Ir para o Conteúdo

Mural Niten Manaus


Um ano de mudanças

por Pinheiro-Man - 31-out-2014

Konbanwa mina-san !!! Boa noite amigos !!!

Há algum tempo pedi para que alguns alunos escrevessem sobre como foi seu primeiro ano de treino, no que os treinos ajudaram. 

Mostro aqui o relato da aluna Oneti que espero que sirva de inspiração para todos, pois para ela foi de muita ajuda.


 
"Shitsureishimassu,
Minhas palavras para expressar sobre o meu primeiro ano de treinamento no Instituto Cultural Niten são de profundo agradecimento primeiramente ao Sensei, por sua vida dedicada em dividir seus conhecimentos com discípulos e estudante do Brasil, América Latina e Europa; e aos Sempais da Unidade Niten Manaus, que dividem conosco, com garra e energia, os ensinamentos do Sensei sobre a "espada que dá a vida".

Sim! Percebi que me foi concedida uma nova vida desde o treino experimental, quando buscava superar a dor da perda do meu pai, falecido uns quatro dias anteriores. O treinamento me permitiu que eu superasse minha tristeza, meu sobrepeso, minha ociosidade, minha baixa autoestima e muito mais do que isso, me permitiu aprender e aplicar na vida cotidiana os votos que proclamamos do Hagakure, no cuidado com a família, com o trabalho, com os estudos, com os seres em geral. Nessa caminhada, participei do evento comemorativo dos 20 anos do Niten, experiência ímpar que comprovou aquilo que o Sensei e os Sempais sempre nos dizem, de que o Niten é uma família e como membros, devemos dar o nosso melhor, nossa melhor energia e o melhor Kiai que pudermos. Espero aprender ainda mais e fazer o meu melhor para contribuir com esta família.
 
Domo Arigatou Gozaimasshita Sensei,
Domo Arigatou Gozaimasshita Sempais,
Domo Arigatou Gozaimasshita Niten,
Sayounará.
 
Oneti - Unidade Manaus"

13º TBEK em São Paulo

por Venicius - 17-out-2014


Venicius no Treinamento de Domingo após competir no Torneio


Setembro foi o mês onde iniciei meu aprendizado no Caminho do Samurai há dois anos atrás. E neste ano posso dizer que esse mês simboliza um novo começo.
No dia 27 de setembro, tive o prazer de estar em Santo André para participar do 13º TBEK, na FEFISA. Sendo a minha primeira participação em um evento do Niten a nível nacional, fiquei atônito com tudo que vi, uma verdadeira senda de guerreiros. Samurais de todos os cantos do país reunidos com um propósito em comum: Por em prática tudo aquilo aprenderam no Caminho até então.

Conhecia pouquíssimos pessoalmente, mas pouco a pouco fui conhecendo os alunos e senpais ali presentes e pude compreender mais sobre o Instituto e tudo aquilo que representa. Nossa equipe não teve condições de progredir na competição, mas todos nós tivemos um aprendizado frutuoso saindo de lá com o desejo de treinar e melhorar cada vez mais a eficiência do nosso Iai.

Após o torneio, tivemos o Birudo no Templo. Ali, tive a oportunidade honrosa de conhecer nosso Sensei e Senpai Wenzel, que convidou-me para participar da palestra para monitores e coordenadores no domingo. Ainda no Templo, pude me entrosar com os demais alunos, em especial com nossos vizinho da Unidade Belém, que assim como em Manaus treinam com dedicação e força. Também fiz amizades fortes com nossos irmãos do Rio de Janeiro e com integrantes das demais unidades. As conversas sempre incentivadoras fizeram com que meus votos ficassem mais vívidos em meu interior.

Já no dia 28, no domingo, treinei Iaijutsu no Templo e participei da palestra em que os temas abordados foram referentes ao tratamento do interessado a treinar no Instituto Niten e como ddeve ser seu treino experimental. Absorvi e anotei as dicas passadas pelo Sensei e tive a oportunidade de colaborar com o curso fazendo o papel de interessado em praticar Kenjutsu, onde pude vestir um bogu pela primeira vez; me diverti muito com essa aula.




Colocando o Bogu pela preimeira vez


Depois de tudo que vi e senti desta experiência só tenho uma coisa a dizer: Domo arigato gozaimashitá ao Sensei, por ter trabalhado pela nossa Arte tornando-a mais viva do que nunca. Aos senpais por todas as suas obras em prol do Instituto; e a todos alunos, parceiros preciosos na Espada e na vida.
Colocarei em prática tudo que aprendi convosco desses dois dias, trabalhando pelo bom nome do Niten aqui no Amazonas!

Sayonará! Arigato gozaimashitá.

Venicius - Unidade Manaus 

comentários   2 de 2

Mauricio Borges - BelémKonbanwa Vinicius, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
Conhecer um Bushi do Instituto Niten, da Querida Cidade de Manaus, onde tive a honra de trabalhar por três vezes e ter estado outras tantas, foi para mim, um ponto muito importante deste (Continua)

Pinheiro - Rio de JaneiroKonbanwa, Venicius!
Muito legal seu relato do torneio, também passei por essa mesmas descobertas e mudanças de paradigma quando participei pela primeira vez de um evento do Niten.
Ganbatte kudasai a todos de Manaus!
Até os próximos eventos e birudos!
(Continua)



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Manaus
    (092) 98194-7514
    manaus@niten.org.br