Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Tag  relato        Retornar para todas postagens

TREINOS DE SEXTA ONLINE!

por Gabrielle-Cax - RS/Caxias do Sul - 30-jul-2020


Saudações Mina-San!

Já é uma tradição na sexta-feira: encontrar os irmãos de espada e treino com o senpai Joel! 

Com esses treinos especiais estamos tendo a oportunidade de conhecer e integrar colegas de Caminho de todos os cantos do mundo!


Do Brasil: do norte ao sul brasileiro! Sem contar da Colômbia, Argentina, Chile, Miami!!

Seguem os relatos dos alunos:

Quando consegui participar do treino da sexta-feira vi que estava tomando um men certeiro, toda semana,  devido a falta de gestão do tempo que me impedia de participar. Embora o tempo de treino seja curto e a dinâmica seja rápida, os ensinamentos dos Senpais me fazem compreender muitos aspectos técnicos e filosóficos do caminho da espada e também a compreender melhor o degrau em que me encontro neste caminho. Sinto que treinar em uma época tão difícil como essa é sem dúvidas uma honra e um privilégio, e absorver ao máximo os ensinamentos dos treinos é uma responsabilidade que temos com o tempo investido pelo Sensei e pelos Senpai.  – Barros, Salvador - BA






Treinar com colegas de outras unidades sempre é empolgante. A energia cresce a cada comando e ao som de um "hai" cheio de kiai! É uma experiencia que não imaginava vivenciar, mas graças ao Sensei e aos Sempais, podemos continuar firmes no caminho, alcançando cada degrau, aprendendo técnica, detalhes, segredos, ganhando e compartilhando experiencias e ao final dos treinos, um clássico birudo para rir e relaxar depois de uma semana estressante.

O kiai se mantém. 
O caminho continua. 
Não podemos parar. 
Seguimos firme.
Estamos a Postos! 
Samurais do Niten!

- Bianca, Ribeirão Preto - SP



(...)



Continua (post completo)

Tags: kenjutsuemcasa, kenjutsuencasa, kenjutsuathome, Relatos,

Ippon no Vestibular

por Rohwedder - SP/Campinas - 12-fev-2017

Enfim terminou meu ano de vestibular. Curiosamente foi meu primeiro ano no Instituto Niten e tenho convicção ao dizer que fazer parte deste grupo gerou grandes mudanças em minha vida. Antes do Niten eu era bem tímido e muito recluso, agora aos poucos estou melhorando, como pessoa e como guerreiro.

Um ano de vestibular é um ano de grandes obstáculos físicos e mentais. Muitas pessoas acham que apenas um bom estudo é o suficiente, mas para várias pessoas como eu, ainda faltava um bom controle emocional. Na unidade de Campinas nosso Kakejiku "ko zen no ki"(estar com sentimento relaxado e não se preocupar mais do que o necessário com tudo) é um ótimo ensinamento para enfrentar as adversidades deste ano. Este relaxamento era justamente o que eu precisava aprender e felizmente eu consegui.

(...)



Continua (post completo)

Tags: Vestibular, Relatos,

Treino com Senpai Joel

por Alessandro - RS/Porto Alegre - 27-jul-2016



No dia 16 de julho o Coordenador do Niten Argentina Joel Correia visitou o Dojo de Porto Alegre, e participou de um treino intenso e animado. O Senpai Joel é um dos discípulos mais antigos do Sensei Jorge Kishikawa e também foi o responsável pela abertura do Niten no Rio Grande do Sul, sendo o primeiro Dojo do Niten fora de São Paulo
 

(...)


Continua (post completo)

Tags: Visita, Egan2016_Ago, Relatos,

Depoimento de um Pioneiro

por Da Silva - RJ/Nova Friburgo - 14-fev-2016


Da direita para esquerda: Da Silva, Mainenti (Coordenador de Nova Friburgo) e Moreira


"Meu nome é Da Silva, moro em Macaé-RJ e treino, há pouco mais de 1 mês, em Friburgo, distante 128 km.
Todas as terças eu dirijo mais de 250 km, ida e volta, até o dojo.
Confesso que no início, fui buscar uma técnica marcial diferente daquilo que já treinei, pois sou oriundo do jiu-jitsu brasileiro.


