Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Últimas postagens:

11-set-2012

Hyoho Niten Ichi Ryu (Nafuda)

Estava em um dojo onde os nafuda se emparelhavam de acordo com a antiguidade do praticante.
Presentes em todo dojo tradicional, os nafudas ficam afixados em uma das paredes, de modo a mostrar a graduação dos seu praticantes.
Em caso de falecimento, os nafuda são colocados em uma posição especial, mas nunca retirados.
Já os casos em que são hamon (expulsão), são retirados sumariamente. E, geralmente pelos próprios alunos.

Aproveito para mostrar os nafudas do Niten Ichi Ryu e explicar o que significa cada estágio :

"Membros do Instituto Niten e respectivas graduações no Hyoho Niten Ichi Ryu
Shoden - 1º Pergaminho
Tchuden - 2º Pergaminho
Okuden - Pergaminho dos Estudos Avançados
Menkyo - Pergaminho dos Estudos Completos
Menkyo Kaiden - Pergaminho de Mestre "

 


Clique para ampliar


https://niten.org.br/makimono-niten-ichi-ryu.htm
https://niten.org.br/nitenichiryu/nafuda.html
https://niten.org.br/mestres-niten-ichi-ryu.htm
https://niten.org.br/shihan-gosho-motoharu.html
https://niten.org.br/yoshimochi-kiyoshi-sensei.html
https://niten.org.br/aoki-kukuo-soke.html

10-set-2012

Hidensho 14 - Nito Waki

"No Treino da manhã estava lutando de Nito Waki com o aluno Jaime que veio do Chile.
Não tive a oportunidade de lutar muito neste Kamae e não conhecia muitas variações de golpes.
Escuto o ippon migi do Sensei. Ele estava lutando com o Senpai Danilo.
Minha vez.
Troquei de arma e fui lutar com a Tachi. Sensei também trocou de arma de Tachi para Nito.
Por minha sorte Sensei armou o Kamae Nito Waki.
Hajime.
Estava de Chudan observando os movimentos do Sensei. 
Ele vem avançando aos poucos, resolvi atacar primeiro o men para poder ver como ia ser a defesa. Como eu esperava, Sensei defendeu com a Kodachi, só não esperava a Tachi vir no meu kote.
Sensei avançou e atacou com a Tachi, consegui esquivar mas quando fui recuar a Kodachi estava no meu Kote.
Ataquei primeiro alguns golpes par a poder observar as variações de defesas. Conseguia defender alguns contra ataques mas a maioria o Sensei acertava men, do e kote com a Tachi e quando estava próximo recebi men, do e kote com a Kodachi. 
Impressionante foi quando fui atacar o men e a precisão do Sensei com a Tachi saindo de traz da Kodachi e parando no meu pescoço, Tsuki.
 
Domo Arigatougozaimashitá Sensei, pela oportunidade de poder ver e sentir a energia deste Kamae, que abriu mais opcões tanto na defesa como no ataque em meu caminho.
Agora é Treinar!"


Fujimura (Unidade Florianópolis)

Ilustração: Kodama - Unidade Vila Mariana

05-set-2012

Yin no Kenjutsu



Falei sobre as estatuetas que se encontram ao lado da caverna Reigando (Café de 04 de Setembro - Inexplicável).
Pois bem, do lado da caverna havia um templo budista, motivo da existência destas estatuetas.
É bem provável que Musashi Sensei tenha passado por ele e recebido grande influencia durante os dias em que escrevia na caverna.
E isto está bem demonstrado nos katas que praticamos, o Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu.
Movimentos silenciosos, pequenos e até gestos que demonstram a influencia do zen budismo, como o de segurar o "kyosaku" (especie de vara utilizado pelos monges).
De modo que temos, aqui no Instituto NIten, temos no Kenjutsu, o treinamento completo voltado para o nosso corpo, mente e espírito.
Vejamos:
Tudo no Universo é regido pelo Yin e pelo Yang. O preto e o branco, o forte e o fraco, o alto e o baixo, o lento e veloz, o homem e a mulher, e ai vamos. Não tem fim.
Aqui no Niten, a parte do combate com protetores no Kenjutsu é o Yang da arte. Por outro lado, os katas Niten Ichi Ryu o lado Yin.
O combate estimula os canais de energia do Fogo, os katas Niten Ichi Ryu estimulam os canais de energia da Água. Ambos são necessários não só para a nossa sobrevivência, mas como também para a busca da invencibilidade.
Sorte a nossa.




