos tanto pelo nosso sucesso, agraciaremos com o "Dignitário da Tradição Samurai".
Neste sábado, realizamos o Ato Solene da entrega da Homenagens em São Paulo nas dependências da Unidade Vila Mariana/Templo Nikkyoji.
Por ser este, o primeiro de todos os anos que se seguirão, foi homenageado o nosso grande apoiador do Niten, Dr. William Woo, autor da Lei que instituiu o Dia do Samurai, com a homenagem "Chanceler da Tradição Samurai".
E, para fechar com chave de ouro, recebeu a Homenagem "Guardião da Tradição Samurai", Daniel Uehara, um aluno que nunca mediu esforços em prol da comunidade Niten. Nem que tivesse de deixar a sua "cara a tapa".





Daniel Uehara - Guardião da Tradição Samurai em São Paulo 



Doutor William Woo - Chanceler da Tradição Samurai em São Paulo 



Doutor Professor Augusto Barreto (no microfone), Presidente do Templo Nikkyoji Massae Sato, Sensei Jorge Kishikawa e Doutor William Woo, um dos homenageados do dia.







Guardião da Tradição Samurai, Banzai!


25-abr-2014

Dia do Samurai em Campinas

Matéria publicada no Jornal Metro de Campinas:

 



Matéria publicada no site da Câmara Municipal de Campinas



Link para a Matéria no site da Câmara




Sensei recebendo o Diploma de Mérito Esportivo



Sensei entrega a Homenagem de Dignitário Guardião da Tradição Samurai ao Vereador Carmo Luiz



Alunos do Niten que foram prestigiar o evento na Câmara

24-abr-2014

Guardião no Dia do Samurai




Hino do Niten - Samurais do Niten

Comemora-se hoje o Dia do Samurai.
O Dia daqueles que além de praticarem as artes da Tradição Samurai, se não fazem de sua filosofia de vida a prática de virtudes do Samurai, ao menos se esforçam em preservá-las.
Sabedoria, Coragem, Perfeição, Lealdade, Gratidão e Honra são algumas das virtudes a serem cultivadas e que fazem diferença na evolução do ser humano.
Após um século e meio, desde a Revolucao Meiji (1868, quando foi extinta o separação de castas) remando contra a maré, e vencendo todas as intempéries do próprio tempo e de ¨monstros marinhos¨ na forma dos mais variados obstáculos no trajeto​.
Sim. Continuam vivos mais do que nunca. Mas, agora não em sua terra natal, mas no outro lado do mundo. Continuam a desenvolver as suas habilidades técnicas de seus ancestrais, o Kobudo e o Kenjutsu, e se esforçam em cultivar o legado de seus antecessores: são Samurais Modernos.
Nem todos tem o ¨olho puxado¨ e ¨nariz chato¨ como os primeiros, mas recitam todos eles, em japonês arcaico, os votos do Samurai: são os Samurais do Niten.
É com esta finalidade, a de eternizar a Tradição Samurai e defendê-la até a sua última gota de sangue que, a partir deste ano, o Instituto Cultural Niten presta a Homengem a todo Samurai, onde o Niten tem a sua bandeira. Este que com seu sangue e suor,ajuda a manter viva a chama desta nobre causa. A Homenagem: ¨Guardião da Tradição Samurai.¨
Guardião.
Do gótico wardjan. Wardianem no acusativo romanizado. Ou do espanhol guardién.
Tanto faz.
O importante é que você saiba que
é aquele que guarda, vigia e defende a nobre causa;
é aquele que mantém a guarda deste tesouro milenar;
é aquele que é o superior em conservar a tradição.

Sendo assim, nada melhor, para comemorar este grande dia, trazer este trecho do Hino:

¨O Sol nascerá
  Os Samurais do Niten!
  E a forca da Tradição
  Para sempre triunfará!!!¨


Omedeto a todos os Samurais!
Arigato a todos os Guardiões!




