Instituto Cultural Niten

Instituto Niten
Fevereiro 2013-01


EGAN Fevereiro 2013-01

Com este primeiro EGAN de 2013 iniciamos as comemorações pelos 20 anos de nosso Instituto Cultural Niten. Banzai!! Dez mil anos de vida ao Instituto Niten !
E Yoroshiku Onegai Shimassu (por favor) a você caro leitor, por mais um ano nos dando a honra de sua atenção !!!

Instituto Niten - 20 Anos
Neste EGAN começamos uma retrospectiva com algumas lembranças do Sempai Joel Correa, discípulo do Sensei Jorge Kishikawa já desde os primeiros anos do Instituto.
Guerra às Calorias
Guerra pela Saúde.
Novo vídeo sobre o Niten trata de queima de calorias nos treinos, perda de peso, e resultados positivos bem além disso.
Gashuku no Templo
Fechando a 1ª batalha da guerra às Calorias
Vem aí o Gashuku no Templo - 09 e 10 de Março
Samurais no Jornal Brasil Econômico
Matéria Publicada no Jornal Brasil Econômico no dia 24 de Janeiro.
Sensei fala sobre o Método KIR e
sobre como Filosofia de guerreiros
pode ajudar na carreira executiva
Shinenkai São Paulo
O Shinenkai é a “reunião de ano novo”, que é realizado para comemorar a chegada do ano reunindo as famílias e amigos da Espada
Shinenkai - Niten Rio
Aluno Impieri fala da grande comemoração, para celebrar o Shinnenkai (Chegada do ano novo) no Niten Rio.
Hayabusa kai - Vivendo intensamente
Relato do aluno Luigi sobre a descida à Santos junto com o Hayabusa Kai "...o Hayabusa-Kai mostrou a que veio: viver intensamente, nos treinos, nos Katas, na diversão e no Caminho..."
Palabras de México
Relato de Rafael - Niten México"...Niten somos todos, Brasil, Argentina, Chile, Uruguay, México y en cada lugar donde una persona este estudiando en Niten nos debe de llenar el espíritu y emoción saber que estamos unidos y que yo tambien formo parte de ese todo..."
Niten na Zona Norte de São Paulo!
A mais nova unidade de São Paulo em SANTANA está contanto os dias para sua inauguração. Os treino serão às quintas -feiras das 19hs as 21hs com Kenjutsu e Iaijutsu.





Índice
Instituto Niten - 20 Anos
Neste EGAN começamos uma retrospectiva com algumas lembranças do Sempai Joel Correa, discípulo do Sensei Jorge Kishikawa já desde os primeiros anos do Instituto.


MEN IPPON NITEN!


Sensei me contou um dia que quando começou o Niten, a partir de 1993, não pensava em levar os ensinamentos a outros lugares.

Naqueles tempos iniciais Sensei também puxou treinos vazios, assim como os Coordenadores quando começam no caminho, e lhe perguntavam:
-Está dando aula para as paredes?
Naqueles tempos era possível ver o Sensei carregar os bogus até o local de treino. Eu casualmente chegava num momento destes e Sensei, com compaixão por um cara que vinha de Porto Alegre para São Paulo, apenas pedia que eu levasse os bogus para dentro do dojo e não me corrigiu na hora por minha falta de iniciativa. Por saber que eu ainda estava verde demais para a primeira lição (que vergonha a minha, hoje que sei…). Mesmo assim me convidava para uma conversa e um café rápido.

Lembro dos telefonemas de orelhão, da primeira mesa da ADM, dos primeiros Kaikeis.
Lembro do primeiro contato por telefone e depois a Sensei Rosa atendendo as ligações.
Lembro do primeiro atendimento administrativo e treinamento experimental, e foi com o próprio Sensei.
Lembro que esta época Sensei me alertava, "Joel, os emails vem vindo aí!!"
Para mim que trabalhava nos Correios como carteiro já era um aviso antecipado que as coisas iam mudar.

Lembro dos poucos alunos. Quando Sensei marcava um treino especial nos feriados e domingos, muitas vezes vinham somente um ou dois, as vezes quatro, e nos treinos regulares, que eram nas manhãs de sábado, raramente passávamos de 20, pelo menos quando eu vinha.