04-set-2012

Inexplicável

Enquanto ia ao aeroporto para mais um Shugyo no Japão, estava eu e meu aluno falando sobre as imagens de "budas" que apareciam ao lado da caverna de Reigando.
Reigando, para quem não sabe, é a caverna onde foi escrito o Livro dos Cinco Anéis, Gorin no Sho, pelo nosso mestre Miyamoto Musashi nos últimos anos de sua vida.
São centenas de estatuetas de pedra de "santinhos", chamados de "ojizo" e que podem ser apreciadas até se chegar na entrada da caverna.
Dizem que foram construídos há 500 anos e que cada um deles é diferente um do outro, de modo que nunca um é igual ao outro.
O mais interessante que me contaram é que sempre tem um deles com o qual você se identifica. Ou seja, é "exatamente a sua cara".
Posso lhe afirmar que sempre que vou lá, me encontro com o meu "ojiso" sósia e também outros que me lembram meus conhecidos, sejam eles orientais ou não.
Nisto, concluo que o elo entre e o passado e o presente não se desfaz, num mistério que não compreendemos.
É o inexplicável.


"Um deles é exatamente a sua cara"

31-ago-2012

Hidensho 13 - Men Visível

"Gostaria de descrever um momento especial do treino que tive com o Sensei.
O Sensei utilizava o Kamae gedan nito(duas espadas com as pontas para baixo) e eu estava em Katate gedan (uma espada na mão direita com a ponta para baixo) .
Eu sempre fico um pouco mais em guarda quando o Sensei adota o gedan(ponta para baixo) pois acredito que o Sensei luta um pouco mais ofensivo e existe sempre a possibilidade de receber um tsuki(estocada) inesperado.
Mas de repente eu levei um men (golpe na cabeça).

Esse foi o momento especial. O Sensei levantou a ponta da espada que estava apontada para o chão até o acima da minha cabeça e depois desceu-a atingindo meu men. O que me surpreendeu foi que eu consegui enxergar o movimento do Sensei, eu vi a espada subindo e descendo, mas não esbocei reação nenhuma, minha mão mal se mexeu. Naquele momento eu senti algo de estranho, dentro de mim eu perguntava como que eu tinha levado um men de forma tão simples e ter ficando praticamente parado vendo o Sensei me cortar de cima abaixo.
Agradeci o ensinamento, adotei o kamae gedan(ponta para baixo) novamente e apurei os sentidos, ia fazer de tudo para não “morrer” da mesma forma — praticamente sem lutar.

Pois bem, recebi outro men. a espada do Sensei subiu e desceu me atingindo novamente. Dessa vez eu até consegui me mexer, mas o tempo de reação não chegou nem perto de ser suficiente para aparar o golpe. Acho que as folhas ocultas do Hidensho se mexeram ao vento nesse momento. "

Meloni (Unidade Ana Rosa)
 


Ilustração: André Meloni - unidade Sumaré



 

28-ago-2012

Shugyo com Sensei 13 - O Japão que os turistas não conhecem...

O Japão que os turistas não conhecem, conheceram ou conhecerão...

"Quando cheguei aqui no Japão depois de trinta horas de viagem, não imaginava o tamanho da diferença entre o Japão que estou conhecendo por estar acompanhando o Sensei e o Japão que um turista convencional (seria o meu caso sem o Sensei) tem condições de conhecer.

