Ir para o Conteúdo
imgcentral

Como Conseguir um Espirito Forte

O Bushido e o espírito inabalavel


Pedro

Tomar a atitude correta muitas vezes exige uma força de vontade realmente forte e outras vezes uma força de vontade inabalável. E como conseguir esse tipo de força?
Essa é uma pergunta que me faço já há algum tempo.


Quando entrei no Instituto Niten meu objetivo era apenas ampliar o conhecimento que possuo sobre as forças que emanam do meu corpo e atuam sobre ele e o ambiente ao meu redor. No entanto, agora passados quatro meses posso dizer que no mínimo estou revendo os meus conceitos sobre o verdadeiro sentido de se tornar um guerreiro.
Trilho o caminho das artes marciais japonesas há algum tempo e já estou familiarizado com alguns princípios comuns às diversas ramificações desse caminho, incluindo os princípios do bushidô. Mas o que torna o bushidô realmente fascinante não é o que ele possui em comum com outras doutrinas, mas sim suas peculiaridades. (...) Esses ensinamentos, do corpo e da mente, visam formar o espírito do combatente. (...) A grande diferença que percebi entre o bushidô e a filosofia de diversas artes marciais reside justamente ai, na formação do espírito. Nada é mais importante para um samurai do que possuir um espírito forte, inabalável, pronto para morrer a qualquer momento em prol do seu senhor. Possuir um espírito assim é mais importante do que a própria técnica no bushidô.
(...) Tomar a atitude correta muitas vezes exige uma força de vontade realmente forte e outras vezes uma força de vontade inabalável. E como conseguir esse tipo de força?
Essa é uma pergunta que me faço já há algum tempo. Quando entrei no Instituto Niten, não acreditava (devido a experiências anteriores) que os instrutores poderiam passar algum valor realmente sólido que poderia ser agregado à minha pessoa. Entretanto, depois do primeiro treino já percebi o diferencial do Instituto em relação a outros dojos de artes marciais. Seriedade é algo que acho fundamental em qualquer relação humana, e é ainda mais importante em uma relação mestre-aprendiz. Acho realmente gratificante que todos no Instituto levam a sério o bushidô e isso me motiva a seguir adiante no Caminho, dia após dia.

Por isso sou grato a todos no Instituto que já me ensinaram alguma coisa (Sensei Kishikawa, Senpai Ricardo, Patrick, João, Rafael, Paz, Leandro, Bhering e tantos outros) e respeito profundamente todos os demais, meus irmãos de armas.

Ainda não possuo uma resposta clara para a pergunta acima, mas acredito de coração que o bushido e o Instituto Niten podem me ajudar a encontrar o que procuro.

Arigato Gozaimassu!

Pedro


topo

Instituto Niten Brasília
(061)98422-4969
brasilia@niten.org.br