Ir para o Conteúdo

Mural Niten Gaúcho


Shugyo do Mendes

por Niten - Caxias do Sul - 09-mar-2016


Cuidar do Dojo e do grupo, ser um exemplo; isso é ser Senpai

"De fato esse meu terceiro Shugyo foi bem diferente! Logo no início Sempai Wenzel me delegou a função de coordenar os outros shugyos e o estagiário​.
A cobrança direta e pressão psicológica foi bem mais leve do que nos outros dois Shugyos que realizei, porém a responsabilidade foi deveras maior!
Coordenar, puxar o treino matinal, acelerar, “apertar” os outros shugyoshas me pegou de surpresa, o que foi ótimo! Pude aguçar ainda mais meus conhecimentos de Coordenação, tentando 100% do tempo agir como exemplo, sem parar, sem hesitar! Ficou ainda mais claro que ser um Senpai de verdade realmente vai muito além de palavras e um kimono azul: é a sua atitude e exemplo que lhe separam dos outros. Além da sua atitude é também o sentimento de corrigir pelo bem do outro. Senti de forma consciente como o Rei, respeito, kincho são os sentimentos dominantes que sobram após um treino puxado de 2h pela manhã entre o Kouhai e o Senpai.
Conclui como é importante e saudável para a relação Kohai/Senpai suar juntos, não apenas ficar nas palavras!
 
Foi diferente, afinal, não poderiam haver falhas! Foi me passado uma missão e o bom andamento do Shugyo do Kyriu, Hoch e estadia do Gorgulho e Vilela dependiam diretamente da minha atitude como mais antigo. Pude treinar habilidades como estar calmo e atento ao mesmo tempo, ágil e sereno,  habilidades que a princípio parecem ser antagônicas porém fazem parte do Bushi Moderno.
 
Enxerguei como essa foi uma oportunidade ímpar que só é possível se você priorizar o seu tempo para o Caminho. Em que outro lugar você pode viajar para realizar um treinamento intensivo e ao invés de ser um treino focado na sua técnica você tem que aprender a cuidar dos outros? Orientar? Ser um Sempai? Só no Niten mesmo!
 
Constatei que estar em São Paulo é como estar deslocado temporalmente da minha realidade. Você deixa para trás trabalho, família, namorada, planos, possíveis viagens com um único objetivo: Jiki Shin Kore Miti, consertar o espirito! Tenho certeza que essa oportunidade é para poucos (não poucos que podem, mas sim poucos que realmente querem!). Uma vez por ano em São Paulo tem se tornado essencial para renovar as minhas energias, conceitos e trazer conhecimento fresco para a Unidade!"

Mendes, Thiago de Souza - Coordenador do Dojo Caxias do Sul-RS


Mendes foi o Campeão do 13º TBIK (Torneio Brasileiro Individual de Kobudo) na categoria máxima (Kobudo), na foto está usando Naginata

Tags: Shugyo,


Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Rio Grande do sul
    (051) 99543-2469
    portoalegre@niten.org.br