Ir para o Conteúdo
imgcentral
Treino de Kenjutsu no Chile, julho de 2008

Delegação de Kobudô no Chile

Niten Brasil, Argentina e Chile reunidos para treinamentos em Santiago


Redação Niten

A Unidade Santiago do Chile recebeu em julho a visita de uma delegação de colegas do Niten do Brasil e da Argentina. A delegação foi liderada por Basilio Parachin, monitor de Buenos Aires. Também completaram a delegação alunos de São Paulo e Santos.

Foram realizados treinamentos intensivos na Unidade Santiago Centro, que funciona dentro de um edifício histórico, a casa que pertenceu à pintora Ines Puyo, uma das mais importantes artistas chilenas contemporâneas. Hoje o edifício abriga centros culturais das mais diferentes origens, incluindo a Unidade Santiago do Niten.

Os treinamentos começaram já na noite do dia 25, na Unidade Centro. Todos os presentes cruzaram espadas com os visitantes, em uma noite de treino livre. No sábado o treinamento começou logo cedo, com um intensivo de kihons de Kenjutsu, seguido por treinamento de Katas do Niten Ichi Ryu, o estilo de Miyamoto Musashi e de Kusarigama.

No domingo o treinamento de Niten Ichi Ryu e de Kusarigama continuaram, com novos katas sendo apresentados aos alunos do Chile. "Fiquei muito satisfeito com o desenvolvimento dos alunos",
O treinamento foi encerrado com um shiai de confraternização entre os presentes. Ao final foram feitas demonstrações de combate com duas espadas, mostrando algumas das aplicações da técnica imortalizada por Musashi Sensei.

Kusarigama



O primeiro treinamento de Kusarigama no Chile

Uma novidade para os alunos do Chile foi a oportunidade de praticar a Kusarigama, ou foice com corrente, uma das armas mais notáveis dos Samurais.

A Kusarigama foi introduzidada na América Latina pelo Sensei Jorge Kishikawa, que aprendeu seu uso diretamente com os maiores mestres da atualidade. É praticada no Instituto Niten no Brasil e na Argentina e já se formou o primeiro grupo de alunos chilenos que estão aprendendo esta arma.

No seminário em Santiago, os alunos aprenderam técnicas do Ishin Ryu, que é considerado um dos mais antigos estilos do Kobudô.





Em novembro, Buenos Aires



Em Novembro acontece anualmente o Encontro Sul-Americano de Kobudô, em Buenos Aires. Os alunos do Brasil, Argentina e Chile reúnem-se na capital argentina para um encontro com muito treinamento, vivência e união cultural.


topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-8h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h