Ir para o Conteúdo
imgcentral

Hana Matsuri

Apresentação dos alunos de Curitiba


No dia 4 de abril o Niten Curitiba fez uma apresentação no Hana Matsuri.

Leia o que a aluna Eva escreveu sobre essa apresentação:

É dito que a primeira impressão é a que fica. Nem sempre ela é correta e, se existe tempo para isso, pode ser derrubada. Caso contrário, certamente influenciará por muito tempo a opinião de quem a tem. Em cada Matsuri são apresentadas artes marciais, e nós, do Niten de Curitiba, sempre estamos presentes.

A apresentação deste ano, no Hana Matsuri, começa com katas de niten, ganhando a atenção do público. O rosto, o corpo, os movimentos totalmente concentrados na execução prendem os olhos de quem vê. Em seguida, katas de jo e jitte, e pessoas que antes se preocupavam com comida e conversa, um pouco mais afastados, passam a assistir.
Nas seqüências de iaijutsu, até a respiração de alguns espectadores se harmonizam com os cortes. As lutas de bogu mostram várias possibilidades de confronto, com uso de nito, itto e kodachi em diversas combinações, a diferença de estilo de luta a cada novo kamae, a cada nova espada utilizada e enfrentada.
Neste matsuri observei não apenas a apresentação, mas também a reação do público. Com seriedade e foco, o Niten demonstrou não só técnicas mas principalmente algo que lhe é característico – energia. Os golpes visavam cortar, as expressões nos katas mostravam que, mesmo executando movimentos combinados, se enfrentavam ali adversários e nas lutas de bogu a vontade de fazer um bom golpe levou o público a comemorar cada sucesso.

Mais do que técnicas, facilmente esquecíveis pra quem assiste uma demonstração de menos de quinze minutos, a energia passada consegue se fixar na memória, capaz de fazer uma primeira impressão favorável, fiel ao espírito samurai, ao espírito do Niten.

Eva


topo

Instituto Niten Curitiba
TEL: (41) 9119-1366
(41) 9929-7901
curitiba@niten.org.br


Instituto Niten Ponta Grossa
TEL: (42) 9902-0884
(42) 9991-2589
pontagrossa@niten.org.br