Ir para o Conteúdo

Mural Niten Manaus


Ano novo, shugyo novo

por Pinheiro-Man - 14-fev-2014

   Konnitchiwa Mina-san !!!

   Estou trazendo aqui o meu "diário" do meu recente shugyo (treinamento intensivo e espiritual) e espero que gostem e se inspirem!!!

   Arigato gozaimashita

   Sayounará

   Pinheiro - Unidade Manaus



   Konnitchiwa Mina-san !!!!
   Boa tarde meus amigos!!!!
 
   Estou em São Paulo treinando intensivamente (o shugyo), com nosso Sensei Jorge Kishikawa. Melhorando minhas habilidades tanto na espada, quanto na pena. Estou desde quarta-feira, dia 29/jan, com a mente aberta e corpo firme nesse treinamento de e para a vida.
 
   Vou contar como está minha rotina e o que aconteceu até hoje, dia 03/jan. Acordo bem cedo, antes do sol nascer, para cuidar do jardim aqui da ADM, seguindo meu coração para saber onde aparar certo e regando um pouco pois o clima aqui está quente. Visto o kimono e vou para o Dojo Ana Rosa para ter meu treino direto com o Sensei.
 
   E que treino!!!! Aprendendo a forma certa dos Kamaes (posições de luta) o que fazer e o que não fazer com cada arma, aprendendo a manusear a Naginata (alabarda) e o principal, melhorando meu espírito e meu corpo para aguentar o dia-a-dia. No primeiro dia fiquei tão exausto que mal consegui voltar para ADM, mas estou melhorando bastante, tendo mais Ki (energia), acertando mais golpes e me conhecendo cada vez mais.
 
   Depois do treino, vem um gatorade para refrescar e um banho frio pra tirar o suor do corpo. Pela tarde fico na ADM, ajudando no que precisar. Lavando os banheiros, as louças do almoço, pondo os bogus (armaduras de treino) pra secar e todo o tipo de tarefa de escritório. Final da tarde, carregar os equipamentos no carro para o treino da noite da Ana Rosa, me arrumo e corro para lá. Vejo meus antigos amigos de treino, conheço novos, aprendo várias novidades e reciclo certas atitudes. Seja treinando Kenjutsu (combate com a espada), seja no Iaijutsu (técnica de saque), vou corrigindo meus erros e pegando mais detalhes dos katas ( sequencias de luta).
 
   Treino terminado ajudo a arrumar tudo de volta pro carro e descarregar na ADM. Tomo um banho, vejo o que mais há para fazer, janto e me recolho pro próximo dia.
 
   No sábado, dia 01/fev, foi vez de ir treinar no Templo Nikkyoji com disputa valendo ponto. Aprendendo onde estou errando a cada novo embate. Depois de cuidar dos equipamentos, uma cervejinha pra encerrar a semana, conhecendo melhor meus companheiros, falando besteira, nos divertindo.
 
   Domingo, sem treino, recebi autorização para dar uma volta no bairro Liberdade onde estava tendo comemoração do ano novo chinês. La tinha de tudo, muitas atrações diferentes, comidas típicas e artesanatos. Algo realmente de brilhar os olhos e querer comprar tudo.
 
   E hoje, dia 03/fev, voltando à rotina, ansioso para o treino de Iaijutsu (arte de desembainhar a espada) à noite e o que aprenderei. No momento fico por aqui e amanha contarei mais desses meus últimos dias de shugyo.
 
   Sayounara
 
   Arigato gozaimashita
 
   Pinheiro – Unidade Manaus
 

 
   Konbanwa Mina-san !!!
   Boa noite meus amigos !!!
 
   Cá estou eu mais um dia, sobe o olha detalhista do Sensei, hehehe.
 
   Mina-san hoje, 04/fev, o treino da manhã foi diferente dos outros, o Senpai Wenzel, o braço direito do Sensei, e também com o colega Todesco. Ficamos revezando as duplas, ora eu x Sensei e Todesco x Senpai Wenzel, ora Sensei x Todesco e eu x Senpai Wenzel e assim fomos durante esta manhã. O treino hoje foi mais puxado, Senpai Wenzel tem o mesmo pique que o Sensei, então não dava descanço, tanto que no final o Todesco passou mal pelo cansaço, querendo por pra fora o que não tinha na barriga, mas fora isso deu tudo certo.
 
   Depois fomos tomar um suco na lanchonete da esquina, olha que não sou de suco de acerola, mas aquele tava gostoso de mais, Sensei tem rasão quando fala que depois do treino a melhor coisa é tomar uma cerveja, mas como ainda era de manha, o suco teve o mesmo efeito relaxante hehehe. Conversamos um pouco, nos conhecendo e nos despedimos.
 
   A tarde, fiquei encarregado de consertar uma porcelana que o Sensei havia ganhado e que chegou quebrada, olha o tamanho da responsabilidade, mas missão dada é missão comprida mas quando é feito com zelo tudo dá certo e foi o que aconteceu. Então recebi a tarefa de digitar as cartas que o Sensei ganhou parabenizando pelos 20 anos do Instituto Niten e pelo ano novo. Não consegui terminar todas hoje, mas aprendi o que é realmente ter carinho pelo Sensei, vendo tanta gente de tantos lugares diferentes desejando seu bem e querendo ver o nosso Instituto Niten crescer mais.
 
