Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Últimas postagens:

29-jan-2014

Crianças que tem para as que não tem

Falo sobre a materia de anteontem (CS de 27 Jan 2013 - Nikkey Shimbum - Doações de Final de Ano)












 


Nos dias atuais em que a vida das crianças ¨que tem¨ apenas se resume em estudar, ganhar presentes e se divertir, existe a vida das ¨que não tem¨ , onde nem o direito de comer ou dormir lhes é possível.
As crianças ¨que tem¨, após adquirirem o seu diploma de faculdade (pois para a maioria delas a vida se resume a isto) crescem arrogantes, ambiciosas e individualistas. Problemáticas.
As crianças ¨que não tem¨, por lhe serem negados tudo, crescem e toda nossa sociedade já sabemos o que acontece.
Na esperança de, nem que seja por alguns instantes, levar a alegria e felicidade a elas e, quem sabe, mostrar que apesar da vida não ser um mar de rosas é possível sorrir e lutar por uma vida melhor, os nossos garotos e crianças doaram parte de seu tempo e coração no final de ano (e que parte!).
A aqueles que são insensíveis ou ainda não refletiram sobre o assunto, vou refrescar as suas memórias: foi no dia 20 de dezembro de 2013, sexta feira, num calor de 30 e tantos graus quando o único apego da grande multidão era o seu presente, os nossos jovens e as nossas crianças enfrentavam um trânsito de 4 horas para ir e 4 para voltar até o God Forsaken Place (fim do mundo) no meio do mato do Embu...
Se você mesmo assim, não entendeu o que eu quero dizer, vou lhe dar uma chance: leia mais uma vez a matéria de anteontem, e com atenção.
E, se mesmo assim não ¨caiu a ficha¨, acredito que não há por que estar neste Café.

28-jan-2014

Aptidões de um general

Comentei ontem nos Momentos de Ouro um dos combates que mais emocionaram os espectadores nos últimos 20 anos: Danilo x Massao (CS- 14 jan 2014 -  20 Anos - Feras 11)
 

 Semi final 2 - Danilo x Massao 


 
Os detalhes dos comentários foram gravados e serão repassados a todos os alunos nas próximas aulas pelos respectivos coordenadores.
O importante do que eu gostaria de deixar aqui é que para se vencer no Combate se faz necessário estudar a ciência da Estratégia e a Coragem.
Ambas são importantes para o seu sucesso. Mas me aterei à Estratégia: ela deve ser pensada, elaborada, testada e comprovada.
Neste ponto é que a diversidade das posições (kamae) e a escolha das armas faz a diferença no ¨treinar a Estratégia¨ (pois ninguém nasce estrategista, que eu saiba).
E é justamente neste ponto, na diversidade, que o Kenjutsu combate exige daquele que o pratica todas as aptidões que todo bom general precisa: a criatividade, flexibilidade, astúcia e coragem.
Tenho a certeza que após um bom treinamento, todos poderão, de posse destas aptidões, ser bons generais em suas guerras.

27-jan-2014

Nikkey Shimbum - Doações de Final de Ano


Matéria Publicada no Nikkey Shimbum dia 16 de Janeiro

"Grupo de Jovens faz doações no fim de ano.
Cerca de 600 brinquedos foram doados.

O Grupo de Jovens "Hayabusa" e o Grupo de Crianças de 5 à 12 anos "Kir Jovem" ambos do Instituto Niten (Presidente Jorge Kishikawa), fizeram no dia 13 do mês passado, doações de aproximadamente 300 brinquedos para a "Obra Kolping".
O responsável pelo Grupo Hayabusa, Victor Fugita e Midori Saito membro do grupo, fizeram uma visita ao Nikkey Shimbum no dia 06 para contar um pouco mais sobre o Evento.

Os brinquedos foram doados principalmente pelo Grupo Kir Jovem e o Grupo Hayabusa visitou e entregou os brinquedos para as crianças da Obra Kolping.
Ao mesmo tempo, no Rio de Janeiro, Salvador e Brasília também acontecia eventos de Doações de brinquedos que totalizaram cerca de 600 brinquedos doados.

As doações do Instituto Niten se iniciaram na década de 90 e desde então todos os anos participam de eventos beneficentes.