Lembro quando Sensei falou que tinha um cara do Rio de Janeiro, que parecia forte e que Sensei já havia ido treinar lá, e foi bem igualzinho a nós quando começamos hoje a caminhada: Treino na chuva na beira do mar e tudo…

Lembro do primeiro Gashuku em Porto Alegre regado a muita cerveja e um bom Zalzizon,

Das unidades aparecendo em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e por aí vai, já perdi as contas…

Visitas de Kaminoda Sensei, e a vinda de outros Mestres do Japão.
De repente olho, e estou em um evento onde há uma multidão rugindo e gritando em torneios por equipe e individual, Gashukus, encontros e intensivos, as técnicas cada vez mais refinadas e aprimoradas, os incontáveis seminários e cursos …

E agora o Niten atravessando fronteiras na America latina, onde idiomas e sotaques de outros pontos da America se somam à espada que dá a vida.
Argentina ,Chile, Uruguai, México.

Eu somente posso dizer que a cada encontro, a cada Torneio e no momento em que toca o Hino Nacional me sinto feliz e emocionado, por Sensei estar nos ensinando a sermos futuros samurais.
Um passo a mais na caminhada que leva a perfeição.

As pegadas que Sensei nos deixa devemos pisá-las e a cada passo vamos descobrindo
um pouquinho mais sobre o Hidensho da vida.

Sensei costuma dizer que para se dar um Men perfeito se requerem 20 anos de prática, no mínimo…

Pois bem: MEN IPPON PARA O NITEN!!!
DOMO ARIGATO GOZAIMASHITA E OTSUKARE SAMA DESHITA SENSEI
POR TODOS ESTES ANOS DE LUTA POR NÓS!
ARIGATO A TODOS DO NITEN POR ACREDITAREM E LUTAREM!!

Joel Correa da Silva
um dos alunos mais antigos do Niten
e hoje Coordenador Geral do Niten Argentina e América Latina


O Evento principal das comemorações de 20 anos do Instituto Niten ocorrerá nos dias 21 a 23 de Junho em São Paulo Capital.


Índice
Guerra às Calorias
Guerra pela Saúde



Novo vídeo sobre o Niten trata de queima de calorias nos treinos, perda de peso, e resultados positivos bem além disso.





O médico cardiovascular do Hospital das Clínicas, Dr. Lucas Zambon, explica como a prática do Kenjutsu é benéfica para a saúde física e mental.

Além de ser uma atividade física que ajuda na prevenção de doenças, como infartos, derrames e até mesmo, câncer e depressão, promovendo a longevidade do ser humano, é também, um exercício que engloba a cultura, a filosofia e a sociedade.

O pesquisador em Atividade e Qualidade de Vida da Unicamp, Denis Mondenez, e a nutricionista e professora da Unicamp, Dra. Jaqueline Girnos, participaram da pesquisa no Instituto Niten e constataram um grande gasto metabólico dos alunos durante os treino de Kenjutsu.


Índice
Gashuku no Templo
Fechando a 1ª batalha da guerra às Calorias
Vem aí o Gashuku no Templo

Minasan, Estamos preparando o primeiro Gashuku do ano!
Sàbado (09 de Março) à partir das 09h00
até Domingo(10 de Março) às 15h00


Os treinos serão focados no Kenjutsu combate, com revisão técnica e treino arbitrado.
Teremos também treinos curtos de Jojutsu Jitte e Kussarigama.
Com destaque especial para os treinos de Sekiguchiryu e palestra do Odoshi Correa do Templo Nikkyoji que falará sobre o tema ´Shugyo por 15 anos`.

Mais informações e inscrições em sua unidade e por email:
gashuku@niten.org.br










Gashuku Niten



_mídia
Brasil Econômico

Índice
Dia 24 de Janeiro o Método KIR foi tema de matéria no Jornal Brasil Econômico:

BrasilEconomico

Filosofia de guerreiros pode ajudar na carreira executiva
Mestre ensina antigos valores dos samurais para melhorar a atuação pessoal e profissional dos alunospor Priscilla Arroyo

Sensei Jorge Kishikawa Olhar aguçado que beira o stress, atenção plena e disponibilidade para emitir uma opinião a qualquer momento. Essas são as características mais comuns entre os executivos que iniciam o treinamento com o Sensei Jorge Kishikawa, no Instituto Niten.

