Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Montanhas do Iaijutsu

por Tachibana - blog - 13-fev-2015



Shitsurei shimasu,

Konbanwa Sensei,

Hoje, durante o treino de Iai na Unidade Ana Rosa, nos dedicamos à pratica do Kishikawa Ryu Iaijutsu.
O tempo quente e o suor minando dos poros aquecia o espírito, nos colocando em uma atmosfera de combate - como deve ser um treino de Iaijutsu.

Lutar contra um adversário que não existe fisicamente nos enquadra em um desafio maior que sobrepujar um oponente com o "ippon".
Envolve todas as oportunidades de vitória ou derrota, vida ou morte, que poderiam acontecer mas não ocorreram.
Em suma, não pode deixar se derrotar em momento algum do combate, independente de quão forte é o inimigo em sua mente.
O desenvolvimento se constrói ao passo que "morremos menos" em nosso campo de batalha.

Enquanto tentava sobreviver em meu treino, o olhar clínico do Sensei descortinou os vazios de meu kata e tive a alegria de ouvir um - "Tachibana, pegue o bokuto". Treinamos a aplicação de uma das seqüências do Kishikawa Ryu e passo a passo vi-me morto muito mais vezes do que imaginava.
Não bastasse todo o transcorrer da seqüência, o mais impressionante guardou-se para o final - um desarme que abria caminho para o último corte. O que se tratava de movimento de retirada da espada para golpe derradeiro transformou-se em um contato em todas as células do meu corpo.
Pela ponta de minha espada abriu-se a guarda de meu espírito que somente voltou a esboçar reação quando a espada do Sensei já estava sobre a minha cabeça, começando a afastar-se com o dizeres - "...cuidado com a coluna...". Não houve defesa. Senti-me golpeado como um boxeador que acorda tombado na lona após a contagem do knockout.

Iniciou-se uma inquietude em meu ser e uma nova montanha surgiu à frente do caminho do entendimento no Iaijutsu. Um caminho de não permitir o "nama heiho" e de contínuo aperfeiçoamento.

Domo arigatou gozaimashita Sensei, por manter nossos caminho repleto de novos desafios e descobertas.

Tachibana - Unidade Ana Rosa

Álvaro Tachibana - Unidade Ana Rosa



Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br