Ir para o Conteúdo
imgcentral
Treino com o Sensei - Niten Rio - 24 de Setembro de 2009 - Fotos: Mariana Lamego

Treino com o Mestre

Sensei Jorge Kishikawa no Niten Rio - 24 de Setembro de 2009


No dia 24 de Setembro,o Sensei visitou o Niten Rio
Durante sua estadia,o sensei reforçou os ensinamentos de Kenjutsu,repassou os fundamentos dos katas do Bushidô
Os alunos que estiveram presentes relatam que o aprendizado foi especial não apenas na parte técnica como também espiritual.

Destaque neste dia para o recebimento dos Shodens de Fernanda Muxfeld, a primeira shooden mulher do Niten e Breno Freitas, nosso coordenador de Niterói

Mariana Lamego, mãe do nosso pequeno Grande Samurai Gabriel Garcia, nos prestigiou com lindas fotos do Treino com o Sensei.
Domo Argato Gozaimashita Mariana.



Convívio com o Mestre

Impieri, 67
A vinda do Sensei é sempre um acontecimento marcante para todos nós.
Cercado de emoção e muito respeito.
No treinamento as mudanças apresentadas, de maneira condensada, rápida, mas eficientemente didática, nos deram a dimensão e a importância das mesmas.
Sorte daqueles com memória fotográfica e que puderam captar os inúmeros e importantíssimos detalhes apresentados diretamente pelo Sensei.
Para os demais, com certeza os Senpais nos auxiliarão.

A explicação sobre as variadas e corretas formas de aplicação do Tsuki foi excelente (Matéria do Café com Sensei de 19/1/2009 “Um toque basta”).
Devemos ler e meditar sobre as sábias palavras ali colocadas.
Com material tão vasto e rico, cabe agora a cada um de nós colocarmos em prática estes ensinamentos, com muito e muito treino!

Nos Momentos de ouro descobri que tenho muito que aprender, principalmente no que se refere ao “convívio com o Mestre”. Mas a cada oportunidade aprendo algo novo e assim espero um dia atingir o Gokui do Bushido!
Chamou minha atenção a frase do aluno Diego SIMÕES, 13 anos, segunda aula inicial e primeiro aluno da nova Unidade Tijuca. Disse algo assim: “Este é o meu lugar. Vim para ficar”.
Seja muito bem vindo SIMÕES!
A grande lição que todos podemos tirar do que assistimos hoje é que temos de perseguir nosso “Gokui” nos vários aspectos de nossa vida, seja nos treinos físicos, no Bushido e principalmente na nossa vida pessoal e profissional.
Isso refinará o nosso espírito e caráter, tornando-nos referência e exemplos de vida para as demais pessoas.

Domo arigato gozaimashita ao Sensei por nos proporcionar e principalmente nos instigar a promover esse crescimento em nossas vidas.


Nunca é tarde pra acordar

Meriguetti, 35

Um dia de treino com Sensei nunca cai na rotina. Impressiona-me como sempre é novidade, como sempre há os ensinamentos para mim desconhecidos, e sempre as mensagens, avisos e "chamadas" sobre temas e situações em que estamos desatentos. Neste último treino, sobre os aspectos e observações que foram passadas, os detalhes dos movimentos da espada e o sentido e credibilidade dos golpes e técnicas com seus diversos horizontes de possibilidades, assim como sobre os momentos de ouro, principalmente sobre o gokui e como alcançá-lo, acordei para o quão superficial é meu olhar sobre as coisas que estão a minha volta. Durante anos venho enxergando as coisas de maneira rasa, sem profundidade, ainda que achasse equivocadamente comigo mesmo que estava realmente "indo fundo" e "entendendo o âmago" seja das técnicas passadas, seja de vários aspectos do cotidiano. Felizmente no Niten, o Sensei está sempre pronto para nos dizer o que não enxergamos ( e olha que não enxergamos as coisas mais óbvias!) e, em especial, é muito bom ter um Mestre para nos dar as broncas tão necessárias e fazer que acordemos. Não tenho dúvida que minha mente sofreu um baque e que meu olhar sobre tudo mudará com muito esforço, treino e perseverança, pois derrubar vícios antigos é difícil, mas sei que posso fazê-lo. Estou disposto a buscar profunda e verdadeiramente a essência das coisas. Hoje eu tenho 35 anos , mas os ensinamentos do Sensei me deixam muito certo que tenho muito a melhorar ainda, e que posso melhorar, e que nunca é tarde para acordar.
Arigato gosaimashita Sensei pelos sempre novos ensinamentos, pelas "broncas" e por acreditar que não somos uma perda de tempo.


topo

Instituto Niten Rio de Janeiro
TEL: (21) 9-8737-5414
riodejaneiro@niten.org.br