Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei


Últimas postagens:

29-fev-2012

Kamae novo Nito

"Na terça passada, 07/02, quando do treino pela manhã com o Sensei, pude conhecer o kamae (postura de combate) de Nito (duas espadas) que o Sensei criou. No encontro de Coordenadores em Brotas, o Sensei havia mostrado e feito comentários sobre o mesmo. E realmente, a kodachi(espada menor) esta invisível.

Não enxergava, quando via, já era tarde... geralmente já estava praticamente no meu men (cranio).

Foi emocionante poder enfrentar algo tão novo.

Arigatou gozaimashita Sensei! Principalmente pelas orientações no combate."

Danilo (Unidade Campinas)


O termo "criou"me incomoda um pouco, mas se formos direto ao ponto, pode ser dito dessa forma.
Musashi Sensei (MIyamoto Musashi) nos fala em seu Mizu no Maki (pergaminho da Água), sobre o Uko Muko no Oshie no Koto. Ou seja, o ensinamento sobre a Existência do Kamae e a Não Existência do Kamae. Em poucas palavras, sintetiza a essência do Kenjutsu combate, este resgate das técnicas de combate samurai que estou me dedicando em faze-lo (CS 13-09-2011 - Resgate1).
Após 4 décadas de treinamento em combate descobri a eficacia deste Kamae. Com a ajuda dos deuses e de Buda, como sempre, este tipo de descoberta ocorre, meio que "sem querer" durante o combate. Um insight e vem a palavra de um samurai ou a frase vinda de um sábio.

Não posso afirmar que se trata de um Kamae invencível, mas que está dando trabalho para muitos é inegável.
Bem, mas voltando ao ponto: criei. Pois não há referencias sobre este tipo de Kamae até então.
Criar ou descobrir. Não importa: está no Hidensho (CS 02-02-12 Hidensho)

28-fev-2012

Kiyonaga Tadanao

Recebi este email do Rio de Janeiro:

"Konnichiwá Sensei, Yoroshiku-onegaishimasu!

Achei muito interessante o Café: “Niten no Túnel do Tempo!” (CS 27-fev-2012 - Niten no Túnel do Tempo)
Na minha infindável busca e ainda, apesar da idade,  sem uma convicção religiosa firme, porém muito aberto a todos os Caminhos, acredito na Teoria da Reencarnação.

E assim, continuo procurando entender o significado da vida!

Por isso achei muito oportuno o artigo e penso sinceramente, que Sensei tem razão e que, provavelmente, vários Samurais estão se encontrando no Niten, “reencarnados”.

Afinal, deve existir uma razão Maior para estarmos juntos e unidos neste Caminho, sob a orientação do Sensei (onegaishimasu, uma Missão!?).

Shitsureishimasu, por incomodar o Sensei com meus questionamentos interiores, mas achei muito sigificativa a sua abordagem.

Domo arigatô gozaimashita."

Impieri (Unidade Rio de Janeiro)


Se todos estão aqui no Niten buscando as raízes no passado (mesmo que estranhamente aos olhos de alguns), é porque muito provavelmente tenha havido alguma conexão com tais elementos.
O mestre Kiyonaga Tadanao, soke do Niten Ichi Ryu da 11ª geração, era também monge budista. Ele costumava referir, após vigorosos e árduos treinamentos, que o nosso encontro já teria ocorrido há muitos séculos atrás e que agora o nosso reencontro pedia por uma grande missão: a de perpetuar o Verdadeiro NIten Ichi Ryu .
Infelizmente, Kiyonaga Soke faleceu poucos meses antes vir ao Brasil (2005), de maneira que, desde então, carrego para mim a responsabilidade de continuar esta grande missão.
Carrego na lembrança momentos felizes com Kiyonaga Soke: treinos pesados, ofurôs e cervejas.
Quanto a razão Maior, como foi elucidado, acredito que existe sim: a Missão de resgatarmos as técnicas perdidas do passado.



Com Kiyonaga Soke


 

27-fev-2012

Niten no Túnel do Tempo

Penso no que aconteceria se eu e meus alunos pudéssemos entrar no túnel do tempo e fossemos para o seculo XV, XVI ou qualquer época em que samurais existiam. 
Primeiro; decerto, achariam que não descendentes seriam os "bárbaros do sul" no meio de japoneses. Muito estranho a primeira vista. 
Segundo; no momento em que os alunos "bárbaros do sul" executassem os katas antigos, tão bem como eles executavam, ficariam desnorteados, achando que seria obra do "capeta". Perigo: iminência de uma guerra. 
Terceiro; antes que sacassem suas espadas e explicar-lhes que voltamos ao túnel do tempo vindo da terra mais distante (e inimaginável para todos naquela época), a situação estaria resolvida, sem combates, sem batalhas. Alívio e Paz. Nascimento de uma nova amizade. 
Então brindaríamos com um sake e muita cerveja para celebrar este encontro fantástico selando esta grande amizade. 
Quem sabe, se não é isto o que realmente esta acontecendo: samurais vindos de varias encarnações reunidos no Niten hoje???...