As aulas transmitem a filosofia dos guerreiros através do treino da esgrima japonesa e propõe além do exercício físico, uma nova visão de vida, na qual cada momento deve ser tratado como se fosse uma batalha, cenário em que falhas ou imperfeições são inconcebíveis. “O maior desafio a princípio é ensina-los a ouvir. Os executivos são muito articulados e querem dar opiniões mesmo quando não peço”, conta o Sensei.

O acúmulo de informações formais provenientes principalmente da posse de diplomas, infla o ego dos homens de negócios e os fazem esquecer valores básicos, como a compaixão, honra e disciplina, diz. Por isso, a primeira exigência do mestre é ouvir em alto e bom som dos novos alunos sobre a vontade de aprender. “É um truque para de quebrar a auto confiança exacerbada”, conta Kishikawa.

Após essa etapa, a espada entra em cena. Observando como os discípulos empunham a arma, o Sensei faz uma avaliação sobre a personalidade dos alunos e logo parte para a primeira lição. “Bato com a espada de bambu para ensiná-los como lidar com uma derrota”, diz.

No entanto, a dor maior não é proveniente do contato que o bambu trava com a pele, e sim do convívio com o mestre, que traz à tona muitas situações nas quais se destacam as falhas de conduta. Nesses casos, a tradição oriental dita que os erros devem ser trabalhados no momento em que acontecem, e por isso o aprendizado em tempo integral pode ser cansativo, e em algum casos, até doloroso.

Esse trabalho espiritual é baseado na filosofia Bushido, que significa “caminho do guerreiro”. Esse é um código de ética e conduta, um modo de vida para os samurais, que fornecia parâmetros para os guerreiros viverem e morrerem com honra. “É possível que o homem fique livre da ganância seguindo os mesmos princípios que balizavam a vida dos samurais”, diz.

Com objetivo de traduzir todo esse ensinamento para o mundo corporativo, o Sensei Kishikawa criou há 20 anos um método próprio denominado KIR empresarial (mais detalhes no quadro abaixo), no qual é proposto um encontro semanal exclusivo- somente entre o mestre e o executivo.

Durante as aulas, a lida com a espada através do Kendo (caminho da espada, uma das disciplinas japonesas mais tradicionais) serve de ferramenta para o ensinamento de lições de vida, que refletidas na atividade empresarial torna os profissionais mais competentes.
Discípulo há cerca de seis meses, o consultor de investimentos Alexandre Wolwacz, conta que é possível perceber uma significativa melhora da sua performance no trabalho. Para ele, premissas ensinadas pelo mestre como a disciplina, o foco na tomada de decisão, e a busca pela perfeição, são lições imprescindíveis para quem atua no mercado de capitais.

Wolwacz, que atua principalmente realizando negociações de curto prazo no mercado financeiro, mensura que o nível de acerto das operações subiu de 65% para 85% desde o início dos treinos.
“Embora esse tenha sido um nível significativo de melhora, o mais importante é que tenho avançado no acerto do ponto preciso do início de cada operação (de compra e venda de ações)”, conta o executivo.

Através de um olhar mais subjetivo das aulas, Wolwacz destaca a energia que “passeia” pelo ambiente durante o treino. “Me sinto literalmente energizado para executar o que for necessário a fim de realizar minhas atividades de trabalho”, conclui.

De acordo com Guilherme Sanches, executivo de um dos maiores grupos empresariais do Brasil e discípulo há cerca de seis anos do mestre Kishikawa, as aulas ajudaram no trato com as pessoas. “A partir do processo de autoconhecimento, consigo interpretar a verdadeira intenção escondida atrás da fala do meu chefe ou dos subordinados. No treino, somos induzidos a sentir o estado de espírito do oponente, o que alimenta minha sensibilidade”, avalia.

Saquê com o mestre

Ele destaca ainda a força que adquiriu durante o tempo de treinamento. “Na rotina diária, somos constantemente tentados para escolher entre o certo e o fácil. No treino, o instinto do guerreiro é incorporado e temos força para agir sempre do modo correto”, afirma.

Não é somente dentro do Instituto Niten que os ensinamentos acontecem, pelo contrário, de acordo com o Sensei, a convivência fora do local formal de aprendizado é essencial para que a evolução ganhe força no íntimo dos discípulos. Em seu livro “Shin Hagakure - pensamentos de um samurai moderno”, Kishikawa reuniu as principais premissas para ajudar os alunos a enfrentarem a travessia da vida. Em um trecho, ele destaca a importância da convivência informal com o mestre. “Bebe-se saquê para tirar a máscara, acabar com a formalidade existente na rotina do trabalho ou mundo corporativo”.

