Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Tag  Niten Ichi Ryu        Retornar para últimas postagens

02-jun-2010

Sobre o Hyoho Niten Ichi Ryu 1

O Hyoho Niten Ichi Ryu é o estilo de kenjutsu desenvolvido por Miyamoto Musashi através de sua grande experiência nos mais de 60 duelos que lutou sem jamais ser derrotado e a profunda percepção da vida que conseguiu. Em japonês, significa “Estilo de Dois Céus como Um", uma referência direta às famosas técnicas de duas espadas do estilo.
O mestre Yoshimochi Kiyoshi é o 12º Soke, sucessor, do Hyoho Niten Ichi Ryu Seito. Seito significa “tradicional”. Foi reconhecido como Soke pela Federação de Kendo do Japão em cerimônia realizada no Templo de Oita ao receber o bokuto, a espada de carvalho vermelho que se acredita pertencer a Miyamoto Musashi. Na cerimônia, foram feitas várias apresentações dos katas do estilo. Neste evento, mestre Yoshimochi Kiyoshi deixou claro a sua vontade em transmitir as gerações futuras o verdadeiro legado do estilo.Ou seja, sem deturpações

 


Miyamoto Musashi (1584-1645)

Tags: Musashi, Niten Ichi Ryu, Kenjutsu,
01-jun-2010

O 12º Sucessor de Miyamoto Musashi 4

O SUCESSOR DE MIYAMOTO MUSASHI



"TRANSMITIR AS TECNICAS VERDADEIRAS PARA A POSTERIDADE"
Cerimonia da Sucessão em Oita com a entrega do bokken* de Musashi
O Sr Yoshimoti para Soke do Niten Ichi Ryu Seito

No dia 17 de janeiro foi realizada a Cerimonia da Sucessão ao 12º soke no estilo Hyoho NIten Ichi Ryu de Miyamoto Musashi no templo shintoista de Usa ao Sr. Yoshimoti Kiyoshi,(61anos) menkyo kaiden* do estilo.
Ate o 8º sucessor a transmissão se deu na provincia de Higo, Kumamoto.
De acordo com os membros do estilo , o 8o soke, Aoki Kikuo , com o intuito de preservar os katas do Niten Ichi Ryu transmitiu os ensinamentos ao Sr. Kiyonaga Tadanao (viria a ser o 9º soke ) e ao Sr. Gosho Motoharu (que veio a ser o tutor do soke).
A presente cerimonia vem do 11º soke Kiyonaga Fumiya .
O sr Yoshimoti é 4º dan em kendo e 7º dan em iaido. Aprendeu o Niten ichi Ryu desde a sua adolescência, recebendo o menkyo kaiden em 1998.
A cerimonia ocorreu em frente a Pedra da Sucessão , com aproximadamente 80 participantes .
O bokken foi entregue pelo presidente de Federação de Kendo de Oita ao Sr. Yoshimoti
" Pretendo treinar bastante com os meus alunos e transmitir o Niten ichi Ryu verdadeiro para as próximas gerações".- finalizou o Sr. Yoshimoti.
O evento fechou com demonstrações de Duas Espadas e outras do Niten ichi Ryu feitos pelo Sr. Yoshimoti e seus alunos.



legenda :Jornal de Oita



*soke= sucessor
*bokken= espada de madeira
*menkyo kaiden= graduaçao maxima

Tags: Niten Ichi Ryu, Musashi,
27-mai-2010

Cerimônia da Sucessão de Musashi na TV

A Cerimônia de Sucessão foi transmitida pela tv japonesa da província de Oita (OBS News) e que deixo aqui no nosso Café.
Tradução by Midori e Numa Supervisão by Jorge Kishikawa
Aprecie.

Tags: Niten Ichi Ryu, Musashi,
13-abr-2010

O 12° Sucessor do Niten Ichi Ryu Kenjutsu 2

Matéria do Asahi Shimbun (Jornal Asahi ) publicada em 20 de janeiro de 2010

 



