Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Comitiva do Nihon Jodo Kai visita o Rio

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 13-set-2002

Na visita que fizeram ao Rio de Janeiro, os cinco mestres do Nihon Jofdo Kai, incluindo Kaminoda Sensei, conheceram os pontos turísticos da cidade, mas não deixaram sua generosidade e devoção ao Caminho de lado, e treinaram com a Unidade nas areias de Ipanema.



Primeiro treino Tijuca

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 10-ago-2002

Nunca me senti tão feliz em não encontrar nada de diferente! Mas, parafraseando meu sempai Célio, apesar de nada diferente, encontrei tudo de novo. O treino na Unidade Tijuca foi magnífico, talvez tão magnífico por manter o mesmo espírito de amizade e certidão que permeia os treinos na ASA quanto por carregar a contagiante energia do senpai Renault.

Temendo o trânsito e as intempéries do trajeto, novo para mim, eu saí do trabalho mais cedo, e às 18:00 estava embarcando em Botafogo, e me espantei com a facilidade de chegar até a estação do metrô Afonso Pena. Atravessei apenas um semáforo e andei uns poucos metros e já estava em frente à Casa do Porto. Eram 18:19 – com grande satisfação constatei que poderia treinar todas as quintas na nova unidade. Voltei à praça e esperei que chegassem mais pessoas, para eventualmente ajudar aqueles que não soubessem exatamente onde ficava; mas ninguém teve dificuldades. Pouco depois das 7:20h já estávamos com tudo pronto e preparado, e ouvindo o primeiro comando oficial do treino da Tijuca: NARABÊEEE!!!

Enquanto fazíamos os mesmos 100 Suburis que fazemos todos os sábados durante o aquecimento eu sentia que, de alguma forma, havia uma diferença ali... me senti fazendo história.

Por um lado acabei me sentindo frustrado, pois optei por, após o aquecimento inicial, treinar o Jo com Suzana e Taís, e, com efeito, não participei do excelente treino que o Sempai Renault puxou – e muito puxado realmente – com notável alegria. Por outro lado, entretanto, eu estava radiante: podia finalmente estudar o Jo, pelo qual me apaixonara desde a visita da comitiva dos grandes mestres do Shindo Muso Ryu, em Agosto de 2002. Minhas instrutoras eram atenciosas e muito competentes, e eu aproveitei imensamente essa minha primeira aula oficial de Jojutsu. Nem senti o tempo passar enquanto passávamos do Kihon para as seqüências que eu havia começado a aprender com o próprio Kaminoda Sensei e que minhas Senpais me ajudavam a lapidar. Só paramos às 21:00h e, apesar de fadigado e satisfeito eu ainda olhava com inveja os Kimonos molhados de suor dos meus Senpais e dizia para mim mesmo: – é... três treinos por semana é realmente muito pouco.

Com o pouco tempo de treino que restava eu e o companheiro Noronha treinamos algumas seqüências de Iaijutsu e depois assistimos todos aos Shiais que os mais novos fizeram com os Senpais. No final, elogios de todos ao Sensei, ao Niten e aos Senpais. Eu fiquei bastante emocionado em ver a alegria dos mais novos em estarem ali, treinando.

O espaço era muito bom, com teto amplo e chão liso. Neste primeiro treino da Tijuca éramos 16. Renault, Paolo, Alan, Kenzo, Gonçalves, Taís, Felisardo, Suzana, Eu, Noronha, Mário, Kazu, Abe, Campos, Vanessa... quase todos eram nossos velhos conhecidos, a exceção do 16º - o irmão da Taís, que retornava ao Niten depois de um bom tempo afastado.

Foi seriedade e treinamento desde o momento inicial até depois dos chopps comemorativos pós-treino. Tudo foi naturalmente organizado e ágil; parecíamos todos um mesmo organismo. Espero que continue sempre bom assim e que cresça bastante. Vou estar lá trabalhando pra isso!

Omedetou a todos! Arigatou Niten! Gambaetê Tijuca!
Sayonara, Luís

Abaixo algumas fotos
Confira também a galeria da inauguração

Shindo Musso Ryu em São Paulo

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 23-jul-2002

Algumas imagens da participação dos alunos do Rio de Janeiro nos treinos e na confraternização com os mestres do Nihon Jodo Kai e Kaminoda Sensei.


Na mesa: Ormond, Vinícius, José Henrique, Kenzo, Carol Netto, Gonçalves, Raphael Netto e Suzana Elek.


Alex Mendes Guerra, coordenador da Unidade Santos, Mano Sensei do Nihon Jodo Kai e o Monitor Wenzel Bohm.



Cristina, Thaís, Musacchio, Célio, Leiras, Renault e Cidade


Paolo e Allan



 

Fotos

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 09-jun-2002

Fotos especiais da Unidade Rio de Janeiro do Instituto Niten.

Seminário de Chadô em São Paulo

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 23-mar-2002

Monitores Célio e Wenzel participam do seminário de Chadô, o Caminho do chá em São Paulo. No evento também foi servida uma refeição típica japonesa com o significado e função de suas partes.
A Palestra foi realizada pelo mestre Sôkei Hayashi, da escola Ura-senke, e contou com a assitência de suas discípulas.

Shiais na areia

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 11-jan-2002

Mesmo com sol forte, a vontade de colocar BOGU e lutar nas areias de Ipanema prevaleceu. Fotos das lutas e do treino de Domingo do Sensei Jorge na praia.

Animerio

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 01-dez-2001

Apresentação do Niten no ANIMERIO, dezembro 2001.


Sensei e alunos perfilados para a reverência ao público e ao local


Demonstração de KATA de JITTE, Sensei e Monitor Wenzel.

 

Treino na Praia com Sensei

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 01-mar-2001

Treino na praia de Ipanema com o Sensei e com grupo de alunos de São Paulo.

1º Treino com Sensei na Shotokan

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 01-mar-2001

No Workshop de Março de 2001, o primeiro treino com o Sensei na Academia Shotokan dos Sensei H.Inoki e Paulo Góes em Ipanema. Os treinos de Kenjutsu do NIten no Rio durante seis meses seguiram na Shotokan. Quando o número de alunos chegou ao limite do local, o Kenjutsu passou a ser treinado em Botafogo. Os treinos de IAIJUTSU e JOJUTSU continuam sendo realizados na Academia Shotokan de Ipanema.


Tags: Treino, Sensei,

Primeiro treino do Niten Rio de Janeiro

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 18-nov-2000

Coleção das fotos históricas da unidade, registrando o primeiro treino do Niten no Rio de Janeiro. Numa manhã chuvosa nas areias da praia do Leblon.

Últimas postagens:


topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-8h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h