Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


As Artes da Espada Samurai no Bahia Esporte

por Niten Salvador - BA/Salvador - 15-jan-2010

Tags: Imprensa,

Niten Campinas na EPTV

por Niten Campinas - SP/Campinas - 15-jan-2010


Tags: Imprensa,

Hatsugeiko 2010

por Dereck - Niten Brasília - - 14-jan-2010

Neste final de ano festejamos, comemos (e até "ganhamos peso"!...), mas temos que continuar firme no Caminho. E assim foi no Hatsugeiko, onde mesmo sendo um treino com uma parte cerimonial sentimos o começo do ano do Tigre, um ano de força e garra. Desde cedo, alguns samurais chegaram ao dojo, para preparar para o hatsugeiko. Começamos com a parte cerimonial, que teve a participação do aluno Rammsés, que é budista. Fizemos o zazen e em seguida cada aluno acendeu um incenso para renovação de votos e desejos para 2010. E, logo depois, treino ! O treino foi muito bom, com kihons e revisões, e muita energia! Em seguida houve os Momentos de Ouro, em que o Senpai falou sobre as diferenças entre o Kobudo e o Budo, entre Kenjutsu e kendo e sobre o Histórico do Niten e do Sensei. Ao final, os alunos maiores de idade fizeram a cerimônia do saquê, que tem forte significado na cultura japonesa em ocasiões festivas e até formais, onde todos serviram aos colegas e beberam juntos. Os alunos menores beberam o chá, também seguindo os katas do bushido. Dômo arigatô gozaimashita ao Sensei por nos dar a oportunidade de aprendermos cada vez mais; Dômo arigato gozaimashita ao Senpai Ricardo por nos transmitir os ensinamentos do Sensei; Dômo arigato gozaimashita aos colegas de treino.

comentários   1 de 1

Sensei - - Antes de comecar qualquer coisa eh bom saber o que eh o branco e o que eh o preto.
O seu pai fez muito bem em abordar o que se faz no Niten, para que todos tenham clareza do que vao fazer no ano do Tigre.
Pena que nao veio com seu pai aqui em sp , Derek (Continua)

Niten Solidário

por Pedro - Niten Brasília - Social - 14-jan-2010

Nesse relato não pretendo descrever os detalhes de nossa visita ao abrigo, tentarei escrever apenas sobre os sentimentos e pensamentos que surgiram em mim durante e apos o evento. Na verdade seria impossível transcrever tudo o que lá vimos, assim decidi escrever sobre apenas um tema. Decidi escrever sobre força. Seguimos o caminho do bushido, e a força que adquirimos ao trilhar esse caminho é imensurável. Podemos aplicar os preceitos do bushido em tudo na nossa vida, adquirindo consequentemente diversos tipos de força. Entretanto, devemos tomar muito cuidado com a vaidade e outros vícios do mundo, pois quanto mais forte ficamos, mais fácil é se perder no caminho. O próprio bushido nos diz que o mais forte deve sempre cuidar do mais fraco. Cuidar não significa apenas sustento, simples doações ou palavras vazias. Um abraço, um sorriso ou mesmo a simples presença podem alimentar muito mais uma pessoa. A força não pode ser comprada, apenas adquirida com a convivência com os mais fortes. Por isso agradeço ao Niten por me dar a oportunidade de passar uma manhã inteira convivendo com pessoas verdadeiramente fortes, como todos presentes por parte do Instituto, o responsável pelo abrigo e todos os idosos. Arigato Gozaimashita!!

Tags: Jihi, Relatos, Social,
comentários   1 de 1

Sensei - - Pedro
que os colegas de toda a America se espelhem em voce para os necessitados.
Me fez lembrar um dos plantões em que eu trabalhava- num asilo de velhinhos.
Como você escreveu ``Cuidar não significa apenas sustento, simples doações ou palavras vazias. (Continua)

O Importante é o Cotidiano

por Niten - PE/Recife - 13-jan-2010

Shugyo de Rodolfo - Recife
Vídeo gravado durante o Shugyo de Rodolfo, da Unidade Recife.
O Shugyo é uma jornada de treinamento intensivo físico, técnico e espiritual. Dentro do Instituto Niten os alunos vem à São Paulo para Shugyo.
Rodolfo sintetizou o espírito do Shugyo na frase do Sensei Jorge Kishikawa:
"Tsune ga dai ji - O importante é o cotidiano".