Objetivos

Aprimorar as competências do indivíduo

Benefícios

- Disciplina
- Autocontrole/autoconfiança
- Equilíbrio entre razão e emoção
- Concentração
- Redução de stress

A matéria foi publicada com destaque também no portal IG, e poucos dias depois foi colocada no portal IG e no site do Jornal Brasil Econômico a entrevista gravada com a repórter Priscilla Arroyo na própria redação do jornal:







Índice
Shinenkai São Paulo
O Shinenkai é a “reunião de ano novo”, que é realizado para comemorar a chegada do ano reunindo as famílias e amigos da Espada
Foi com esse espírito que os alunos da Unidade Tatuapé vieram a São paulo e participaram da nossa reunião no templo.
Arigato Gozaimashita pela visita!

O Shinenkai do Niten São Paulo foi realizado no dia 26 de Janeiro de 2013.


Índice
Shinenkai - Niten Rio
Aluno Impieri fala da grande comemoração, para celebrar o Shinnenkai (Chegada do ano novo) no Niten Rio.

Konbanwá Senpai Wenzel,

Já há algum tempo não participava de um Shinnenkai. Este foi especial!

Já ajudei em vários eventos e sei o trabalho que existe, silencioso, despretensioso,
o qual não vemos! O retorno é enorme, basta ver o sorriso e a alegria
no semblantes dos colegas e ficamos felizes.

Bem, não tivemos o tão esperado futebol do Niten (quadra escorregadia!!!),
mas em compensação tivemos o “Poker das Calorias”...
Para quem perdeu, é só pagar! Quem ganhou e quiser ser solidário, está convidado a nos
acompanhar ... O benefício é grande: Perda de muitas, muitas calorias!

Domo Arigato aos Senpais Wenzel e ao Senpai Meriguetti e sua esposa,
que mais uma vez cederam sua casa prá mais uma confraternização desse nível.
Domo arigato a todos pela ajuda e organização, desde os mais novatos
(que surpreenderam), até os mais antigos.

Lá, tivemos oportunidade de exercitar os katas de comportamento de uma forma natural,
que fluíram espontaneamente, por um simples fato: já fazem parte da nossa vida.
Só não atingimos a perfeição, porque somos humanos.

E foram momentos gratificantes, onde o que importa mesmo é o instante, o companheirismo,
nos conhecermos melhor, a conversa descontraída e agradável do grupo e o fato de
estarmos juntos, gerando e usufruindo de forte energia.
Espero termos deixado bastante energia positiva (e pouca, ou nenhuma bagunça.).

Sayounara

Impieri











Índice
Hayabusa kai - Vivendo intensamente
Relato do aluno Luigi sobre a descida à Santos junto com o Hayabusa Kai (Grupo de Jovens de São Paulo)"...o Hayabusa-Kai mostrou a que veio: viver intensamente, nos treinos, nos Katas, na diversão e no Caminho..."
"Shitsureishimassu, konbanwa Sensei!

Inicialmente gostaria de dizer Okage-sama deshita pelo recebimento do Pré-Shoden. Continuarei firme o treinamento rumando à plenitude do Caminho!
A descida a Santos foi um sucesso! Houve muita diversão e aprendizado para mim e para todos os membros do Hayabusa-kai que estiveram presentes.
Aproveitei a oportunidade para orientá-los a respeito da importância da nossa visita a Santos, já que nós de São Paulo somos os que mais passam tempo com o Sensei e portanto temos a obrigação de estarmos sempre atualizados e afiados em relação às técnicas e aos Katas. Sempais Fugita, Cristiano, Massaru e Krysamon me ajudaram muito e me orientaram de perto para que eu aprenda mais como passar meus conhecimentos aos kouhais e como planejar e executar um evento. Os membros do Hayabusa-kai presentes, Magalhães, Okamoto e Matsuo Akira fizeram muito bem seu papel e trouxeram muita energia e alegria ao treino, lutando com todos os membros da Unidade Santos. Unidade esta que é convidativa pela excelência de seus membros, que juntos sob a orientação do sempai Cristiano seguem firmes no Caminho correto.
A diversão continuou na praia e depois tomando açaí. Foi um dia muito bem aproveitado e creio que o Hayabusa-Kai mostrou a que veio: viver intensamente, nos treinos, nos Katas, na diversão e no Caminho.
Arigato Gozaimashita Sensei por esta oportunidade de aprender a ensinar!
Sayonara"
Luigi - Niten São Paulo