Estar na companhia do Sensei, em qualquer lugar que seja, já é um diferencial enorme! O Sensei é um ser humano que tem o poder de funcionar como um catalisador (agente que viabiliza que uma transformação aconteça mais rápido do que ela teria condições sem a sua presença) para nós, alunos, no Caminho.

Agora, quando o lugar é o Japão e o período de convívio é de vários dias, ..., difícil colocar em palavras, mas vamos em frente!

Se há alguns meses eu tivesse decidido hipoteticamente viajar sozinho, ou em grupo ao Japão, provavelmente colocaria no roteiro principalmente lugares turísticos, cidades grandes, passeios de pacotes guiados e faria uma viagem, quem sabe, muito agradável, relaxante, com tentativas de fotos do tipo cartão postal e tudo bem...

O fato de acompanhar o Sensei em um Shugyo no Japão está me dando a chance ímpar de ser orientado por um Mestre da Verdade ("da" ao invés de "de" para ressaltar o que para mim está claro: o Sensei busca a Verdade última do Caminho, a única na minha opinião que faz sentido!). Graças às orientações do Sensei, estou tendo oportunidades de observar e conhecer hábitos, valores, crenças e a lógica dos japoneses para muitas coisas. Sem julgamento de valor sobre as diferenças e/ou as semelhanças para o Ocidente, é no mínimo muito enriquecedor perceber o que são diferenças e semelhanças, estar atento a elas já é, em si, uma grande coisa!

Vamos ver alguns exemplos para tentar ilustrar o que estou querendo passar.

O Sensei já no início da viagem disse para eu prestar atenção à forma e à qualidade do atendimento das aeromoças da companhia aérea brasileira e da japonesa. Minasan(gente), as diferenças são gigantes!

As aeromoças japonesas são gentis, estão sempre sorrindo, abaixam-se para conversar com o cliente que está sentado na poltrona do avião na mesma altura de seu rosto e aparecem em até 30 segundos depois que a gente aperta o botãozinho de "chamada de comissária". Será que as aeromoças japonesas não têm problemas particulares, não ficam doentes de vez em quando, não têm um dia difícil com a família ou o namorado? É claro que elas também têm! Mas nada disso afeta seu profissionalismo na hora de trabalhar como parece afetar suas colegas ocidentais.

Será que todos os profissionais japoneses agem com tanto profissionalismo? Acho difícil, mas na média, creio que será difícil encontrarmos o mesmo alto nível fora do Japão.

Bem, essa comparação poderia ter sido testemunhada em uma viagem "solo", mas nem de longe eu estaria vendo sozinho o que é andar de trem (seja o "pinga-pinga", seja o trem bala). Mesmo falando Inglês é super difícil traçar rapidamente um roteiro de trem e cumpri-lo sem ficar "batendo cabeça". Além disso, conhecer sozinho em poucos dias o local do Hagakure, a ilha de Funajima e a caverna onde Musashi Sensei escreveu o Livro dos Cinco Anéis, parece a idéia de um décimo terceiro trabalho de Hércules para qualquer turista, falo sério!

Enfim Minasan, quero apenas concluir que conhecer Mestres, lugares muito particulares e o dia-a-dia de alguns habitantes locais por onde acompanho o Sensei não aconteceria se eu estivesse só, ou participando da melhor excursão guiada disponível no mercado para se visitar o Japão.

Tudo isso, fora o privilégio de contar com a orientação do Mestre e os insights que esse convívio único pode nos trazer e ser muito útil para toda a vida!

Domo Arigato Gozaimashita ao Sensei pela generosidade e pela energia!
Domo Arigato Gozaimashita aos deuses pela sorte!"


