Ir para o Conteúdo
imgcentral

Projeto Niten Virtudes


Projeto Niten Virtudes do Instituto Niten trazendo a prática do Kenjutsu aos jovens da rede de ensino público


No dia do Samurai de 2011, 24 de Abril, o Instituto Niten inaugurou o projeto NITEN VIRTUDES.
Uma iniciativa social que tem por objetivo
promover o desenvolvimento humano dos jovens através da prática do Kenjutsu pelo Instituto Niten-Método KIR

O projeto é direcionado para os jovens entre 12 e 18 anos de idade que sejam estudantes da rede de ensino público.

O projeto oferece bolsas praticamente integrais a número limitado de participantes por unidade do Instituto Niten. Todas as unidades do Instituto Niten participam do projeto com diferentes números de vagas.


Serão oferecidos treinos semanais e todo o ambiente do Dojo de disciplina e respeito nos moldes do Budô Tradicional aos interessados em participar.

Os materiais serão inteiramente fornecidos pelo Instituto Niten, incluindo material disponível no próprio Instituto, materiais doados pela loja virtual Kendoonline, e por alunos e ex-aluno interessados em contribuir.

Alunos que completem mais de 18 anos de idade poderão permanecer treinando no projeto enquanto estiverem continuando seus estudos e até três anos após seus estudos.

Esperamos com esta iniciativa dar nossa contribuição para a formação dos nossos jovens!

Para inscrever-se no Projeto e receber o regulamento completo, preencha o formulário completo:













Mural do Niten Virtudes




Retornar para últimas postagens

    NIten Nova Friburgo na Imprensa da Serra

    por NitenRio - 18-mai-2011

    Matéria publicada 18 de Maio de 2011 no Jornal Nova Imprensa!
    Omedetou Niten Nova Friburgo que já conta com 5 alunos!




    Toda a beleza da arte milenar de manuseio de espadas samurais pode ser conferida de perto em Nova Friburgo. O Instituto Niten, sob coordenação do Mestre Jorge Kishikawa, abriu inscrições para o projeto “Niten-Virtudes” no ginásio do Friburguense, em Olaria, cujo instrutor designado é o Sempai Israel Carbone.

    Este projeto prevê oferecer todos os subsídios para o treinamento pleno, com todos os materiais necessários para até 12 alunos. Podem se matricular jovens, meninos e meninas, que sejam alunos da rede pública de ensino (qualquer nível), entre 12 e 17 anos. Para isso estão sendo elaboradas parcerias com a rede pública de ensino.


    Serão oferecidos treinos semanais aos domingos. As espadas de bambu e de madeira serão emprestadas pelo projeto para a prática na aula. Após dois meses de treino, o aluno terá: shinhagakure, livro do Sensei Jorge Kishikawa sobre a aplicação da filosofia do treinamento no dia-a-dia; kimono, hakama e obi (vestimenta completa feita sob medida) próprios; shinai (espada de bambu) própria, mas o aluno não levará para casa. Será disponibilizada ainda uma armadura de empréstimo para cada 2 alunos, que a utilizarão em regime de rodízio.

    A prática do Kenjutsu no Instituto Niten está sempre intrinsecamente ligada à cultura do “caminho”, no qual os alunos aprendem com entusiasmo os princípios de respeito, hierarquia, compaixão, busca pelo aperfeiçoamento, percepção do próximo, iniciativa de colaborar e ajudar. Há um destaque especial para os valores de respeito para com os mais antigos e os mais velhos e o senso de responsabilidade e zelo pelos mais novatos e mais novos. Além destas características sociais o treinamento também fortalece a coragem, a disposição física, a garra para o enfrentamento dos desafios e o desenvolvimento de estratégias para superá-los.

    Em paralelo ao projeto Niten-Virtudes, o Instituto pretende abrir espaço e horário de treinos também para outros alunos, com idade livre a partir de 12 anos, pagantes normais de mensalidades e taxas, adquirindo materiais próprios.

     
    Saiba mais sobre o Instituto Niten

    O Instituto Niten é uma associação filantrópica sem fins lucrativos que desde 1993 ensina as artes da espada samurai aliada à filosofia com o objetivo central de recuperar o potencial humano de seus aluno e promover o cultivo das virtudes e do espírito. O Instituto foi Fundado pelo Sensei Jorge Kishikawa, já naquela ocasião por solicitação de colegas estudantes de medicina do Sensei Jorge Kishikawa que pediam um curso com o objetivo de trazer além da prática do Kendo e Kenjutsu, também os aspectos da cultura e tradição japonesa e dos caminhos de aperfeiçoamento espiritual aos alunos.

    A entidade já ministrou treinos regulares em Nova Friburgo em 2004, e mesmo não sendo possível na época dar continuidade havia sempre o chamado de alunos e interessados para o retorno do Niten à serra. Com a tragédia das chuvas de janeiro de 2011, toda a unidade do Niten no Rio de Janeiro se mobilizou para arrecadar donativos, o torneio anual foi focado na solidariedade e houve o compromisso conjunto de alunos e monitores de apoiar uma unidade novamente na serra a partir do outono, em local a ser escolhido, com o objetivo de serem oferecidos pelos treinos garra e encorajamento à região serrana. O Dia do Samurai, comemorado em 24 de abril, acabou incentivando a colocação imediata do projeto de Nova Friburgo em prática.

    Mais detalhes sobre a proposta e o Método KIR aplicado no Instituto Niten podem ser vistos no site: http://www.niten.org.br.

    Tags: Imprensa, Jornal, Jihi, Virtudes, Social,
    comentários  

    Saraiva - Rio de JaneiroParabéns Sensei, Senpai Wenzel e todos que contribuem com este projeto Niten-Virtudes que leva esperança e energia para todos enfrentarem os desafios da vida com muita coragem.
    Sayounara Arigato Gozaimashita
    Saraiva

    Guimarães - Rio de JaneiroGostaria de parabenizar o Niten por esta atitude, em especial ao Sensei e
    ao Senpai Wenzel. Esta é mais uma ação que dignifica e honra o sentido do
    caminho, ser samurai é ir além do combate físico, é ter compaixão e empatia
    com o outro, ou seja "omoiyari". É para nos lembrar de que a energia que
    colocamos na guerra para procurar a paz não deve cessar inclusive no momento
    da reconstrução. Por isso me orgulho de fazer parte do instituto, contem
    sempre comigo.
    Arigato Gozaimashita
    Guimarães






    topo

    (+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
    (+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h