Tags: Shugyo,

Treino em Ribeirão

por Drawin - Niten Minas - - 05-jan-2010

O ano de 2009 não poderia ter terminado de maneira mais especial. Dia 26 de dezembro, como o último treino do ano tive a honra de treinar na unidade de Ribeirão Preto sob a liderança do Senpai Donegá que se mostrou, junto com os outros alunos, ser portador de um espírito imbatível. Começamos com um treino de Kenjutsu no qual todos pareciam cansados já no aquecimento, que mais pareceu digno de um Gashuku, porém, não houve sequer um olhar esmorecido sob as flâmulas da bandeira de Ribeirão, e do contrário, apenas alimentaram as chamas que pulsavam no coração destes samurais que brilhavam forte e que começaram a me contaminar com um desejo inflamado do aprendizado, que, por experiência própria, toma uma perspectiva diferente e encantadora quando não se está praticando com os usuais colegas de nossa unidade de origem. São as sinuâncias do caminho que abrangem diferentes pessoas e situações. Logo em seguida, ocorreu uma coisa especial, no lugar de uma aula tradicional de Jojutsu o Senpai resolveu fazer uma aula especial de fim de ano e ensinar sobre o Jitte onde tivemos o privilégio de aprender sobre os 6 primeiros katas aprendidos com o Sensei pelo Senpai Donegá, nesta aula pude sentir o poder e a coragem necessária para usar esta arma, que dizem ter a força de dez homens. Sair da casa de meus avós logo no dia posterior ás festas de natal para ir treinar me fez muito bem, e este é o presente que somente nós mesmos e nossa coragem pode nos dar. Ao enfrentar a preguiça nós podemos ser pessoas maiores e melhores, além da inigualável vantagem de se fazer novos amigos. Ganhei muito com esta minha viagem de fim de ano na qual mais uma vez comprovei a grandeza do caminho: "Mais rico o sentimento em conteúdo doque em palavras, sente-se orgulhoso com a própria essência, não com os ornanamentos. São só os mendigos que contar conseguem quanto dinheiro têm. Mas a tal ponto meu amor verdadeiro tomou vulto, que a metade, sequer, não me é possível avaliar o que tenho." -William Shakespeare Agradeço a todos os meu colegas e mestres, que em 2010 sejamos tigres, assim como seu ano!

comentários   2 de 2

Chiarella - Ribeirão Preto - Hai Drawin!!!
É sempre muito bom quando vem para RP!!! Sempre traz muita energia e diversão!!! Até a próxima!!! (Continua)

Donegá - - Ribeirão PretoHai Drawin!
Foi muito bacana mesmo e nada como 500 suburis pra terminar o ano né?
Você e todos são sempre bem vindos! (Continua)

Shinenkai 2010!

por Niten Sorocaba - SP/Sorocaba - 02-jan-2010

No ultimo sábado 30/01 foi realizado em Santos o Shinenkai do Instituto Niten!

O Shinenkai é a “reunião de ano novo”, que é realizado para receber o ano novo reunindo os colegas de trabalho, amigos e colegas. No nosso caso a reunião foi dos colegas de caminho.

Foi com esse espírito que os alunos da Unidade Sorocaba participaram deste evento, comparecendo com 7 alunos. No sábado os alunos foram para São Paulo e treinaram na Unidade Faria Lima pela manhã  e logo após o treino seguiram para Santos, onde pudemos treinar firme e confraternizar com colegas de São Paulo, Campinas, Jundiaí, Florianópolis, Manaus e até do Japão!

O clima foi de muita energia nos treinamentos e muita descontração na ida a praia e ao Shinenkai!

É com essa energia que começamos o ano e pretendemos ter no ano do Tigre!

 

Coordenador Lucas e aluna Simone sendo orientados pelo Sensei no treino de Jitte.

Alunos Andrew e Carina treinando Jojutsu sob orientação do Sensei.

Participantes do treino de Kenjutsu.

Todos os participantes do Shinenkai 2010 após o treinamento.

Tags: Visita, Shinnenkai,

HATSUGEIKO 2010

por Niten Paraná - PR/Curitiba - 02-jan-2010

Shin nen Akemashite Omedeto Gozaimassu!

Os treinos em Curitiba e Ponta Grossa recomeçaram com força total.
Pensem na mensagem que o Sensei enviou a todos os alunos:

KIKO NO IKIOI

Avançar sem temor,
Avançar com vigor,
Avança e vive.
Ano do Tigre.

Tags: Hatsugeiko,

Final de Ano Niten Brasília

por Niten Brasília - DF/Brasilia - 29-dez-2009

"Hora de brincar, brincar ...

... Hora de lutar, lutar!"

Hapyokai 2009 - Apresentação à familiares e convidados.

"Momentos de Ouro" especial de Final de Ano.

Bonenkai 2009

Tags: Bonnenkai,

Bonenkai 2009!

por Niten Sorocaba - SP/Sorocaba - 28-dez-2009

No ultimo domingo (27/12) foi realizado o Bonenkai da Unidade Sorocaba!

No Japão os Bonenkais são as festas realizadas para as pessoas se despedirem dos acontecimentos agradáveis e desagradáveis que tiveram no decorrer do ano.

O costume do Bonenkai data da era Meiji (1868-1912) sendo que a palavra bonen pode ser interpretada como esquecer a velhice, esquecer os acontecimentos do ano ou esquecer a diferença entre as pessoas.

Seguindo essa tradição a Unidade Sorocaba teve seu ultimo treino seguido da confraternização entre os alunos, comemorando assim as conquistas e deixando para traz as falhas do ano do Boi (2009) e já preparando o espírito de todos para o ano do Tigre! (2010).

Além disso, esse ultimo treino foi ainda mais especial devido a presença dos Senpais Fugita da Unidade Ana Rosa (SP) e Kenzo da Unidade Rio de Janeiro. Assim pudemos compartilhar conhecimento e experiências com esses colegas colegas de caminho que convivem constantemente com o Sensei.


Treinamento Niten
Treinamento de Niten Ichi Ryu.

 

Senpai Kenzo

Senpai Fugita
Senpais Kenzo (RJ) e Fugita (SP) participaram do ultimo treino do ano em Sorocaba.

 

Colocando Bogu

Treino

Combate

Combate
Muito kiai durante o treino e os combates com Bogu.


Alunos e convidados
Alunos e convidados da Unidade Sorocaba presentes no Bonenkai.

Sem dúvida foi um evento para fechar com chave de ouro 2009!
E que venha o ano do Tigre!

Tags: Bonnenkai,
Últimas postagens:


topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h