Sanches - unidade Vila Mariana/Templo Nikkyoji

 












 

23-ago-2012

El compartir con Sensei

Recebi nestes últimos dias um aluno do Chile para seu aprimoramento e que eu repasso neste Café.
Ele fala em "zapitos" e ser feliz. Isto só será compreensivel após um certo tempo de convivência aqui no Niten.
Dependerá também, obviamente, da capacidade perceptiva daquele que vivenciar...

Mi decisión de realizar shugyo ya había sido tomada con bastante anterioridad, motivada por el deseo, primero, por conocer a Sensei, como funcionaba Niten bajo su enseñanza y además como una prueba personal conmigo, y por supuesto querer estar en contacto con Bushido. Durante mi shugyo, puede vivir el dia a dia de Niten y como lo importante se transforma en cotidiano .


Galhardo em Ukenagashi (Niten Ichi Ryu - Kenjutsu)
 

La presencia y carisma de Sensei es como una rio que avanza arrasando todo a su paso, tuve el honor de entrenar junto él y sempai Wensel durante la semana de shugyo.
Mucho pude apreciar de los detalles y de los pequeños secretos o mejor dicho ¨Hidensho¨ que marcaron la diferencia entre la vida y la muerte .Durante el entrenamiento tuve el honor de recibir tres men ¨invisibles¨ seguidos por parte de Sensei y después diez men seguidos en jodan nito . Siento que estas enseñanzas fueron transmitidas sin palabras, a través solo de la presencia, técnica y actitud de Sensei que fueron ,sin duda, las razones con las que puede entender que estaba bajo la presencia de un hombre imbatible y pude recordar en esos momentos una palabra que había escuchado de su misma persona días antes ¨entreno para ser imbatible¨.


Após o treino da Manhã com Sensei
Da esqueda para Direita: Rangel - Volta Redonda, Holanda - Fortaleza,
Fugita - São Paulo, Aragon -México e Galhardo - Chile


Un punto que no se pude dejar de mencionar es el sufrimiento físico de esos días .El cansancio físico, la presión de No cometer error, la nostalgia, son todos factores que profundizan la determinación de cumplir con la decisión ya tomada. Siento que en el shugyo pude reafirmar mis deseos de comprender aun más este largo camino que es Bushido. Gracias a los zapitos que tuve que pagar por mi falta de atención y algunos flexiones de brazos que también fueron sumados a la misma, puede de cierta manera entender lo que Sensei mencionaba en los momentos de Oro¨,los zapitos y estocadas son para ser feliz¨, difícil de entender hasta que se lleva a la practica.

El poder compartir con Sensei, aunque fuese solo por una semana, y darme cuenta como tiene la capacidad de llevar al limite del cansancio físico y emocional a las peronas, pero a las vez tener la capacidad de llevar a la persona al otro extremo, bajar las revoluciones y calmar el espíritu con sus palabras en los momentos de Oro.


Sensei...
 

El poder vivir el dia a dia de los Senpais y los compañeros de ADM fueron importantes para entender lo cotidiano y como cada día es una guerra constante contra el tiempo, egos y Mura  y como cada unos de ellos se esfuerza por llevar las enseñanzas de Sensei cada uno de nosotros.

Arigatoo a sempai wensel por su tranquilidad y buena disposición para conmigo, a sempai Fugita por su dedicación , fuerza y la cortesía que tubo al llevarnos el ultimo día en sao Paulo al museo, fue una muy bella experiencia y a todos los sempais que formaron parte de esta experiencia llama shugyo, que sin duda ,quedo tatuada en mi corazón.

Doomo arigatoo gozaimashita Sensei, por abrir sus puertas y compartir parte de su tiempo y mostrarme parte de este largo camino. "

Gallardo David (Unidade Santiago del Chile)



Ultimo dia no Múseu em São Paulo

 

Tradução

“Minha decisão de realizar o shugyo já tinha sido tomada há um bom tempo, motivada pelo desejo; primeiro, de conhecer o Sensei, como funcionava o Niten através de seus ensinamentos, também como um auto desafio e, é claro, por querer estar em contato com o Bushido. Durante o meu shugyo, pude viver o dia a dia do Niten e ver o importante transformando-se em cotidiano.

