Ir para o Conteúdo
imgcentral
Ariel Scafuri, coordenador da Unidade Fortaleza, com Kusarigama

Treino em São Paulo


Ariel Scafuri

Durante um treinamento profissional pessoal, tive oportunidade de voltar a minha terra (São Paulo) e pela segunda vez participar dos treinos no Hokkaido (quinta-feira) e na Unidade Faria Lima (no sábado), além de treinar na sexta-feira a noite em Campinas, onde conheci a Unidade orientada pelo Senpai Daniel. O ambiente diferente povoado de senpais e graduados da primeira vez me foi algo assustador. Na verdade o maior medo era acima de qualquer coisa de decepcionar como representante da Unidade Fortaleza.

Com o espírito todo voltado para a vinda dos Grandes Mestres, no treino de quinta feira no Hokkaido pude rever alguns detalhes do treino de jô e ver treinando senpais mais antigos. Sexta de noite dirigi 3 horas no transito paulista (um dos motivos pelos quais sai de São Paulo) para chegar à Unidade de Campinas, onde me receberam como um conhecido de longa data, me deixando muito à vontade para treinar. Novamente treino de Jô, seguido de kenjutsu para esquentar o espírito. Conheci Senpai Daniel e Senpai Rolsch (acho que é assim que se escreve), que estiveram sempre solicitos para corrigir e orientar. Terminamos o treino quase 11 horas da noite e eu retornei a São Paulo em 45 minutos com o sangue fervendo nas veias (treino forte e muito técnico).
No sábado de manha, cheguei um pouco antes e encontrei Senpai Bárbara, onde matei minha nostalgia paulista, terra da garoa. De tarde, ainda com o calor da manha, treino de Jô com Senpai Kato, todos mais graduados que eu, tive oportunidade de receber coisas novas e rever coisas já passadas.

No final do treino da manha, o Sensei Jorge Kishikawa acompanha o treino e finaliza com os 15 minutos de ouro. Coloca a frase no quadro que eu copio imediatamente para dentro do cérebro pensando ¨preciso mostrar isto pro Senpai Sampaio!!!¨. A mensagem poderosíssima – Ishi no ue ni san nen – se você perseverar, serás recompensado. O treino de sábado foi ilustrativo, ficando até o final treinei com Senpai Kato que me mostrou coisas novas de Jô.
A experiência de treinar em São Paulo foi ótima, tanto pelo que se aprende, como pelo que se traz para a Unidade dos ensinamentos do Sensei Jorge Kishikawa e dos senpais. Senti-me muito grato a todos que me receberam com firmeza e ao mesmo tempo com vontade de que eu aprendesse. É também muito grande o orgulho de saber que o que se recebe na Unidade Fortaleza lhe prepara para o desafio de treinar em São Paulo com senpais mais experientes. E sempre muito grande a vontade de retornar.

Doomo Arigatoo Sensei Jorge Kishikawa
Doomo Arigatoo a todos os Senpais e Kohais das Unidades Faria Lima e Campinas

Ariel Scafuri,
Coordenador do Niten Fortaleza


topo

Instituto Niten Ceará
(085) 99118-4258
(085) 99931-4127
fortaleza@niten.org.br