Hoje, próximo de completar 2 meses de treino, só tenho a agradecer ao meu Senpai Mainenti, meus irmãos em espada e de treinos, ao Sensei Jorge Kishikawa e a nosso grande Samurai Miyamoto Musashi, pois, através dos ensinamentos que tenho adquirido, através da minha busca diuturnamente de entender cada vez mais sobre o Bushido, sinto, a cada dia que passa, mais e mais, uma mudança de comportamento, uma serenidade e uma maior atenção em tudo aquilo que faço no meu dia a dia.

Isso tem me feito muito bem em todos os campos da vida, profissional, organizacional e emocional.


Por fim, mais com a mesma importância de todos a quem agradeci, meu agradecimento vai para meus antepassados, que me permitiram ter o privilégio de, com suas vidas, me proporcionarem chegar a este momento, pq sei que daqui para a frente, na história da minhas futuras gerações, a semente do caminho do guerreiro estará lá, pronta para germinar.

Oferecer a espada que dá a vida.
- Em abundância. 
 Missão do Sensei Jorge Kishikama

Arigato Gozaimassu
Sayonará


Leandro Da Silva, aluno do Niten Nova Friburgo


É uma enorme satisfação quando nosso convite a pessoas que moram longe, realmente longe, dos dojos, tomam a atitude de vir treinar, aproveitam nosso incentivo do projeto de Pioneiros.
Nossos parabéns pela sua determinação.
Mais informações sobre o projeto Pioneiros em
https://niten.org.br/pioneiros


Tags: Relatos, Pioneiros,

A Batalha continua!

por Niten - BR/Brasil - 10-mar-2015

Guimarães encontrou nos treinos de Kenjutsu força para se levantar após um grande tombo.
A Batalha continua!


Tags: Relatos,

Treinar e Vestibular

por Minei - SP/São Paulo - 26-nov-2014

Konnichiwa Sensei, shitsurei shimasu!

Me apresento humildemente: sou o minei, não sei se o senhor lembra de mim, mas frequentei o Niten de 2012 a 2013. Venho aqui por meio deste e-mail por dois motivos: primeiro me desculpar e agradecer com o senhor, Sensei; segundo relatar minha experiência que o Niten me proporcionou e como mudou minha vida.

No meu primeiro dia no dojo o senhor me perguntou: "Por quê você procurou o Niten?". E eu logo respondi: "Porque quero passar no vestibular de medicina!". Fiz dessas palavras minhas guias para ter forças e determinação de um samurai para conquistar meu sonho.

(...)



Continua (post completo)

Tags: Vestibular, Relatos,

Mu Kamae

por Gisondi - blog - 11-jun-2014


Shitsurei shimassu,
 
Ohayou gozaimassu Sensei,
 
Durante o treino de sábado no templo, dia 07 de junho de 2014, Sensei nos deu a honra (aos kohai), de assistir sua luta com os Senpai. Ao término das lutas, Sensei explicou sobre o Mu nos momentos de ouro.
 
E como é difícil atingir o estado de Mu. Para mim, sua explicação é muito fácil de se ouvir, difícil de se entender, e muito mais difícil de se realizar, afinal como manter a mente tranquila, sem emoções na luta, sem se preocupar com a vitória, mas não querendo ser derrotado?
 
Após um tempo de reflexão, e com as palavras do Sensei ecoando na minha cabeça, juntei as duas experiências e acredito que começo a entender um pouco melhor as palavras de Sensei.
 
Em suas lutas era evidente a diferença no espírito, enquanto ele era golpeado e pressionado por incontáveis golpes, ele se mantinha resoluto e firme sem se abalar, então de repente parecia que não era sua Naginata que tocava o oponente, e sim que o oponente se colocava no caminho da Naginata. Simplesmente fantástico.
 
Acredito que isso seja Mu Kamae, sem forma, sem rigidez ou nervosismo, total desapego mas totalmente imbatível. Por isso Sensei só posso lhe agradecer e muito, pela oportunidade e pelo tempo que nos deu hoje, acredito que consegui entender mais um pouco desse belo caminho.
 
 
Arigatou gozaimashita,
 
Gisondi (Vila Mariana)

Tags: Relatos,

Iniciando Iaijutsu

por Toshi - blog - 08-jan-2014


Shitsurei shimassu,
 
Ohayou gozaimassu Sensei!
 