A presença e o carisma do Sensei são como um rio que avança arrasando tudo por onde passa. Tive a honra de treinar junto com ele e com o sempai Wenzel durante a semana de shugyo.

Pude apreciar muito dos detalhes e pequenos segredos ou, melhor dizendo, 'Hidensho', que fizeram a diferença entre a vida e a morte. Durante o treinamento tive a honra de receber três men ‘invisíveis’ seguidos do Sensei e depois mais dez men seguidos em jodan nito. Sinto que esses ensinamentos foram transmitidos sem palavras, apenas através da presença, técnica e atitude do Sensei, que foram, sem dúvida, as razões com as quais pude entender que estava abaixo da presença de um homem imbatível e pude recordar nesses momentos uma palavra que havia escutado de sua mesma pessoa alguns dias atrás: "Treino para ser imbatível".

Um ponto que não se pode deixar de lado é o sofrimento físico desses dias. O cansaço físico, a pressão de não cometer erros, a nostalgia, todos esses são fatores que intensificaram a determinação de cumprir com a decisão já tomada. Sinto que no shugyo pude reafirmar meus desejos de compreender ainda mais este largo caminho que é o Bushido.  Agradeço pelos sapinhos, que tive que pagar por minha falta de atenção, além de algumas flexões de braço que também foram somados à mesma. Pude entender de certa forma o que o Sensei dizia nos Momentos de Ouro, ‘os sapinhos e estocadas são para ser feliz’, difícil de entender até levarmos isso à prática.

A possibilidade de compartilhar com o Sensei, ainda que fosse somente por uma semana, e me dar conta da capacidade que ele tem de levar as pessoas ao limite do cansaço, físico e emocional, e ainda assim conseguir levá-las ao outro extremo, baixar as revoltas e acalmar o espírito com suas palavras nos momentos de Ouro; A oportunidade de viver o dia a dia dos Senpais e dos companheiros de ADM, foram importantes para entender o cotidiano e como cada dia é uma guerra constante contra o tempo, egos e Mura e como cada um deles se esforça em levar os ensinamentos do Sensei a cada um de nós.

Arigatoo ao Sempai Wenzel por sua tranquilidade e boa disposição comigo, Sempai Fugita por sua dedicação, força e a gentileza que teve ao levarnos no ultimo dia em São Paulo ao Museu, foi uma experiência muito bonita e a todos os Sempais que fizeram parte dessa experiência chamada Shugyo, que sem duvida, ficou tatuada em meu coração

 Domo Arigato gozaimashita Sensei, por abrir suas portas e compartilhar parte do seu tempo e por me mostrar um pedaço desse longo caminho. ”

Gallardo David (Unidade Santiago do Chile)


22-ago-2012

Hidensho 12 - Marina com Naginata


Ilustração: Luigi - unidade Ana Rosa
 

"Tuve la suerte de usar una naguinata de combate por primera vez para luchar contra Sensei una mañana en San Pablo. A diferencia de Sensei - que esa mañana ya había luchado con naguinata, kusarigama, una y dos espadas mostrando una versatilidad sorprendente - yo no tenía experiencia en lucha con otra arma que no fuesen mis shinais.  

Al tomar la naguinata sentí cierta incertidumbre, cómo hacer para luchar con un arma que casi no se conoce contra un oponente increíblemente habilidoso? Mis esperanzas de lograr aunque sea un golpe se estaban desvaneciendo. Bueno, pensé, cuando no hay habilidad tiene que haber coraje y suerte. Me lancé a luchar con energía y yendo para adelante porque es difícil hacer estrategias cuando el conocimiento es poco. Recordé mi inició en Niten y la palabras de mis senpais "cuando se es iniciante lo que vale es el coraje, el corazón". 