15-fev-2012

Naginata Tsuki




13-fev-2012

2° Encontro de Coordenadores e Monitores em Brotas 4 - É viver...

"Domo arigatou gozamashita por realizar o evento e domo arigatou gozamashita a todos o que ajudaram para fazê-lo possível.
 





 

Shitsureishimassu O Sensei, fique realmente espantado vendo-o lutar. Foi uma experiência incrível, enquanto outros paravam para respirar ou acomodar-se o bogu, O Sensei seguia demonstrando e pulando com uma energia impressionante por todo o dojo até o fim do treinamento
 


Domo arigatou gozaimashita O Sensei por permitir-me viajar e passar essas horas de ouro com O Sensei. Estou tratando de escrever tudo para não perder o que aprendi na viagem. É uma honra para meu poder passar esse tempo com O Sensei.
Tenho na cabeça cheio de pensamentos e todavia não aterrizo.  Domo arigatou gozamashita.

 









Não tenho palavras para agradecer a O Sensei.

Ser Niten é participar na construção de um caminho coletivo e seguir um caminho pessoal com a direção de O Sensei e o acompanhamento de todos nossos colegas.

 








Conviver com O Sensei é assistir à demonstração do que se pode conseguir com esforço e dedicação, é aprender e treinar as virtudes e encher-se o alma de energia.
 












É viver os momentos de ouro."
Basilio (Unidade Argentina)

 




 

10-fev-2012

2° ECM em Brotas 3 - Tantas brechas... tantas variações...

"Os treinos, em ambos os dias, foram grandes reencontros. E que maneira melhor de nos reencontrarmos todos senão no keiko. Era como se tivéssemos lutado ontem, hoje e amanhã... não parecia que todos na verdade nos encontramos tão poucas vezes no ano."
Danilo (Unidade Campinas)
 


Sensei em Nito Wakigamae


 

"Treinamos bastante e tivemos a chance de lutar com o Sensei, duas ou três vezes. Lutamos com e contra várias armas, entre elas a naginata, duas espadas e a espada curta."
Rodolfo (Unidade Recife)
 


Sensei contra Naginata


 

"Ver o Sensei lutar por mais de 15 minutos seguidos foi incrível.
Eu particularmente não imaginava que tantos golpes pudessem brotar de tantos kamaes diferentes.
Tantas brechas... tantas variações..."

Chiarella (Unidade Ribeirão Preto)
 


Treino livre em Brotas





 

09-fev-2012

2° Encontro de Coordenadores e Monitores em Brotas 2 - É um Rafting no Caminho!

"Estive presente no encontro de coordenadores de Brotas no final de semana - 3,4 e 5 de fevereiro - aonde tive a oportunidade de me encontrar com o Sensei e com Senpais mais velhos de caminho. Outros nem tão velhos no caminho mas com um caminho bem longo percorrido na vida e integrado ao espírito samurai".- Morais (Unidade Franca)







"Encontrar com o Sensei e com Senpais mais velhos de caminho.
Outros nem tão velhos no caminho mas com um caminho bem longo percorrido na vida "

 

"Foi uma experiência e tanto, nem imaginava que num final de semana poderia aprender tanto sobre administração, recursos humanos, psicologia entre outras coisas. Acho até mesmo que nem os quatro anos de faculdade conseguiram me transmitir o que neste final de semana me ensinaram."- Ana (Unidade Vila Mariana-templo Nikkyoji)




"Foi uma experiência e tanto, nem imaginava que num final de semana poderia aprender tanto sobre administração, recursos humanos, psicologia entre outras coisas."

 

"Lembrei-me do espírito de criança, quando me embrenhava no mato pelas fazendas em Minas. O Niten nunca mais será o mesmo, depois de todos juntos passarmos por estes momentos incríveis, de superação de obstáculos - com o maior prazer e espírito de criança - lado a lado"- Cortes (Unidade Rio de Janeiro)




"Lembrei-me do espírito de criança, quando me embrenhava no mato pelas fazendas em Minas."

 



"Diria, nestes momentos, que conviver com o Sensei é um rafting no Caminho!"- Cortes (Unidade Rio de Janeiro)





topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h