Resolvi adiantar a promessa de 2014 e comecei as aulas de Iaijutsu antes de 2013 terminar. Apesar da preguiça, calor, e dos exageros natalinos, fui no treino de sábado, finalmente.
 
Tirei a sorte grande ao pegar um treino com poucas pessoas, estávamos em quatro (Senpai Hori, Senpai Ana Tomita, Senpai Marcia e eu). Tive o privilégio de ter minhas primeiras instruções com eles, foram muitíssimos atenciosos e generosos comigo.
 
A sensação de treinar Iaijutsu é muito diferente de Jojutsu. A relação com o tempo é outra. Tudo torna-se mais denso, sentia que cada movimento carregava muito mais do que a ação em si. Não cortava o ar, eu treinava para cortar uma pessoa. Parece que o tempo pára. Tive a oportunidade de saborear uma profundidade da qual ainda não sou capaz de compreender. Percebi sensações entrelaçadas de fúria e compaixão. Algo despertou no meu interior, coisa ainda que não saberia descrever. Foi um dia especial.
 
Arigatou gozaimashita pela oportunidade, Sensei.
 
Aproveito para desejar um excelente início de ano, com a força e a beleza do Cavalo.
 
Shitsurei shimassu,
 
Toshi (Ana Rosa)

Tags: Relatos,

MUDAR O MUNDO

por Marcos Ueda - SP/São Paulo VM - 27-dez-2013

Sensei, Kombanwa!

Shitsurei shimassu, perdoe-me a impertinência do meu comentário:

"MUDAR O MUNDO,
ATRAVÉS DA ESPADA QUE DÁ A VIDA,
EM ABUNDÂNCIA ...!!!

Inspirar a transformação de cada um de nós, ensinando a enfrentar nossos próprios fantasmas e inimigos.

Propagar o bem entre todos aqueles que ainda não tiveram suas forças e inteligências despertadas."


Este propósito do Sensei é realmente arrebatador! Um sentido de vida que faz sentido!

Tenho consciência que somente a energia da espada empunhada pelo Sensei tem conseguido cortar minhas mazelas como: indiferença, vaidades e um comodismo sem fim. Sei, também, que não tenho retribuído a altura tudo que efetivamente usufruí - nestes últimos anos - para o meu autoconhecimento.
Testemunhando tamanha demanda de atenção e expectativas geradas por todos nós que estamos em su a volta, esforçarei para não me tornar um peso paralizante, e sim uma fração de combustível propulsor para a enorme empreitada do Sensei.

Que os deuses da espada o acompanhem nas novas conquistas que estão por vir!

Doomo Arigatoogozaimashita!

Ueda
Unidade São Paulo (desde 2000)



Tags: Top, Relatos,

Mudanças

por Sughayyer - SP/São Paulo AR - 25-dez-2013

Konichiwa, Sensei!

Venho através deste e-mail trazer um relato das mudanças ocorridas em minha vida graças ao Instituto Niten.

Conheci o Niten através da internet, quando fiz uma pesquisa sobre Kendo e Iaido. Eu já havia lido alguns livros, mas isso não era o bastante - eu queria conhecer e seguir em minha vida o verdadeiro Bushido. Descobri que no Niten eu poderia praticar Kenjutsu e decidi participar de uma aula experimental.
Isso foi há cerca de três meses. Desde então, mudanças profundas têm ocorrido em minha vida. Em meu trabalho como professor de música e inglês, mudei a abordagem com relação aos alunos e a maneira de preparar as aulas. Meu corpo, após quase vinte anos sem atividade física começou a trabalhar novamente, e a própria consciência corporal está sendo desperta. E, é claro, a concentração e resistência aumentam a cada dia.
Fora os benefícios físicos óbvios, o Bushido desperta uma série de valores esquecidos na nossa sociedade "moderna". Não me refiro apenas às virtudes como coragem, honra, sabedoria, compaixão (esta principalmente em falta nos dias de hoje), como também a forma de encarar as situações difíceis e vencê-las, o pensamento estratégico aplicado ao dia-a-dia, e uma das coisas mais importantes: a simplicidade no modo de viver.
O que mais poderia ser dito a respeito do Niten? Sou uma pessoa muito afortunada por poder aprender o caminho do guerreiro e treinar Kenjutsu. Bushido não é apenas um estudo de artes marciais. Bushido é um modo de vida, que faz de nós pessoas melhores, para tornarmos o mundo num lugar melhor.