   No treino da noite de hoje, foi de uma modalidade que não treinamos em Manaus mas que tem uma grande importância, o Jojutsu, a arte do bastão. Queimei minha mão de tanto kihon(exercício), mas nos katas me sai bem melhor. Pedi do Sensei se era possível gravar um vídeo do treino para eu tentar treinar em Manaus e ele aceitou, agora estou na expectativa de poder finalmente treiná-lo. Apos o treino, uma noite quente que lembra Manaus, fomos para um bar tomar uma boa cerveja e conhecer os colegas de treino e o porque estão no Intituto Niten, conclusão: ser pessoas honradas, sinceras que querem melhorar seus caráteres e serem leais, ter valores que hoje em dia não se encontra fácil.
 
   Bom gente, já estou com as tarefas em dia, ou quase. Agora vou descansar pois amanha é mais um dia.
 
   Arigato Gozaimashita,
 
   Sayounara
 
   Pinheiro – Unidade Manaus
 


   Konbanwa Mina-san !!!
   Boa noite companheiros !!!
 
   Mais um dia de aprendizado. Treino da manhã também diferente, dessa vez com a presença do Meloni. Ficamos revezando o Sensei, uma vez eu, uma vez o Meloni, dividindo também a Naginata (alabarda). Aprendi muito observando o Sensei e comecei a perceber também que vence mais quem domina o jeito, ataques rápidos, mas precisos e sem força e principalmente sem pressa exagerada, então comecei a mudar a tática e foi funcionando. Hoje levei Men (golpe na cabeça) dos segredos da espada.
 
   Depois do treino mais uma vez aquele suco gostoso e uma boa conversa com o Meloni, vimos que somos parecidos, fazemos cursos parecidas na universidade embora ele seja original de Brasília, se mudou pra Campinas e se fixou em São Paulo.
 
   A noite, mais um treino de Kenjutsu. Percebi o quanto estou ruim nos katas e graças ao Senpai Silva estou consertando eles. Vestimos os bogus (armaduras), fizemos um aquecimento com os kihons pilotos (sequencia com todos os golpes aprendidos) e partimos pro keiko (luta). Lutei com todos os de kimono azul, que são os mais treinados. Ganhei algumas, perdi outras, mas finalmente lutei contra o Senpai Silva, quem me treinou no meu começo em Manaus, levei bastante mas não desisti e entrou alguns golpes também. Sai do treino mais do que feliz de ver que meu shugyo (treinamento intensivo) está dando resultados.
 
   Arigato gozaimashita mina-san por me acompanharem mais um dia e que venha amanha meu último dia deste shugyo!!.
 
   Arigato gozaimashita
 
   Sayounara
 
   Pinheiro – Unidade Manaus
 


   Konnitchiwa mina-san !!!!
   Boa tarde companheiros !!!!
 
   Meu ultimo dia de shugyo hoje !!! Sobrevivi a mais uma batalha com sentimento de missão cumprida. Hoje acordei preparado para dar a vida na ultima batalha, o ultimo treino com o Sensei, dar tudo de mim, mas tive uma surpresa, foi treino de katas (sequencias de luta) do Niten Itchi Ryu. Foi um treino bem técnico, com poucos erros a serem consertados, Sensei viu meus doze katas, mostrou o certo e fiquei treinando só, pois como hoje viajaremos para Florianópolis pro Encontro de Coordenadores e Monitores Sensei tinha muito o que fazer naquela manhã.
 
   Após o treino, voltei pra KO e arrumei minhas malas e fui fazer as ultimas missões na Adm, terminei finalmente de digitar as cartas pro Sensei, levei e busquei o boné do Sensei no costureiro e tive orientações dos materiais para distribuir no ECM. Por ultimo me despedi de todos e agradeci pela ótima semana de aprendizado que tive.
 
   Mina-san, se algum dia tiverem a chance de fazer um shugyo, FAÇÃO!!!! É uma experiência maravilhosa de auto aprendizado e conhecimento, você sente o quanto pode ”levar na cabeça” e continuar, se tem noção do seu poder de persistência e perseverança.
 
   Com isso finalizo meu diário deste segundo shugyo que faço.
 
   Arigato gozaimashita a todos que me ajudaram nesses treinos, me incentivaram e me puxaram.
 
   Arigato gozaimashita Senpai Wenzel por me deixar fazer mais um shugyo e por me ajudar a trilhar o caminho com seus ensinamentos e puxões de orelha.
 
   Arigato gozaimashita Sensei por separar um  pouco do seu tempo corrido para me treinar e me mostrar o quão grande é o caminho e por nos ajudar a atravessa-lo.
 
   Arigato gozaimashita também a vocês que separaram um pouco do seu tempo para acompanhar essa minha jornada neste diário e espero encontra-los nos próximos treinos.
 
   Sayounara,
   Pinheiro – Unidade Manaus

comentários  

Firmino - Manaus, AmazonasShitsureshimasu,

Achei tocante as passagens do senpai Todesco passando mal pelo cansaço (hehehe) me faz lembrar de quando comecei.
Realmente me parece ter sido uma experiência grandiosa e estou ancioso pela chegada do Jojutsu na unidade.



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Manaus
    (092) 98194-7514 / (011) 99734-6497
    manaus@niten.org.br