Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Tag  todos        Retornar para últimas postagens

    22-fev-2010

    Conversas sobre Wakigamae 2

    A primeira delas é o célebre duelo de Funashima entre Miyamoto Musashi, o maior samurai da história do Japão, e Sasaki Kojiro, um samurai muito famoso e conhecido também por sua arrogância. Este é o maior duelo samurai da história que há gerações povoa o imaginário dos japoneses e é nele que Musashi obteve a sua mais importante vitória.

    Kojiro possuía uma habilidade nata e uma peculiar espada de lâmina reta que tinha aproximadamente um metro de comprimento, apelidada por ele mesmo de "Varal". O duelo realizou-se na Ilha de Funashima e atraiu uma grande multidão para o local, apesar da proibição oficial de expectadores. No local, só poderiam ficar os duelistas e testemunhas. Kojiro chegou na hora marcada enquanto Musashi chegou horas depois em um bote já com a maré baixa para que, caso houvesse uma emboscada contra sua vida, ele pudesse escapar em segurança. Ao perceber a chegada de Musashi, Kojiro correu em sua direção possesso de raiva e ofendido devido ao enorme atraso de seu adversário. Musashi desceu do bote e fez a postura do Wakigamae colocando a sua bokken, “espada de madeira” na água para ocultar o seu tamanho ligeiramente maior ao “Varal” de Kojiro. Iniciado o combate, Kojiro partiu ao ataque, mas, em um contra ataque rápido, Musashi o venceu utilizando o toraburi, “o bote do tigre”, um salto lateral seguido por um golpe frontal bem na cabeça de Kojiro que caiu vencido. O toraburi também é praticado no Niten e está preservado no Gorin No Sho, O Livro dos Cinco Anéis, de Miyamoto Musashi.
     

    19-fev-2010

    Egan

    Hoje deixo o Egan:
    https://niten.org.br/egan.html

    18-fev-2010

    Conversas sobre Wakigamae 1

    A partir de hoje, deixarei palavras decorrentes de conversas sobre o Wakigamae e, que espero, possa acrescentar ao seu conhecimento.

    Uma das formas mais pragmáticas de se “escrever”, golpear, com a espada é aquela em que a pena, “espada”, fica abaixada, escondida à direita do corpo e as mãos ficam na altura da cintura. Com isso, não é possível que o adversário saiba o tamanho da espada e a “escrita”, trajetória, do golpe. Essa postura de combate é chamada de Wakigamae (脇構え), palavra composta por “Waki” (脇), “região abaixo da axila”, e “Kamae” (構え), “postura”, em uma tradução aproximada, mas o kanji significa literalmente “fortaleza”. Quando nos referimos à uma fortaleza, pensamos em um local inexpugnável, impenetrável que oferece perigo apesar de uma aparente vulnerabilidade.
    No “Instituto Niten”, treina-se o Wakigamae e ele está presente em inúmeros estilos antigos. Atualmente, me dedico de forma mais intensa ao seu estudo para testar a sua eficácia em um combate real. Entende-se como combate real o feito com equipamento de proteção, bogu, e espada de bambu, shinai, em que os movimentos, katas, não são ensaiados. Este estudo mais intenso tem sua origem ligada a duas histórias reais que me deixaram intrigado e curioso.
     

    17-fev-2010

    Carnaval? Ótimo. Shin!

    Como foi o Carnaval para você?
    Para mim, ótimo.
    Se descobri mais alguma estratégia no combate? ( 21jan2007-Peixe Lanterna )
    Infelizmente, que acrescente de novo , não.
    Tive o prazer de refletir sobre alguns conceitos (que achei que dariam certo e que para mim foram inconclusivos) ao cruzar espadas com o Sr. Nin ( 01fev - Santos1, Kampai! ) pela 2ª vez.
    Mas o Caminho é assim mesmo. Nem sempre acontece do jeito que a gente quer.
    E daí os mais atentos vão me perguntar:
    -Mas então, porque foi "ótimo"????
    Porque, neste Carnaval, acabei de revisar o SHIN HAGAKURE*.
    Você nem imagina. Deu um trabalhão! Pudera. O novo vai estar com o dobro do número de verbetes e mais algumas coisas.
    Foi ótimo, Shin!
     