Domo arigato gozaimashita.

Sughayyer Elias, Rodrigo. Unidade Ana Rosa.

Tags: Top, Relatos,

3 meses longe dos treinos

por Vital - Europa - 04-dez-2013

Shitsureishimasu

Kombanwa Sensei,

Primeiramente Arigatougozamashita pelo incentivo ao encontro do Niten Europa.
O encontro proporcionou não apenas um reencontro com o Niten e o caminho como também alguns aspectos da vida para serem refletidos.
O primeiro ponto a ser destacado é a influência dos katas do bushido, depois de 3 meses longe do instituto, os katas seguiram com uma naturalidade como se esse tempo nunca houvesse existido, diferentemente da técnica e do condicionamento, que devido ao relaxo, perderam a sua qualidade.
Entretanto o que mais sofreu nesses 3 meses, foi o espírito, enfraquecido devido "a calmaria" e a falta de treino, o que resultou em um fraco desempenho durante os shiais.

O momento mais marcante do encontro foi quando estávamos no restaurante e uma acompanhante da comitiva que desconhecia a cultura do Niten fez uma indagação inocente sobre os nossos hábitos e então explicamos o porquê de o fazermos.

Transmitir um pouco o modo Niten de ser e ver o mundo.


Arigatougozamashita por confiar em nós para difundir o Niten.

Vital.

Tags: Relatos,

Reencontrando a família no Niten

por Mendes-Cax - RS/Caxias do Sul - 27-nov-2013

Aproveito para compartilhar o texto dos  Alunos Kiyoshi e Juliana, casal no qual iniciou os treinos no Niten de Caxias praticamente juntos:

(...) o que mais nos alegra, nesse momento, é a identificação que sentimos com o grupo. Finalmente, após tantos anos, voltamos a sentir que fazemos parte de uma comunidade pela qual temos muito respeito e carinho."

Confiram o relato na íntegra:

" Konnichiwa Senpai Joé e Senpai Mendes
Yoroshiku Onegai Shimasu

Shitsurei Shimasu,

Envio nessa mensagem  algumas palavras sobre o treino, nossas impressões e o início em conjunto no Caminho:

Em meados de 2010, enquanto eu e minha esposa, Juliana, almoçávamos na praça de alimentação de um shopping em Caxias do Sul, vimos um homem de hakama na fila de um dos restaurantes. Na hora, a Juliana, que já havia praticado Kendo há muitos anos, levantou-se e foi lhe perguntar se praticava Kendo. Meio surpreso, ele a indagou por que, e ela disse que havia percebido pela sua postura. Tínhamos acabado de conhecer o Senpai Joé.

A conversa foi breve, mas alegre. Ele esclareceu que praticava Kenjutsu, passou informações sobre o local do treino, assim como um telefone de contato. Os olhos da Juliana brilhavam com a vontade de praticar. Entretanto, como ela estava grávida de nosso primeiro filho, decidimos esperar.

Os anos seguintes passaram rápido. O primeiro filho nasceu. Cerca de um ano depois, veio a segunda gravidez. E víamos a vida seguindo, veloz, muitas vezes com a impressão de que estávamos sendo atropelados por ela. Foi só após seis meses do nascimento da nossa segunda filha que percebemos como havíamos passado a viver em função quase exclusiva das crianças, e de como precisávamos, entre outras coisas, voltar a praticar esportes.

Dado o fato de não termos família em Caxias, decidimos criar um sistema de “revezamento”: enquanto um cuidasse das crianças, o outro praticaria algum esporte. Ela começou a correr, mas eu não sabia o que fazer. Foi quando ela me lembrou do Kenjutsu. Fiquei um pouco receoso, pois nunca tive um espírito muito combativo, mas decidi tentar.