22-abr-2014

12° Torneio Brasileiro 7 - Nikkey Shimbum



Tradução da matéria:

Torneio Nacional de Kobudo
100 atletas lapidam a técnica e o caráter.
O vencedor ganha passagem para o México para a difusão do Kobudo.


O Instituto Cultural Niten (Presidente Jorge Kishikawa) realizou no dia 5 de abril o 12º Torneio Brasileiro Individual de Kobudo na Associação Hokkaido em São Paulo.
100 atletas de diversos estados vieram participar do evento.

O Instituto Niten, fundado em 1993, transmite as Tradições Antigas dos Samurais, como por exemplo o Estilo Niten Ichi Ryu de Miyamoto Musashi, o qual Jorge Kishikawa possui o Menkyo Kaiden.

Atualmente possui em torno de 1000 alunos ativos.

O Presidente Kishikawa comenta:
"No Niten a ênfase não é dada às competições, mas à formação e educação do indivíduo, e este Torneio (o único do ano) é um evento importante para fortalecer a sua coragem , virtude imprescindível dos guerreiros samurais."

Os atletas competiram nas diversas categorias como Kenjutsu, Iaijutsu, Jojutsu, Jitte e Kusarigama.

O campeão da categoria máxima de Kenjutsu, Gilberto Vieira (32 anos), começou há 10 anos. No início entrou no Instituto para trabalhar no setor financeiro, depois se encantou pelo Kenjutsu e continua treinando até hoje.
Uma vez que sagrou-se campeão na categoria máxima, passou por um desafio inédito : lutar contra 3 oponentes de uma vez, o qual também venceu de forma brilhante.

Gilberto comenta:
"Após conhecer o Instituto Niten e começar a praticar, mudei a minha forma de pensar, bem como etiqueta e também a compaixão para com o próximo."

O vencedor do Torneio foi Renan Massao Vilela (30 anos, yonsei , quarta geração de japoneses) que recebeu também uma passagem para o México, onde irá fazer um workshop em agosto para difundir a tradição Samurai.


17-abr-2014

12º Torneio Brasileiro 6 - Jornal Nippak

Deixo para vocês curtirem a matéria.
Omedetou a todos os participantes e bom Feriado!




Clique para Ler



Com destaque, fotos e resultados do 12º Torneio Brasileiro Individual de Kobudô.
O Jornal estará a venda a partir de hoje nas bancas da Liberdade em São Paulo...

16-abr-2014

12º Torneio Brasileiro 5 - Jojutsu


Semifinal de Jojutsu
Holschuh e Danilo (Campinas) x Alessandro (Porto Alegre) e Marques (SP)

15-abr-2014

12º Torneio Brasileiro 4 - Iaijutsu


Holschuh (Campinas) X Rocco (Curitiba) na Final de Iaijutsu

14-abr-2014

Sensei em São José dos Campos

"Viajar com o Sensei (08 de abril de 2014) foi uma experiência muito rica. Pude conhecer mais os katas do bushido e também conhecer outros guerreiros que trilham o caminho. Treinar na unidade São José dos Campos acompanhando o Sensei foi muito gratificante, sentir a garra e a determinação deles, buscando superar a idade e enfermidades, além da felicidade em poder treinar com o Sensei, era algo que eu sentia no ar, e confirmado depois nos sorrisos mostrados durante a confraternização."- Hideki (Unidade Ana Rosa)

Sempre friso que o aprendizado mais profundo se dá ao lado do mestre.
Se for possível, fora do dojo
A não ser que o seu interesse seja limitado na parte técnica.








"Depois de uma viagem de carro de São Paulo a São José dirigindo, o Sensei ainda teve disposição para lutar com todos os alunos de nossa unidade, mostrando todas as possibilidades que temos nos diferentes kamaes e armas que só vemos no Kenjutsu, no Niten. A variedade destes Kamaes junto com a habilidade do Sensei nos mostra o quanto os katas antigos são eficientes e, principalmente sua destreza na Naginata, que encheu os olhos de todos." - Araújo

Gosto de "pegar" uma estrada.
Gosto de "pegar" no combate.