    SHIN HAGAKURE*= "Pensamentos de um Samurai moderno" - Sensei Jorge Kishikawa - Editora Conrad - 2004 - 166 páginas

    Tags: ShinHagakure,
    12-fev-2010

    Wakigamae - vídeo 1

    Wakigamae.
    "Posicionar os armamentos nos flancos de maneira a ocultar aos olhos do inimigo."
    Seria , estrategicamente falando, a interpretaçao mais direta do Wakigamae.

    Vamos ver uma das aplicações e suas consequência nas imagens registradas em Santos, dia em que tivemos a visita do Sr.Nin, 5° dan da polícia de Osaka.



    Sensei (esq) x sr. Nin (dir).

    Tags: Golpe, Video,
    11-fev-2010

    Palavras do Zen

    Hoje deixamos para todos que não puderam comparecer e alunos de todo o Brasil a palestra da Monja Coen.
    E na Integra!
    Gasho.

    Palestra com a Monja Coen - Instituto Niten - 03 de Fevereiro de 2010 (3 partes)

    Tags: Zen,
    10-fev-2010

    Variação: O Método para vencer ''sem lutar''

     

    "O perito em guerra subjuga as tropas do outro sem lutar, expugna a aldeia do outro sem assaltar, aniquila o estado do outro sem demorar." Sun Tzu


    Idealizei o treino Kenjutsu há 15 anos desde a fundação do Niten. Estudei vários estilos, escolas, técnicas e incorporei-as no treino com protetores e espada de bambu. Até então, nunca havia sido feito, nem mesmo no Japão.
    Entenda como isto será importante em sua vida.
    Peço a sua atenção às palavras "subjugar as tropas do outro sem lutar". Você consegue subjugar as tropas do outro sem lutar, a partir do momento que conhece o outro e a si mesmo.
    Em termos de combate individual, subjugar o outro é possível a partir do momento em que conhecermos a postura, o jeito ou o método a ser utilizado pelo outro antecipadamente. Feito isto, adotar a postura ou o método adequado à situação.
    Fácil compreender que aquele que adota o mesmo "jeito" de lutar, método ou postura, estará subjugado e controlado por aquele que possui uma variedade de métodos e posturas.
    No Kenjutsu, temos que conhecer e dominar todas as variações dos métodos e posturas, do contrário, haverá grande possibilidade de sermos subjugados. Acredito que o mesmo vale para o nosso dia a dia.
    É o estudo da Estratégia sempre.
    Importante para a vida.


    Miyamoto Musashi: O Maior estrategista de todos os tempos

    Tags: Musashi, Niten Ichi Ryu,
    08-fev-2010

    Entrano com a Kodachi

    "Tamanho não é documento".
    Tal declaração é, em termos estratégicos, verdadeira.
    Imagine oponente com 2 espadas, uma em cada mão, e você apenas com uma menor, do comprimento de um punhal, de uma "peixeira", ou uma faca.
    Difícil, não?
    Então vamos ver uma das maneiras de se sair dessa:

    Tags: Golpe, Video,
    05-fev-2010

    Santos 2 - Harmonia, Paz e Respeito

    Hoje temos algumas fotos do ultimo sábado na Unidade Santos.

    Houve combates inesquecíveis.
    União e coleguismo foi o que marcou o evento, visíveis nas palavras do aluno Victor Raguso(Un. Santos):

    "Harmonia, paz e respeito fluindo naturalmente.
    Confesso que superou totalmente tudo o que eu imaginava. "




    Aprendendo Detalhes da Espada com Sensei


    Pegando Fogo


    Suei




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br