Índice
Palabras de México
Relato de Rafael - Niten México"...Niten somos todos, Brasil, Argentina, Chile, Uruguay, México y en cada lugar donde una persona este estudiando en Niten nos debe de llenar el espíritu y emoción saber que estamos unidos y que yo tambien formo parte de ese todo..."
"Sensei Jorge

Es para mi un verdadero gusto escribirle y compartirle mi experiencia
Mi nombre es Rafael Orea tengo 3 meses de integrarme a Niten en la unidad México, había buscado por todos lados en mi país un lugar donde practicar Kenjutsu y encontrar al Instituto Niten para mi ha sido lo más grande con un significado muy especial.

Fui y soy recibido con mucha camareria ,entusiasmo y confianza por parte de Sempai Navarro y mis compañeros los cuales en cada clase no solo me alientan a aprender con esmero si no que me exigen y enseñan con mucha disciplina y constancia

Para mi cada combate, cada sábado ha sido de gran descubrimiento personal, en cada uno confronto algo nuevo en mi y reafirmo mucho más en los Momentos de Oro donde escuchamos sus palabras a través del Libro Shinhagakure. Es como tener una enorme sed por aprender y al mismo tiempo un orgullo al portar el uniforme lo cual me exije un compromiso que no pesa por que es algo que se desea hacer de corazón y saber que Niten somos todos, Brasil, Argentina, Chile, Uruguay, México y en cada lugar donde una persona este estudiando en Niten nos debe de llenar el espíritu y emoción saber que estamos unidos y que yo tambien formo parte de ese todo.

Espero de corazón algún día conocerlo en persona, cruzar palabras, aprender y beber directo de la fuente, Niten me ha llenado de muchas satisfacciones personales así como de metas a largo y corto plazo, quiero aprender muchas cosas como las que hacen en Niten Brasil, los eventos y reuniones y si, mi deseo más grande es llegar en un futuro lejano a enseñar y compartile a nuevas generaciones este arte, esta doctrina que es el Bushido y pasar la enseñanza
muchas gracias Sensei, de corazón

Sayonara

Atentamente"
Rafael Orea Garcia Rojas
Unidad Niten México


Índice
Niten na Zona Norte de São Paulo!
A mais nova unidade de São Paulo em SANTANA está contanto os dias para sua inauguração.
Os treino serão às QUINTAS das 19hs as 21hs com Kenjutsu e Iaijutsu.

Localizada a 5 minutos do metrô Portuguesa-Tietê
na Rua Voluntários da Pátria, 547
no Clube da APCD, a associação de Cirurgiões Dentistas.

Sinto que iremos começar com energia muito boa,
o clube é muito agradável, a quadra ótima
e quanto mais pessoas participarem essa energia só pode ficar mais forte!

Vamos aproveitar mais um dia de treinos de Kenjutsu e Iaijutsu em São Paulo,
num dojo ao lado do metrô!

Gilberto Vieira - Coordenador da Unidade Santana

O nome eGan vem de "GAN", o ganso selvagem japonês, mensageiro de boas novas, que agora lhe são enviadas por email!
"EGAN" é o informativo do Instituto Cultural Niten enviado desde 2003 e já conta com mais de 300 edições em quase 10 anos. O material é editado pela equipe da Sede do Instituto NIten e conta sempre com a colaboração dos alunos, atualmente numa periodicidade bimestral.M ande sempre que desejar sua opinião, contribuição ou comentário para:

Arigato Gozaimashitá pela sua leitura!

Imagem Wallpaper

Download wallpaper 800 pixels Download wallpaper 1024 pixels
Download wallpaper 1280 pixels


Nosso Site


Você está recebendo este email por constar na lista de envio do informativo do Instituto Niten, o EGAN. Seu cadastro pode ter sido feito diretamente em uma de nossas unidades ou através do formulário ou email enviado ao Instituto Niten.

Para cancelar o recebimento enviar email para retirar@niten.org.br