Ir para o Conteúdo
imgcentral
3 º Encontro Sul-Americano de Kobudô - Chile - Novembro de 2009

3° Encontro Sul-Americano de Kobudô

Chile - Novembro de 2009


" Nosso treinamento começou antes mesmo da chegada ao Chile. No aeroporto deparamos com um obstáculo, mas que foi ultrapassada com esforço e dedicação de todos os envolvidos.

Uma das primeiras coisas que observei ao chegar ao nosso destino foi o comprometimento dos alunos chilenos, que já tinham tudo preparado para a nossa chegada, nossos passeios, nossas refeições. Foram mais que companheiros, se tornaram amigos, que mesmo estando do outro lado da America, parecíamos tão perto um do outro. Criamos um laço que só por meio da espada conseguimos fazer.

Outro ponto muito interessante é o carinho que os chilenos possuem por sua cultura e nação, coisa que nós aqui brasileiros às vezes deixamos a desejar. Quem sabe possamos aprender com eles para sermos um país que se orgulha e respeita o nosso passado.

Os pontos turísticos... Podíamos passar cinco dias passeando que ainda teríamos coisas para serem explorados por nossas mentes curiosas. Mas como previsto visitamos o lugar, creio eu, ser o mais desejado, A Cordilheira dos Andes. Com certeza não haveria pessoa que não a notasse. A natureza é realmente extraordinária. Sua grandeza e imponência eram surpreendentes, coisa que jamais havia visto. Também tivemos nossos aventureiros que adentraram nas águas geladas do pacifico. Ao olhar aquela imensidão azul, não sabia o que tinha pela frente, equivalente ao nosso Caminho. Não sabemos o que nos espera, mas como as ondas vão quebrando uma por uma na praia, vou dar um passo de cada vez no meu caminho.

Experiências inesquecíveis como a cavalgada, os frutos do mar, o nosso encontro com a neve, o relógio de flores, tudo isso terá um lugar especial que ficará guardado em nossos corações.

Abrimos mão do sono, do descanso e conseguimos algo que para mim foi muito mais gratificante, o conhecimento dos katas do bushido, do combate, do convívio, da filosofia, das trocas de experiências que tivemos com nossos colegas. Tudo valeu apena, ate os problemas e obstáculos que encontramos pelo caminho serviram como um aprendizado, uma nova experiência.

Não faltaram convites para um novo reencontro, sinal de que foi tão proveitoso para eles quanto para nós.

Ainda teremos muito que refletir e contar sobre o nosso encontro.

Viva o Niten! Esteja ele onde estiver, Chile, Brasil ou Argentina.

Arigato Gozaimashitá sensei, por ter dedicado esses três dias para passar os ensinamentos aos brasileiros, argentinos e chilenos.

Sayounara,"

Laura Caous


topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h