No primeiro dia, percebi como esse Caminho faria bem a mim. A despeito da fadiga física, e de ter chegado a passar mal depois de sair do local do treino (certamente resultado do sedentarismo), eu me sentia alegre, realizado, instigado. Como não podia deixar de ser, com o passar dos meses, a vontade da Juliana de treinar só aumentava. Entretanto, como havia prática apenas aos sábados, concluímos que não valeria à pena que cada um treinasse apenas a cada quinze dias. Mas, num certo momento, a vontade dela não podia ser mais contida. Acertamos com a babá para que ela ficasse com nossos filhos nos sábados de manhã, e enfim a Juliana pôde começar a treinar.

Ainda que nem sempre possamos participar tanto quanto gostaríamos, praticar juntos tem sido especial. Por mais atribulada que uma semana tenha sido, sempre temos a sensação de que ficamos renovados após o treino, o que nos motiva mais e mais a nos aprofundar no Caminho. Também, é evidente como nosso corpo e espírito vêm se fortalecendo, resultado dos ensinamentos que nos são passados. Entretanto, o que mais nos alegra, nesse momento, é a identificação que sentimos com o grupo. Finalmente, após tantos anos, voltamos a sentir que fazemos parte de uma comunidade pela qual temos muito respeito e carinho.


Sayounara
Arigatou Gozaimashita

Kiyoshi e Juliana "


 Kiyoshi e Juliana com seus filhos: Aprendendo os Katas do Bushido em família.


Tags: Relatos,
comentários   4 de 4

Joé Campos - Caxias do SulA sensação de reencontrar velhos amigos é uma constante. Seja ao visitar uma unidade, seja no primeiro contato com o treino, nunca nos sentimos `desconhecidos`.
Esta sensação nos primeiros treinos torna tudo um pouco mais especial.
Mas ver este sentime (Continua)

Kiyoshi Matsuda - Caxias do SulArigatou gozaimashita a todos pela acolhida.

Achei bem interessante a expressão `reencontrar velhos amigos` usada pelo Senpai Joé, pois expressa muito bem a sensação que tenho.

Fico muito feliz de estar entrando nessa família. Arigatou gozaimashita. (Continua)

Alessandro Rabello Barbosa - Porto AlegreOmedeto Kiyoshi e Juliana, traduziram bem o sentimento da Família Niten! (Continua)

Bruno Selau - Caxias do SulArigatou Gozaimashita aos colegas Kiyoshi e Juliana pelo seu relato, que tão bem exemplifica o sentimento de participar dessa `família Niten`. Arigatou Gozaimashita os senpais que nos disponibilizaram o texto. (Continua)

Visita dos senpais Wenzel e Silva

por NITEN - SP/São José dos Campos - 25-nov-2013

No mês de Outubro recebemos a visita dos senpais Wenzel  (coordenador geral do Niten) e do Silva (uns dos coordenadores de São Paulo).
Abaixo alguns relatos de nossos alunos, expressando com foi o treino e o convívio com os senpais:




Para mim este aprendizado tem sido muito importante, pois apesar das dificuldades de movimentação e aprendizagem advindas com a idade tenho melhorado minha forma física e principalmente a maneira como encarar a vida, agora com mais coragem, disposição e com a certeza de nunca desviar do caminho traçado ( recentemente até iniciei um negócio próprio)E por ultimo gostaria de homenagear a todos os Senpais pela dedicação e amor com que divulgam estes conhecimentos.
DOMO ARIGATO GOZAIMASHITA
Roberto Caratti


Gostei muito das visitas dos sempais em SJC foi bem legal poder lutar com sempais diferentes , porque mesmo indo treinar em sp , lutar com alguém que é muito mais velho no caminho é algo difícil de acontecer ... pude aproveitar muito o treino e espero que momentos assim se repitam mais vezes ^^.
É em momentos assim , que você percebe que o niten não é um instituto , uma academia ... é assim que você percebe que ele é uma familia , todos preocupado com todos , esse é um dos motivos de querer fazer tudo certo para ter a honra de continuar nessa família.
Arigatou gozaimashita
Sayounara
Turco
 

