Ir para o Conteúdo
imgcentral
Treino geral de Kenjutsu no VI TBEK, em Ibiuna (out/2007)

Kendo/Kenjutsu

Origens do Kenjutsu Treinado no Instituto Niten


Redação Niten

Breve Histórico

O Instituto Niten foi criado em 1993 no Brasil com o intuito de difundir as tradições guerreiras dos Samurais, o Kobudô, na América Latina.

Seu fundador, Sensei Jorge Kishikawa, é um dos principais nomes da história do Kendo no Brasil. Possui a mais alta graduação no Brasil (7º dan Kyoshi). Foi duas vezes penta-campeão consecutivo desta modalidade nos torneios nacionais e participou de importantes conquistas para o Brasil, como a primeira medalha para o Brasil na categoria individual do torneio mundial de kendo e duas vezes vice-campeão mundial por equipes.

Com o passar dos anos, Sensei, que buscava a invencibilidade no combate, percebeu que novos horizontes poderiam ser abertos em seu Caminho a partir do estudo das técnicas antigas. Iniciou-se assim a busca incessante do Sensei pela origem de há 800 anos no combate com a espada japonesa o Kenjutsu.

A exemplo de samurais obstinados em vencer , como Miyamoto Musashi, Yagyu Munenori e outros, Sensei dedicou décadas em suas peregrinações ao Japão para encontrar os mestres e estilos que tivessem alta eficácia em combate.

O seu esforço foi recompensado: atualmente, detém o titulo Menkyo Kaiden (a mais alta graduação de mestre) no Niten Ichi Ryu Kenjutsu, o estilo criado por Miyamoto Musashi, samurai mais famoso de todos os tempos e imbatível em mais de 60 duelos durante a sua peregrinação guerreira. Musashi ficou famoso em todo o Japão por ser destemido em lutar com as duas espadas: o Nito (ni=duas;to=espada).




Carregando...

Trecho do Especial Sobre Miyamoto Musashi exibido no canal History Channel
Yoshimoti Sensei é o 12º Sucessor de Miyamoto Musashi, é um dos Mestre do Sensei Jorge Kishikawa.

O Sensei Jorge Kishikawa, recebeu Menkyo Kaiden do Shihan Gosho Motoharu, pai do 12º Sucessor Yoshimoti Kiyoshi Sensei.
É também Shidousha (professor) para a América do Sul de outras escolas como o Suio Ryu (imortalizado no mangá O Lobo Solitário),
Shindo Muso Ryu e Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu, de maneira a impressionar os grandes mestres japoneses que, para eles, trata-se de um esforço descomunal para se conseguir tanto em uma só vida.



Apresentação do Gorin No Sho pelo Shihan Gosho Motoharu

 

As técnicas do Kenjutsu possibilitaram ao Sensei descobrir estratégias e segredos jamais revelados que se mostraram surpreendentes em combate.
Com o cuidado de preserva-las, o Sensei as tem compilado em forma de pergaminhos, denominados Shingi Hidensho (o Manuscrito dos Segredos da Mente e da Técnica*).

De maneira que o curso de Kenjutsu no Instituto Niten se resume em duas palavras: é o resgate das técnicas antigas e a via para se tornar imbatível.

*Leia o Café com Sensei - Hidensho


topo

(+55 11) 5539-3587 (9h às 18h em dias úteis)
(+55 11) 9-9734-6497 (18h às 23h em dias úteis, sáb e dom)