Sensei logró acertar en esa lucha una cantidad impresionante de golpes, minimizando la ventaja que me daba el largo de la naguinata con una serie de estrategias que envolvían bloqueos, ataques y desplazamientos inesperados.  Yo no logre acertar ni un golpe según recuerdo. Pero valió la experiencia para reflexionar sobre muchos puntos técnicos y también otros espirituales. Es claro que la vida no siempre nos presenta desafíos en entornos conocidos a veces hay que saber arreglarse con lo que sea que nos toque en lugares inesperados, esta es una verdad que muchas veces olvidamos cuando ya hemos construido una vida con cierta rutina que nos trae comodidad. Esta incomodidad y sorpresa debe ser agradecida.

Con razón Sensei ha descubierto tantos secretos que volcar en su pergamino HIDENSHO su rutina es romper la rutina.
 
Domo arigato gozaimashita Sensei!
Marina - Unidade Argentina


Tradução

"Tive a sorte de usar uma naguinata de combate pela primeira vez em uma luta com Sensei uma manhã em São Paulo. Ao contrário do Sensei - naquela manhã ele tinha lutado com naguinata, kusarigama, uma e duas espadas mostrando uma versatilidade extraordinária - eu não tinha experiência em combates com outras armas que não fossem minhas shinais.

Ao tomar a naguinata senti alguma incerteza, como lutar com uma arma que é quase desconhecido contra um adversário extremamente hábil? Minha esperança, mesmo para um golpe, estavam desaparecendo. Bem, eu pensei, quando não há capacidade deve ter coragem e sorte. Eu me propus a lutar com energia e ir para a frente, porque é difícil criar estratégias quando o conhecimento é pouco. Lembrei-me de meu começo no Niten e das palavras dos meus senpais "Quando você é iniciante o que conta é a coragem, o coração."

Sensei conseguiu aplicar em luta uma quantidade impressionante de ipons, minimizando a vantagem que deu o comprimento da naguinata com uma série de estratégias que envolvem blocos, ataques e movimentos inesperados. Eu acho que não consegui um golpe que me lembre. Mas a experiência foi valiosa para refletir sobre muitos pontos técnicos e espirituais. É claro que a vida nem sempre apresenta desafios em ambientes familiares, às vezes você tem que se contentar com o que tocar, em lugares inesperados, esta é uma verdade que muitas vezes esquecemos quando nós construímos uma vida com uma certa rotina que traz conforto. Este desconforto e a surpresa deveria ser objeto de gratidão

Acho que esta é uma razão que o Sensei tem descoberto muitos segredos que observa no seu pergaminho HIDENSHO: sua rotina é quebrar a rotina.

Domo arigato gozaimashita Sensei!
Marina - Unidade Argentina



 

20-ago-2012

Salvador 10 anos 3 - Katas


Katas Avançados do Jo



Kussarigama - Perigo no chão






Jittejutsu




Dai ichi kihon no kata - Velocidade e técnica



Naginatajutsu


Niten Ichi Ryu - Kenjutsu




Niten Ichi Ryu - Kenjutsu, Golpe fatal








Técnica de torção com espada menor








Sekiguchiryu Iaijutsu




Detalhes do Jo passados pelo Sensei

16-ago-2012

Hidensho 11 - Sensei Cascata

"De fronte a cascata
Somos atingidos por sua imponência natural
De perto, ao tentar infiltrar a lâmina de água
Somos repelidos voltando ao ponto inicial
Mesmo atingido dez vezes por esta força,
Sem contemplar o outro lado da lâmina
Sentimos a cachoeira de águas quentes,
Quentes da fúria do espirito"

Laura Caous (Unidade Ana Rosa)

 

Este poema refere-se ao treino de minha aluna Laura (com espadas) comigo (com naginata*)

*alabarda, lança com lamina curva na ponta




topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br