Acredito que a coisa que mais me marcou com a visita foi o nível de respeito e humildade cultivado no Niten. É algo diferente. Nunca existiu o clima opressivo, que geralmente aparece quando estamos com alguém hierarquicamente acima, seja um chefe no trabalho ou um professor da faculdade/escola. Foi surpreendente encontrar pessoas que há tanto tempo no caminho, que já possuem um convívio maior com o Sensei e com o próprio caminho em si interagindo com os principiantes com a humildade de alguém que começou a treinar também a poucos dias, e a vontade de ensinar e treinar como se estivessem diante de uma tropa samurai pronta para a guerra. Por isso, só tenho a agradecer pela experiência.
Arigato Gozaimashitá!!
Almeida

Tags: Visita, Relatos,

Efeito Terapêutico dos Katas

por Mendes-Cax - RS/Caxias do Sul - 05-nov-2013

Segue o relato do Aluno Anderson, o qual treina tanto na unidade de Porto Alegre como em Caxias do Sul:

Ohayou Gozaimassu Yoroshiku Onegai Shimassu,
 
Apenas um breve relato quanto ao treino de ontem.
Nada como um treino com Katas quando não se consegue
mais pensar em nada a não ser em problemas.

O efeito terapêutico é impressionante.
Esquecer dos problemas e concentrar-se. 
Nada melhor para tratar ansiedade e a "bagunça mental" imposta pelo dia-a-dia.

Obrigado por essa oportunidade!
 
Arigatou gozaimashita!
Anderson Rech



"O efeito terapêutico é impressionante"

 

Tags: Relatos,
comentários   1 de 1

Edgar Aotagil Francisco - São PauloHai (Continua)

Alunos de BH/Brazil/visitan Buenos Aires

por Joel - AR/Buenos Aires REC - 01-nov-2013

26/sabado, tuvimos la visita de dos alumnos de Adeval de Belo Horizonte,
Fabio y Eva como auntenticos Samurais ,aprovecharon su Luna de Miel para
fortaleceren sus espiritus de combate junto a los Samurais Argentinos.




Los primeros entrenamientos fueran de Niten Ichi Ryu y iaijutsu
Senpai Paula invitó a mi para participar del entrenamiento de Iai
lo que hizo que mi corazón explotara de alegria al hacer parte
desta energia emanada daquelle grand batallon.





Konbawá, Sensei!

Gostaria de lhe contar sobre a visita minha e do Fabio ao dojo de Recoleta, em Buenos Aires. Depois de quase um ano sem treinar por motivos que o próprio Sensei nos ensina que não justificam, durante a nossa lua de mel, mesmo sem termos levado nossos equipamentos, sentimos uma imensa vontade de voltar a treinar e fomos passar uma maravilhosa tarde de sábado com o Senpai Joel. Quando chegamos ao dojo, ficamos surpresos com a quantidade de alunos graduados que tem na unidade. E não parou por aí.

Assim que os alunos foram chegando, todos se juntaram e limparam todo o dojo, sem uma única palavra de comando. Depois do dojo limpo, arrumaram seu equipamento e se prepararam para iniciar o seu treinamento. Senpai Joel deu o comando e estavam todos prontos, impecáveis, para o começo do treino. A concentração e determinação mostrada na postura foram de arrepiar. Estavam preparados para a batalha.

Os primeiros treinos foram de Niten Ichi-Ryu e Iaijutsu. Fui convidada pela Senpai Paula a participar do treino de Iaijutsu e meu coração se explodiu de alegria ao fazer parte da energia emanada daquele grande batalhão. Todos os movimentos executados buscando a perfeição; eu quase pude ver cada inimigo abatido pelos golpes estudados e precisos executados pelos guerreiros.

Depois de um treino de tanta concentração e até uma certa tensão pelo seu significado (no Iaijutsu, são estudados movimentos para abater o seu oponente com um único golpe), o senpai Joel chamou o seu exército para o combate, que respondeu com um Hai uníssono parecendo um trovão. Todos os alunos se reuniram para iniciar o Kenjutsu. Senpai Joel mostrava a técnica, ensinava como fazê-la e então todos treinavam com uma garra e um kiai impressionantes. E então, o shiai começou. Em nenhum momento, a energia caiu dentro do dojo ou a tensão do campo de batalha abandonou o corpo e a mente dos guerreiros, mas tudo isso era acompanhado com uma serenidade perceptível que contrastava e, ao mesmo tempo, equilibrava.