Fugita-san e Midori-san relataram: "Ao tomar conhecimento de crianças que passam por diversas dificuldades e através das doações poder entrar em contato com elas, é um grande aprendizado para nós. Queremos cada vez mais participar de doações e outros eventos beneficentes"

24-jan-2014

Aniversário nas férias

"Tivemos neste final de semana a visita do Sensei e família na nossa unidade, iniciamos com um treino de Iaijutsu, no qual Sensei fez uma avaliação dos alunos, havia um certa tensão no ar e até o tempo parecia andar mais devagar. Sensei pediu para cada aluno demonstrar técnicas e fez muitas correções em todos, ficou-me a lição de que nenhum detalhe pode ser negligenciado, devemos estar atentos desde os pequenos atos, como o lado do obi em que vamos amarrar o sageo até coisas mais complicadas, como imaginar corretamente o angulo pelo qual o corte entraria no adversário.
O treino prosseguiu com Kenjutsu e o dojo se encheu de energia com os kiais dados a cada golpe. Aqui me parece que o tempo voltou a ter a pressa de sempre e, rapidamente este treino se encerrou dando lugar ao shiai que seria a última parte do treino. Novamente, Sensei seguiu corrigindo vários erros, como ao nos cumprimentarmos antes da luta, nos kamaes, na forma de atacar, e outros. Mais tarde, durante o almoço, Sensei daria o conselho de que devemos treinar mais os Kamaes de que não gostamos e os quais temos dificuldade, pois quando não gostamos de um Kamae é porque não estamos compreendendo seu uso, achei muito interessante este conselho e vou buscar aplicá-lo!
Pudemos a seguir almoçar com o Sensei, tempo que foi aproveitado nos passando suas vivências e visão sobre o Niten e sobre o mundo atual. Novamente aqui, o tempo passou depressa, e, quando percebi, já estávamos no final da tarde. Num sábado que passou tão rápido e tão recheado de ensinamentos, ficou-me ainda o conselho de que não podemos perder tempo, "E como fazer pra não perder tempo?", perguntou Sensei, "Treinando!", ele mesmo respondeu.
Sou muito feliz por Sensei nos visitar e por passar boa parte deste sábado conosco."

Amaral (Florianópolis)


"Sensei sempre demonstrando muita compaixão conosco, desviando do seu roteiro de viagem para nos agraciar com sua presença em nosso treino acompanhado da família.

Eu particularmente me emociono quando sinto o sentimento de todos com a honra de sua presença em nosso espaço de treino, ainda mais quando o Sensei demonstra todo cuidado na correção de nossos movimentos/katas.
Detalhes que fazem grande diferença, mudou meu treino.
Não tem como agradecer suficientemente. E um verdadeiro presente. Eu não poderia estar em lugar melhor no meu aniversario.
Arigatou Gozaimashita"

Leandro (Florianópolis)
 

Foram dias agradáveis nas praias catarinenses, que, por si, já são belas por natureza.
Melhor ainda foi estar ao lado de meus alunos e ver que Florianópolis está firme e em dia.
Lembrei me das primeiras vezes (há 10 anos) quando eu vinha de ônibus nos finais de semana, treinava e retornava. Foram dias um tanto exaustivos para todos que partiam de São Paulo para ministrar as aulas.
Hoje pude ver, ao lado de minha família, o fruto da minha dedicação e de todos os outros paulistas que iam e vinham para manter a Unidade ao longo dos anos. Isto é de um valor incomensurável...
Arigato a todos que participaram desta empreitada, pois posso mostrar, mesmo aos mais incrédulos, que Florianópolis é prova de que quando queremos, podemos.
E omedeto ao Leandro, pois este é o melhor presente que posso lhe dar.


















 

23-jan-2014

20Anos - Nito Kusarigamajutsu 2


Demonstração Nito Kusarigamajutsu 2 - Sensei e Joel Correa

 

22-jan-2014

20Anos - Nito Kusarigamajutsu 1


Demonstração Nito Kusarigama Jutsu - Sensei e Joel Correa

20-jan-2014

20Anos - Demonstração 16


20 Anos - Bojutsu - Tenshin Shoden Katori Shinto-ryu - Danilo e Holschuh

14-jan-2014

20Anos - Feras 11



Feras Niten - Semi final 2 - Danilo (CAM-SP) x Massao (SP)

13-jan-2014

20 Anos - Demonstração 15


20 Anos - Tenshin Shoden Katori Shinro Ryu - Uehara e Drawin




topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br