Ir para o Conteúdo
imgcentral

O Livro dos Cinco Anéis

O clássico japonês da estratégia


Redação Niten

O Livro dos Cinco Anéis - Gorin No Sho - é o mais importante tratado estratégico dos samurais. Seu autor, Miyamoto Musashi (1584-1645), é considerado o samurai mais famoso de todos os tempos. Em sua época, derrubou escolas consagradas

e venceu guerreiros formidáveis, impondo-se como um guerreiro imbatível. Lutou mais de 60 duelos, esteve presente em diversas batalhas e nunca foi derrotado. 

Criou o Niten Ichi Ryu, um dos mais famosos estilos de Kenjutsu, a arte do manuseio da espada, especialmente conhecido por suas técnicas com duas espadas simultaneamente. No final de sua vida, Miyamoto Musashi se isolou em uma  remota caverna e escreveu o Gorin No Sho, deixando assim registrado para seus discípulos sua estratégia e sabedoria, adquiridas em uma vida dedicada ao aprimoramento técnico e espiritual. 

Dez gerações de discípulos depois, chega ao Brasil a edição definitiva do Gorin No Sho em português. O livro conta com a revisão técnica do Sensei Jorge Kishikawa, o introdutor no Brasil do Niten Ichi Ryu e o primeiro no ocidente a alcançar o Menkyo Kaiden, a mais alta graduação neste estilo. 

O maior mestre do Niten Ichi Ryu na atualidade, o Shihan Gosho Motoharu, escreveu a apresentação da obra. O Shihan Gosho é o mestre representante da nona geração, e pratica o estilo há mais de cinco décadas, uma vida inteira dedicada à compreenção e transmissão dos ensinamentos de Miyamoto Musashi. 




Esta é a grande diferença entre esta e as outras edições do Gorin No Sho publicadas anteriormente. Pela primeira vez no Brasil (e também no ocidente), a obra nos é trazida por pessoas que tem de fato a experiência prática no estilo de Musashi, que fazem do treinamento seu caminho para o aprimoramenteo, algo tão enfatizado pelo autor em seu texto. 

A obra foi magistralmente traduzida diretamente do original em japonês por Dirce Miyamura, conhecida por seus trabalhos na Fundação Japão. A edição é apresentada em formato bilíngüe, com o texto original incluso. 

Para completar a maior e mais elaborada edição do Gorin No Sho já publicada, estão as gravuras de Hokusai, o mais famoso pintor do Japão. As belíssimas ilustrações deste grande artista se casam perfeitamente com o texto enérgico e profundo do grande Samurai.




Gorin No Sho - Livro dos Cinco Anéis

Miyamoto Musashi

Revisão e Introdução:
Sensei Jorge Kishikawa Kendoonline Livros 377 pgs
Tradução: Dirce Miyamura 
Editora Conrad, Brasil, 2006


 

Sensei recebe ensinamentos de Shihan Gosho Motoharu.

Shihan Gosho Motoharu em 1° plano.

Shihan Gosho Motoharu.exemplifica kakejikus sobre Musashi Sensei.

Sensei em treinamento com Shihan Gosho Motoharu.

Sensei com monumento sobre uma das mais famosas lutas de Musashi Sensei

Sensei recebe treinamento de Niten Ichi Ryu de Shihan Gosho Motoharu.




"Senki" - Espírito de luta, escrito por Miyamoto Musashi Sensei

topo

(+55 11) 5539-3587 (9h às 18h em dias úteis)
(+55 11) 9-9734-6497 (18h às 23h em dias úteis, sábados e domingos)