Ir para o Conteúdo
imgcentral
Treino e demonstração de Goshinjutsu com o Sensei na CSN - Niten Rio - Dezembro de 2008

Treino de Goshinjutsu na CSN


O Sensei Jorge Kishikawa esteve na Unidade do Niten na CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), na cidade de Volta Redonda, Rio de Janeiro.

Os participantes puderam aprender como agir em situações de perigo tendo à disposição objetos como cassetetes de madeira, escudos e revistas, entre outros. Os “samurais do aço”estavam todos atentos às explicações do Sensei e firmes no treinamento.



Veja o que os alunos do Rio escreveram sobreO Treino de Goshin na CSN:


"CSN, aqui fomos nós. Já conhecia a siderúgica e fiquei pensando sobre a sincronicidade das coisas. Parece que aço chama aço. Forjar metal ou forjar guerreiros na fornalha dos treinos.

Pudemos conhecer as armas dos homens de preto, companheiros de espada da CSN. Independente das armas usadas, acredito que mais díficil ainda é o trabalho do espírito, nossa usina de energia. Isto somado à técnica, pode fazer toda diferença, seja usando cassetete,espada ou outra variação (quem sabe sapato alto de mulher?).

No momento de ouro, o sensei falou sobre suportar, não jogar a queixa na porta dos outros. E isso me fez pensar novamente sobre o metal, um material que reflete à nós mesmos. É preciso saber cortar e aprender com os cortes.

É sempre especial estar com Sensei.

Domo arigato Gosaimashita!"

Luciana Lebel - RJ


"Quando meu irmão me convidou para ir para Volta Redonda na última quarta feira com a companhia do Sensei.
Fiquei muito feliz de poder acompanhar o Sensei e de poder aprender as técnicas de Goshinjutsu. (...)
Desde o início do treino já fomos apresentados aos equipamentos usados pelos guardas da CSN: colete à prova de balas, três tipos de cacetetes, spray de pimenta, escudo e outros equipamentos de proteção. Logo durante essa apresentação o Sensei já mostrou como o conhecimento dos pontos "estratégicos" pode ser útil no Goshin.

Nos juntamos aos alunos da CSN.
O treino começou com um kihon nito muito especial: enquanto mostrava os movimentos do kihon, o Sensei dava idéias, mostrava como aquelas técnicas poderiam ser absorvidas e utilizadas no dia-a-dia desses guardas.
Logo depois uma sequencia normal do treino: Men, Men, Men seguido de Kakarigueiko.(...) À media que a fila andava, logo iam se colocando em posição de forma rápida, simples e correta; principalmente durante o kakarigueiko.
Finalizando o treino, o Sensei falou de como os samurais devem sustentar o peso da vida sem reclamar ou demonstrar que está carregando o peso. Sensei falou que está na moda as pessoas se abrirem umas pras outras, contando os problemas. O samurai não deve se abrir, deve carregar o peso sozinho.
Foi muito bom estar na companhia do Sensei a todo momento, podendo confirmar novamente o quão forte é a presença do sensei, já que passamos pelo menos 4 horas no mesmo veículo.
Arigato Gozaimashitá, Sensei, por mais um momento inesquecível.


Sayonará, Nikolas





topo

Instituto Niten Rio de Janeiro
TEL: (21) 9-8737-5414
riodejaneiro@niten.org.br