"Não foi diferente, o treino foi maravilhoso, o pessoal do Kenjutsu se dedicou e os Senpais que vieram junto com Sensei, participaram com os alunos de SJC de forma integrada e todos lutaram com muito Kiai.
Eu estava junto ao Senpai Guidini e éramos os dois únicos que estavam treinando exclusivamente Iaijutsu. Foi uma honra poder receber as dicas e ensinamentos do Sensei, e com certeza isso renovou a motivação para seguir adiante no caminho! "
- Tamborim

Que o Iaijutsu floresça em São Jose.
Futuro, tem. Vontade tem: os coordenadores vem quase semanalmente a São Paulo para se atualizar...





"Após a visita pessoal ao nosso dojo do Sensei, tenho hoje em meu coração a certeza de estar trilhando o caminho mais importante e precioso da minha vida" - Guidini

Alguns dirão que o aluno escreveu meras palavras. Talvez sim, talvez não. O único que sabe é o próprio que escreve.
Mas se há algo de verdade no que está escrito, esta é a de ¨estar trilhando o Caminho mais precioso em sua vida¨.
Não acha que o Caminho que nos leva a compreensão, e muitas vezes, a solução dos problemas que nos afligem em meio a guerra de nossas vidas é uma grande ¨preciosidade¨ em nossos corações?






"Nosso birudo de vinhos foi espetacular. Podemos até fazer algumas analogias com o Caminho do Samurai e a produção de um bom vinho. Cada vinho que ali tomamos possui uma história peculiar, assim como cada aluno presente ali possui a sua que o fez entrar no Caminho. A qualidade para esses vinhos é mais importante que a a quantidade de produção, onde eles são feitos para fazer a diferença. E assim como os degustamos e sentimos tais diferenças, degustamos todo o aprendizado que temos com o Bushido em nossas vidas." - Regis

Foi uma noite aconchegante e agradavel estar ao lado de meus alunos do Vale e de São Paulo.
Estes meus alunos estão me acostumando mal a tal ponto que, agora, se for para beber, tem que ser dos bons (culpa desses alunos).
NOVIDADE:   fui aprovado pelo Somelier da casa a 4º kyu de entendido em vinhos.

Bons aluno , bons vinhos. E vice e versa.





11-abr-2014

12º Torneio Brasileiro 3 - Rubicão

"Fui para o torneio com o pensamento de não ser vencida do Caminho.
O Instituto Niten tem proporcionado experiências gratificantes e atuado na vida cotidiana de uma forma constante e cada vez mais profunda. Tenho tido oportunidade de ir a SP e o fiz mais vezes nestes 16 meses de Niten do que em minha vida toda. O aeroporto já não está tão distante de mim. Um Ipon nos conceitos sobre minhas possibilidades.

Ao iniciar o Torneio o Sensei perguntou quem estava ansioso e isso acalmou meus receios." 
- Mara (Unidade Porto Alegre)


Mara (Segunda da direita para a esquerda)


Vargas 0 Kyu competindo na sua categoria


Mozart: Vargas, campeão no 0 Kyu competindo na categoria acima (7º Kyu)


"Sensei me deu mais um men ao final do Torneio ao comentar da OAB. Com tantas coisas acontecendo, com o torneio pegando fogo, Sensei arranja um jeito (não sei como) de cuidar dos alunos.
Eu agradeço ao Sensei, pois sem os votos do Hagakure transmitidos pelo Sensei este passo não seria possível. Graças a eles hoje tenho um emprego.
Domo arigatou gozaimachitta por sempre cuidar de mim Sensei."
- Chiarella (Unidade Ribeirão Preto)



Sensei autografando 1ª edição do Shinhagakure


"Nas categorias máximas de Iai, Jo, Jitte e Kusarigama, o Sensei, além de arbitrar, nos transmitiu diversos detalhes preponderantes na avaliação dos katas. Impressionante como os katas se tornam mais ricos a cada detalhe revelado!
Um acontecimento marcante foi finalmente presenciar em ação o Jo de Combate, ver o Hikiotoshi e o Kuritsuke sendo efetivos contra uma espada. É como viajar 400 anos no passado!"
- Pinheiro (Unidade Rio de Janeiro)