CERIMÔNIA DE SUCESSÃO DO ESTILO DE MIYAMOTO MUSASHI



Sr Yoshimoti de Oita detem as técnicas do Nito Ryu sucessão do 12° soke (sucessor) do estilo Niten ichi Ryu, fundada pelo espadachim Miyamoto Musashi.
Por muitos anos, os soke eram da região de Kumamoto, onde residiu Musashi, mas há 40 anos os sokes tem difundido a partir de região de Oita.( O 12° Sucessor do Niten Ichi Ryu Kenjutsu 1 - Café com Sensei de 12 abril de 2010 )
O sucessor é o Sr. Yoshimoti Kiyoshi (61 anos). Desde criança recebeu os ensinamentos do Niten ichi Ryu de seu pai e atualmente conta com mais de 15 alunos em sua cidade. É 4° dan de kendo e 7° dan em Iaido.
A Cerimônia foi realizada pela Federação de Kendo em frente a Pedra da Tradição, onde se encontram esculpidos os nomes dos sucessores. Foi em frente a Pedra da Tradição, também, que foi entregue a Espada de Carvalho Vermelho, dita a preferida de Musashi pelas mãos do presidente de federação Nugaku Yoshitoshi. O prefeito de Usa, Konaga Shuji, que esteve na Cerimônia, revelou :
-A importância desta Cerimônia reside no fato de que é importante a transmissão desta tradição para servir de base para a educação dos jovens.
Por outro lado, as palavras do Sr. Yoshimoti foram:
- Pretendo transmitir estes ensinamentos de forma sólida para as gerações posteriores.
Após o seu discurso, demonstrou os famosos katas de Nito Ryu de Musashi. (foto)
Segundo o Sr. Yoshimoti, durante a 2ª guerra, um praticante de Oita (que viria a ser o 9° soke) conheceu o 8º soke em Taiwan ingressando no estilo. Após a guerra, voltou ao Japão e em 1967 tornou-se então o 9° soke, sendo este o motivo pelo qual a sucessão continuou a partir desta região.

Tags: Kenjutsu, Niten Ichi Ryu, Musashi,
12-abr-2010

O 12° Sucessor do Niten Ichi Ryu Kenjutsu 1

É com muita alegria que transcrevo a matéria publicada no Yomiuri Shimbun (Jornal Yomkiuri) de circulação nacional no Japão.
Comenta a matéria a oficialização de nosso mestre Yoshimoti Kiyoshi a 12º sucessor do estilo de Miyamoto Musashi, o Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu.

 


Legenda da foto: Sr Yoshimoti Kiyoshi (esq) demonstra técnica do Nito Ryu

A CERIMÔNIA DE SUCESSÃO KENJUTSU DE MIYAMOTO MUSASHI


Sr. Yoshimoti Kiyoshi ao 12° Soke

A Federação de Kendo de Usa (filiada a International Kendo Federation), presidente Nugaku Yoshitoshi, promoveu, no dia 17 de janeiro de 2010, a Cerimônia de Sucessão do Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu de Miyomoto Musashi (1584~1645), famoso pela técnica do Nito Ryu (técnica das duas espadas), no templo shintoista de Usa em homenagem ao 12º sucessor Sr. Yoshimoti Kiyoshi.
O Niten Ichi Ryu foi fundado por Musashi em Kumaoto. De acordo com a Federação, em 1967, o então 9° soke ,Kiyonaga Tadanao, que era professor de ginásio, em Kumamoto, se transferiu para Oita. Desde então o estilo tem sido difundido. Durante a cerimônia, foi entregue ao Sr. Yoshimoti Kiyoshi, a "espada de carvalho vermelho" que teria sido utilizada por Musashi. Seguiram-se apresentações de Niten Ichi Ryu .
"Desejo que o estilo Niten ichi Ryu se estabeleça de maneira firme e imaculada para as gerações posteriores"- referiu o Sr. Yoshimoti.

Tags: Niten Ichi Ryu, Musashi,
10-fev-2010

Variação: O Método para vencer ''sem lutar''

 

"O perito em guerra subjuga as tropas do outro sem lutar, expugna a aldeia do outro sem assaltar, aniquila o estado do outro sem demorar." Sun Tzu


Idealizei o treino Kenjutsu há 15 anos desde a fundação do Niten. Estudei vários estilos, escolas, técnicas e incorporei-as no treino com protetores e espada de bambu. Até então, nunca havia sido feito, nem mesmo no Japão.
Entenda como isto será importante em sua vida.
Peço a sua atenção às palavras "subjugar as tropas do outro sem lutar". Você consegue subjugar as tropas do outro sem lutar, a partir do momento que conhece o outro e a si mesmo.
Em termos de combate individual, subjugar o outro é possível a partir do momento em que conhecermos a postura, o jeito ou o método a ser utilizado pelo outro antecipadamente. Feito isto, adotar a postura ou o método adequado à situação.
Fácil compreender que aquele que adota o mesmo "jeito" de lutar, método ou postura, estará subjugado e controlado por aquele que possui uma variedade de métodos e posturas.
No Kenjutsu, temos que conhecer e dominar todas as variações dos métodos e posturas, do contrário, haverá grande possibilidade de sermos subjugados. Acredito que o mesmo vale para o nosso dia a dia.
É o estudo da Estratégia sempre.
Importante para a vida.


Miyamoto Musashi: O Maior estrategista de todos os tempos

Tags: Musashi, Niten Ichi Ryu,



topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h