TREINAR
KENJUTSU
EM CASA

Para distribuir a chama da Espada criamos a página "KENJUTSU EM CASA PARA TODOS".
Nela todos podem encontrar material para treinar em casa e trechos dos Momentos de Ouro do Sensei Jorge Kishikawa.
Vamos manter a energia do Corpo, Mente e Espírito em movimento!




LIVRO DOS CINCO ANÉIS
Os Cinco pergaminhos de Miyamoto Musashi.
O Gorin no Sho, ou Livro dos Cinco Anéis, foi largamente traduzido em todo o mundo, é conhecido por empresários, estrategistas, atletas e difusores de Artes Marciais de todo o mundo. Nesta edição, Sensei Jorge Kishikawa, o maior expoente do Bushido fora do Japão da atualidade, comenta a tradução de Rosa Mika Kishikawa, profunda conhecedora da arte e da cultura nipônicas
COMPRE PELA AMAZON

Mural - Instituto Niten Rio Grande do Sul Ir para o Conteúdo

Mural Niten Gaúcho


Geração em geração

por Bhering - 30-abr-2020

"Mina san,

Estou no Niten desde 2004, portanto farei 16 anos que tento aprender artes marciais japonesas, tentando me tornar uma pessoa melhor.

Hoje dia 25 de abril de 2020, no meio de uma pandemia, o treino virtual de Kenjutsu de Brasília foi realmente sensacional.

Quem ministrou a aula foi o Senpai Patrick Lopes. Filho do Senpai Ricardo Lopes e da Silvana Senpai.

Simplesmente repassou as principais técnicas de 0 a terceiro kyu.

Minha mente voltou ao passado, quando Senpai Ricardo Lopes também fazia este tipo de treinamento conosco em Brasília e Taguatinga.

Como o tempo passa rápido, escoa.
Passados estes 16 anos, seu filho, um profissional da saúde, nos orienta e passa as mesmas técnicas antigas de centenas de anos, que receberam do Sensei.

Acho que foi um tremendo presente, que nos faz refletir de como é a vida e em qual contexto este grupo de Brasília está imerso.
Várias famílias em várias faixas de idade, praticando e dando origem a tradições, continuidade destas técnicas e espírito para as gerações futuras, mesmo em uma situação de extrema dificuldade de contato pessoal.

Também mostra, que apesar de estarmos em casa, por uma pandemia, e graças às tecnologias modernas podemos receber este treinamento e não deixar cair o ki. Não deixar o espírito amolecer. Se manter firme e preparado para quando a situação mudar, para melhor, assim espero e desejo.

Fica aqui meu agradecimento e alegria de ver o Niten acontecendo, apesar da situação, muito forte e renovado, pois não se diz que na dificuldade é que ocorre a superação?


Arigato gozaimashita ao Sensei Kishikawa e Senpai Wenzel por mais esta oportunidade.
"

Bhering - unidade Brasília
Aposentado
Engenheiro civil e Transportes e Segurança do Trabalho
Funcionário de carreira do Ministério do Planejamento e Presidência da República


Aluno Bhering, do dojo Lago Sul, no Gashuku Cooper Yamato

comentários  

Luiz Otávio de Lima Rodrigues - LondresSenpai Bhering, arigatou gozaimashita pelas palavras, foram dirigidas ao Senpai Ricardo e a Familia Lopes, mas como iniciei meu caminho no Niten em Brasilia pude relembrar um pouco dessa historia ao ler as palavras do senpai! Realmetne é uma alegria poder fazer parte do Niten e ver essa historia acontecendo, de alguma forma fazer parte dessa historia do Niten, e apreder um pouco que seja do bushido!

Otsukaresama deshita!



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Rio Grande do Sul
    Porto Alegre:(051) 99543-2469
    Caxias do Sul:(054) 98402-0540
    Novo Hamburgo:(051) 99808-6913
    rs@niten.org.br