Ao final do treino, o batalhão samurai se reuniu para ouvir os ensinamentos do Sensei e para entender a filosofia samurai no chamado “Momentos de Ouro”. A curiosidade, a notável absorção do ensinamento e a vontade de continuar no caminho, transbordavam pelos olhos dos guerreiros que se levantaram e cantaram, a plenos pulmões, o hino do Niten. Após o treino, passamos momentos muito agradáveis e tão intensos quanto o treino com o senpai Joel, senpais e kohais da unidade, que ficaram para se confraternizarem conosco. Domo arigato gozaimashita, mina-san, pela receptividade e carinho que nos receberam. Sensei, ficamos encantados com a força dos ensinamentos do Sensei e no caminho trilhado reto por todos os seus alunos. Mesmo na Argentina, longe do Sensei e com maior dificuldade de estar na presença do Mestre, o treino é o mesmo, com a mesma garra, energia e determinação. Ficamos orgulhosos e agradecidos, Sensei, de ter um mestre que se preocupa não só em difundir a arte samurai, mas também com a maneira e o caminho corretos para fazê-lo. Domo arigato gozaimashita, Sensei, por se preocupar conosco!

Banzai!

Eva e Fabio – Niten BH






Tags: Relatos,
comentários   2 de 2

Ivan - Juiz de ForaMuito bom vê-los treinando na Argentina.
Espero poder treinar novamente com os dois em breve aqui em Juiz de Fora ou BH!
Gambate! e Felicidades ao casal! (Continua)

Omar Pereira Marques - NiteróiRealmente um exemplo para todos nós!
Shitsureishmassu!
Omedetou Gozaimassu aos irmãos Argentinos!
Sayounará!
Unidade Tijuca - RJ
Omar Pereira Marques (Continua)

A procura do corte perfeito

por Rezende - Hayabusa - 15-ago-2013




Acerca de mais ou menos duas semanas atrás, hoje 15/08/2013, Sensei me deu uma missão para corrigir um erro de fundamental importância na minha técnica do Iaijutsu e o que ele dizia era simples: "Mais energia no corte Rezende, é para cortar". No dia em questão não consegui consertar tal problema.

 
Passei as ultimas semanas pensando nessa "energia", o que define ela: Mais força na mão esquerda na hora de efetuar o corte ? Mais concentração na hora de tentar ? Mais espírito ? Aos poucos busco por essa resposta, não a tenho pronta mas agora tenho uma ideia do que seja essa energia. 
 
Um corte claramente depende da técnica para sair bom mas não é só isso, o sentimento também importa, fui observando a diferença de como é se cortar quando se faz um corte com vontade mas sem o sentimento de estar lutando e como é um corte com um sentimento de que está em batalha. Observei também o quanto esse sentimento é importante até em nosso dia a dia, ele tem a capacidade de nos deixar mais atentos e também fazermos com que estejamos prontos para qualquer problema que vier.
 
Continuo a procura do "corte perfeito" e continuo a aprimorar minha técnica mas vi e aprendi que sem esse sentimento de Shinken Shobu não é possível chegar ao objetivo que almejo.
 
Sayonara.
Arigato Gozaimashitá Senpais por estarem sempre me orientando.
Arigato Gozaimashitá Sensei por me permitir ser um aluno e ter me passado essa missão tão gratificante.
Rezende - Unidade Tatuapé"

Tags: Hayabusa, Treino, Sensei, Relatos,

La Plata ya está funcionando

por Joel - AR/La Plata - 22-abr-2012


Los coordinadores Aguirre y Osella, Desde Marzo están en La Plata,
ministrando las clases en el Predio Norte.
Los primeros interesados ya comenzan a sumarse.




Marcos Blas (Centro), es un Karateka interesado en el Kenjutsu, ya en su primera
participación, pudo experimentar las Dos Espadas de Myamoto Musashi Sensei
y poner la armadura de combate.