Jitte -  Ivan  ´o Incrível` (um dos Mozarts do dia) e Cortes do Rio de Janeiro


Siqueira de Santos - Iaijutsu



Competição de Jojutsu 



Sensei demonstrando os detalhes no Iaijutsu



Orientações no Jojutsu

"Lembrei então das palavras do Sensei as quais me foram passadas pelo Sempai Alessandro coordenador da unidade de Porto Alegre, o Iaijutsu não é para ser bonito e estético, treinamos a arte da guerra, então nossos Katas são de guerra e devem transparecer a realidade do combate, dar medo ao oponente e aos expectadores. Naquele dia o metsuke (olhar) e a execução veloz do kata inspiraram nada menos do que medo, os Sempais pareciam mesmo visualizar seu oponente, defender e atacar como se em frente estivesse. Acompanhei a competição toda sem piscar, ouvindo atento as explicações do Sensei. Levo agora comigo essa determinação de tornar também os meus katas como um duelo de vida e morte." - Rossi (Unidade Porto Alegre) 



Vaz em combate no Iaijutsu -  semifinal


Holschuh, na final de Iaijutsu



Hideo, puxando pelo Kiai

"Inspirado pelos ´Mozart` do dia fui para cima, como vida ou morte, mesmo com um friozinho na barriga, consegui lutar de igual para igual com os meus oponentes e aproveitando cada brecha para o Ippon.
Como sempre faltou um pouquinho para continuar, mas são lições que levo para casa e refletir como estou durante os treinos.
Arigatougozaimashitá Sensei, por propor a travessia do Rubicão."
- Tengan (Unidade Santos)



Tengan atravessa o Rubicão

10-abr-2014

12º Torneio Brasileiro 2 - 3 contra 1

"O torneio tinha começado para mim um mês antes. Quando em um treino na Vila Mariana, Sensei nos disse que para irmos bem no torneio não bastava apenas treinar. Tínhamos também que cuidar da alimentação, do nosso sono e do condicionamento físico. Busquei isso durante o mês todo. Porém no meio do caminho, percebi que já não estava fazendo tudo isso apenas para o torneio. Essa preparação foi a motivação que precisava pra entender que é possível sim conseguir mudar nossos hábitos para termos uma vida melhor."
Regis (Unidade São José dos Campos)











"Como aconselhado pelo Sensei, cheguei cedo no torneio para "sentir o ambiente", após o narabe inicial e dados todos os avisos, começou o torneio. Sempre é um prazer poder assistir as outras modalidades, o KIR Jovem, que foi a de abertura, após uma apresentação dos pais com eles, é minha favorita, ver o que nossos pequenos guerreiros podem fazer sempre é fascinante, tanto que, pela primeira vez eu vi alguém do KIR Jovem lutando de Naginata, foi muito legal, com direito ainda no final com o discurso do Sensei sobre o KIR Jovem e de duas musicas cantadas pelas crianças, muito bom mesmo."
Augusto (Unidade Ana Rosa)














"Neste torneio senti a presença do espírito familiar muito forte. A apresentação dos pais com os filhos logo no início foi muito bonita. Pude presenciar cenas emocionantes como o Pontes entregando a medalha ao seu próprio filho e depois, um abraço bem forte. A alegria do Senpai Takeshi e Rosana, sua esposa, ao presenciar a vitória do seu filho Kevin. A felicidade e olhos cheios d'água da mãe da Senpai Ana Lucia ao abraçar a filha vitoriosa. Serão momentos especiais na história de cada família, proporcionadas pelo Sensei."
Toshi (Unidade Vila Mariana)







"Muitos combates memoráveis, os "Mozarts", a nova forma de pontuação para a premiação, o "três contra um", inédito! E inédito também como o 1 eliminou os 3!
Rápido e com elegância. Omedetou Sempai Gilberto!"

Impieri (Unidade Rio de Janeiro) 


3x1



Os 3 Mozarts




topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br