Ir para o Conteúdo
imgcentral

Gashuku com Sensei - 2014


No dia 27 de abril de 2014, o Sensei Jorge Kishikawa foi ao Rio de Janeiro e promoveu um Gashuku que renovou as forças e o espírito dos alunos. Um treinamento intenso, que aprimorou a técnica e o conhecimento de cada um.


Palavras dos Alunos


"Konbanwa yoroshiku onegai shimasu,

Passar algumas horas aprendendo com os Senpais já é fantástico mas, realmente, ter a oportunidade de estar com o Sensei é algo inenarrável!
Participei do Gashuku do dia 27/04 e só tenho a agradecer ao Sensei pelos ensinamentos, pelas correções, pela grande energia passada aos seus alunos, etc.
Arigato por nos presentear com o "Shugyo da Pescaria" e ainda com direito à tradução, explicação e sentimentos em tempo real.
Que o Universo continue lhe proporcionando saúde e muitos anos de vida.
Domo Arigato Gozaimashita, Sensei."
- Andréa





"Konbawa sensei! Shitsurei shimasu,

Gostaria de agradecer muito sensei pelo gashuku deste domingo aqui no Rio, tentei absorver o máximo que pude ficando de olhos e ouvidos atentos a tudo!
Em especial me surpreendi com a profundidade que o sensei explicou sobre o iaijutsu sobre a adaptabilidade, foi uma grande honra também ajudar na primeira demonstração, apesar de não ter conseguido reagir ao golpe a tempo, bom tenho que me esforçar mais no treino!
O áudio visual do shugyo na peixaria foi muito bom, vi ali até coisas que preciso me policiar também no dia a dia de trabalho para poder prestar um serviço melhor a minha empresa.
Arigatou Gozaimashita por tudo sensei! "
- Cordeiro





"Konbanwa Yoroshiku Onegai Shimassu, Sensei,

Inicio este relato com um agradecimento especial ao Sensei, pelos muitos ensinamentos que recebemos ao longo destes anos de convivência e por sua perseverança no Caminho que mesmo com as nossas inúmeras imperfeições não desiste de nos ensinar.
Neste Gashuku tive a oportunidade de correções de vários aspectos dos Kamaes do Kenjutsu diretamente pelo Sensei, verificando os mínimos detalhes que são invisíveis aos nossos olhos, mas que estão ali para serem trilhados. Caminho longo mas gratificante de atravessar com Nosso Mestre.
No Iaijutsu mais observações do Sensei e um longo Caminho para ser percorrido. Ao final Sensei nos presenteou com a apresentação do vídeo "Shugyo na Peixaria" que somou-se ao dia Intenso como um incentivo para Vivermos bem, mesmo com todos os desafios que enfrentamos é possível superarmos nosso medos, angústias e demônios interiores com muito Treino, Determinação e as Orientações do Sensei.
Sayounara arigato gozaimashita!"
- Saraiva





"Sitshurei Shimasu! Ohayo Gozaimasu, Senpai Wenzel,

Gostaria de agradecer a presença do Sensei neste Gashuku de Domingo, oportunidade única para aprimorar o Caminho da Espada, Arigatou pelos Conselhos, Orientações e Correções, com certeza trouxe grande conhecimento a todos nós. Prazer também ter conhecido Senpai Joel, Simplicidade e Caráter marcante!
Arigatou Gozaimasu,
Sayounará."
- Edson





"Konnichiwa Sensei, shitsurei shimasu

Domo arigatou gozaimashita pelo Gashuku no Rio! Gostaria de deixar algumas palavras...
Colocar em breves palavras todo o conteúdo que o Sensei passou para nós é como fatiar o buri, no audio-visual do Shugyou na Peixaria.
Aliás este audio-visual resume, em si, anos de aprendizado no Niten e é uma aula de diamante para os samurais modernos. Imperdível!
Nele, percebemos que trabalho, mesmo quando difícil, é algo com coração e divertido, bem distinto de apenas executar-se uma rotina operacional. Como isto? Alguns segredos auxiliam-nos:
- Primeiro, ter em mente o rosto do nosso cliente durante a ação. O que produzimos faz os clientes (ou nossos chefes) se emocionarem? Tocamos o seu coração?
- Segundo, esforçar-se para fazer melhor, mais cinco minutos do seu trabalho. Esforçar-se para dar "meio-passo" além do esperado.
- Terceiro, usar desafios, metas de crescimento, para despertar sua "chama interna" que vai fazer com que você dê os meio-passos além do esperado e emocione seu cliente com seu toque pessoal.
- Quarto, ter comunicação fluída com seu cliente. Saiba seu nome, tente vê-lo como um amigo, um parente, não como uma simples pessoa que vai levar seu produto em troca de dinheiro.
Conquistado o cliente, todo o esforço e atenção são necessários para não desapontá-lo, pois a partir de então ele está confiando em você. Você não pode mais recuar.
Este espírito esteve presente ao longo de toda a parte técnica do Gashuku, com Sensei passando-nos o melhor da espada e orientando pessoalmente cada um de nós no avançar do caminho. Os alunos sorriam e eram encantados com cada explicação do Sensei.
Finalmente, o exemplo máximo do desdobrar deste espírito pudemos ver na premiação dos Guardiões: Teixeira (in memoriam), Breno, Costa e Foli, Samurais que - frente a todas as dificuldades - encantam os colegas de caminho, impulsionam-nos para a frente, ao crescimento, e são aqueles que ajudam a manter acesa a chama do bushido ao longo dos séculos.
Domo arigatou gozaimashita
Sayounara"
- Cortês





"Ohayou Gozaimasu Sempai, Shitsurei Shimassu

Sempai, havia dito no sábado que com certeza a ida ao Gashuko valeria a pena mesmo que naquele momento exigisse um sacrifício. Com certeza qualquer sacrifício que fosse necessário seria infinitamente menor do que o prêmio do Gashuko. Eu estava e estou visivelmente emocionado desde o evento.
Domo Arigato Gozaimashitá Sempai pelo apoio e por ter proporcionado este momento.
Sayounará"
- Carbonete





"Shiturei shimasu, konitchuwa, Sensei, Senpai wenzel

Poder estar com o Sensei é sempre um privilegio, em um único dia pude aprender muito, pude ver cada detalhe em cada kamae e katas vindo direto do nosso mestre. E ao término do treino tivemos a cerimônia dos guardiões do Rio e só podemos agradecer por tudo o que fizeram e vão fazer pela unidade e pelo Niten.
Também tivemos a oportunidade ver o vídeo do shugyo da peixaria com a narração do sensei, o quanto o vídeo se encaixou na minha vida é de emocionar, de agora em diante nada pra mim vai se tornar rotina e em qualquer palco que estiver a presença do omoiari vai estar comigo e tudo vai se tornar trabalho.
Arigato gosaimashita Sensei por separar esse vídeo, pude dar mais meio passo.
Sayonara"
- Perazzini


topo

Instituto Niten Rio de Janeiro
TEL: (021) 98737-5414 / (021) 97646-2211
riodejaneiro@niten.org.br