Tags: Relatos,

Relato

por Tassiane - DF/Brasilia - 18-dez-2011



Gostaria de relatar algo que guardo comigo, mas, não sei realmente se devo ou não relatar, primeiro, agradeço a enorme oportunidade de fazer parte do Niten, realmente, muito me identifiquei com o Instituto, comecei em julho deste ano e como tem sido importante os treinos e o contato com o bushido
 
Bem, o que gostaria de relatar é o modo como conheci o Niten, foi muito curioso, pois ocorreu por meio de um sonho. E assim foi o sonho: Eu estava em um lugar muito verde e as franças das árvores eram os sons do silêncio, havia montanhas no horizonte e eu estava próxima de uma nascente, então, de repente, escutei o som de um cavalo galopando a distância, quando me virei para ver o que era, vinha um samurai montado em um cavalo com a armadura e a Kataná em punho, fora do sayá e erguida, brilhava com a luz do sol, não dava para identificar o rosto dele, pois tinha uma máscara que o cobria, o galope aumentou em minha direção, ainda posso me lembrar da respiração do animal e o momento em que paralisada vi o samurai apontar a kataná em minha direção, quando estava bem próximo de mim eu acordei.
 
Naquele dia em diante decidi procurar algo mais a fundo sobre a cultura japonesa e sobre os samurais e nunca imaginei que pudesse encontrar no Brasil um instituto tão vinculado às raízes samurais e a cultura japonesa. Quando descobri o Niten fui ao treino com o coração palpitando tamanha a vontade de conhecer o Instituto. E confesso que neste ano de 2011 foi uma das melhores coisas que me aconteceu. Muito Obrigada a todos! Obrigada Niten!
 
Arigato Gozaimashitá Sensei
Senpai Ricardo e Senpai Silvana. 
Tassiane N. Garcia

Tags: Relatos,
comentários   2 de 2

Camila - BrasíliaKonnichiwa Tassiane,
fico feliz que tenha tido garra para buscar seu sonho, e mais feliz ainda que tenha encontrado o niten na sua busca.
É sempre uma honra poder treinar junto a pessoas que verdadeiramente admiram essa arte.
Como disse o Sensei, fina (Continua)

Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaKonnichiwa Tassiane,
Omedeto pela coragem em transformar um sonho em realidade, de treinar forte o Iaijutsu! Espero que esteja se realizando, e conhecendo mais do caminho do guerreiro, e que continue por muitos anos ainda!
Sayonara,
Otavio
Taguatinga (Continua)

Fazer o que tem de ser feito

por Andre Martins - blog - 18-dez-2011

Por mais que permaneçamos, por força do destino, distantes de pessoas que marcaram nossas vidas de alguma forma, sempre há um pouco de cada um em nossos corações e pensamentos.
Tamanho é esse contato, que as vezes pode moldar o que nos somos hoje.
Não me esqueço de uma frase dita por dois amigos que sempre carreguei em meus pensamentos e fazem parte do que sou hoje.... Era 2006 estava em um dojo na Rua São Clemente no Bairro de Botafogo, quando em uma palestra escutei um desses amigos dizer a seguinte frase:
"(...) independente do medo e da insegurança que se tenha, em alguns momentos só nos resta uma solução, fazer o que tem de ser feito (...)".
Não imagina o impacto que tal frase teve em minha vida.
Por isso, meus amigos ainda digo que carrego o Niten em minha mente e coração, pois continuo, apesar de todos os obstáculos, FAZENDO O QUE TEM DE SER FEITO.
Abraços aos amigos Sensei Jorge Kishikawa e Wenzel Bohm

Tags: Bushido, Relatos,

Alegria interior

por TASSIANE - BRA - DF/Brasília - 27-jun-2011

Kon-Nitchi-Wá a todos(as)!

Gostaria de manifestar minha grande alegria interior em participar do Instituto. Tenho muito que aprender e observar, mas, apesar de ter feito apenas uma aula, já me sinto em casa e com uma grande responsabilidade ao seguir o Caminho do Guerreiro, no qual, ``bem poucos o escolhem``. No Iaijutsu sinto a concentração mais intensa e o Espírito expandir... Agradeço a todos que me acolheram, em especial Senpai Ricardo e Senpai Silvana da Unidade de Brasília, e é uma honra seguir os passos do Sensei.

Muito obrigada por tudo.
Arigato Gozaimashitá
Tassiane.

Tags: Relatos,
comentários   1 de 1

Furtado - TaguatingaOmedetou gozaimassu pelo relato!
Seja bem-vinda.

Furtado. (Continua)



Tag  relato        Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br