Ir para o Conteúdo
imgcentral
Foto: Thiago Monteiro

Kimono e Hakama


Fernando Azeredo

Hoje ao receber a vestimenta que compõe o traje tradicional do samurai fui invadido por uma sensação de jornada que se inicia.
Misto de intensa alegria e constatação do princípio do bushido de não alegrar- se nem entristecer- se.

"Um samurai deve antes de tudo ter sempre em mente, dia e noite, desde a manhã de Ano - Novo, quando pega seus palitos para tomar café, até a noite do último dia do ano, quando paga suas faturas, o fato de que um dia irá morrer. Essa é sua principal tarefa." Daidoji Yuzan, século XVI.

O traje tradiconal do samurai utilizava duas vestimentas em forma de triângulo.
A parte superior, chamada de kamishimo, abria- se para os céus e simbolizava o mundo espiritual. A inferior, denominada hakama, estendia- se para a terra simbolizando o mundo físico.
Os dois triângulos se juntavam no hara, ou centro, dessa forma unindo o céu e a terra ao corpo humano.Essa junção é também descrita como musubi, que significa unidade de harmonia.
O kendo- gi , a vestimenta para prática do Kendo, é composto da parte superior( o uwagi) e uma parte inferior( o hakama).
Apesar da grande variedade de cores, um dojo tradicional só permite as cores azul- anil ou branca.
O cuidado que o praticante tem com seu kendo- gi demonstram seu amor e dedicação a arte.
A vestimenta é repleta de significados e conotações. Um exemplo, dentre outros, encontra- se descrito por Darrell Max Craig em sua obra A arte do Kendo e Kenjitsu- A alma do Samurai.
O hakama possui cinco pregas Elas possuem um significado religioso na espiritualidade japonesa tradicional. A introdução do Zen no Japão remonta ao século VII, segundo Kaiten Nukariya, em seu estudo sobre a religião dos samurais.
Cada uma das duas pregas das costas representa um Deus da guerra, a parte que junta e prende as duas pregas simboliza o Deus sol.
O conjunto representa a harmonia. As cinco pregas devem simbolizar as cinco virtudes do código de conduta dos samurais: Jin, Gi, Rei, Chi e Shin.
Jin - a benevolência e o afeto.
Gi- a retidão e a justiça
Rei- a cortesia e a etiqueta
Chi- s sabedoria e inteligência
Shin- a sinceridade.

Hoje recebi minha vestimenta e fui instruído de como vesti-la.
Estou muito feliz por já ter realizado vários katas.
Longa vida e sucesso ao Niten!
Forte Oss!


topo

Instituto Niten Curitiba
TEL: (41) 9119-1366
(41) 9929-7901
curitiba@niten.org.br


Instituto Niten Ponta Grossa
TEL: (42) 9902-0884
(42) 9991-2589
pontagrossa@niten.org.br