Mural - Instituto Niten Santos Ir para o Conteúdo

Mural Niten Santos


Desafios no Gashuku

por Neves - 17-mar-2015



"O desafio desse Gashuku começou a algumas semanas antes descobri que teria um compromisso no mesmo dia, mas não me dei por vencido e corri atrás para conseguir minha vaga no Gashuku. Depois de muito sufoco consegui! Houve alguns 'sacrifícios' que tive que fazer mas que valeram cada segundo !

Apesar de tudo não parecia que as forças estavam ao meu lado, sábado logo pela manhã já começo o dia me sentindo muito mal, e o restante do dia não veio a melhorar. Mas a vontade de estar lá e de absorver cada detalhe, cada ensinamento e cada novidade, faz a gente superar qualquer coisa.

As palavras do Odoshi me fizeram repensar mais sobre meu jeito de viver, muitas mudanças drásticas me aconteceram durante os últimos 4 meses, e acho que o que me falta é encontrar a paz para conseguir me manter firme até que tudo se ajeite.

As palavras do Sensei nos Momentos de Ouro também tem me ajudado muito a conseguir isso, Aseruna e Okoruna estão fazendo parte da minha vida, com extrema importância. Arigatou gozaimashitá Sensei !

Como disse antes, o Gashuku valeu cada segundo, as dicas de arbritagem do Sensei vão ajudar a tornar os shiais mais intensos e com mais precisão. Fazer novos katas do Kishikawa Ryu foi incrível, a
energia de todos fazendo juntos é indescritível, cada detalhe passado pelo Sensei a cada kata feito foi de suma importância para o meu aprendizado e aperfeiçoamento no Iaijutsu, e acredito que para muitos que estavam lá.

No Kenjutsu combate as novas técnicas vão fazer duelos mais dinâmicos desde cedo para os alunos, o uchikote no 6º kyu será um diferencial enorme para os que foram no gashuku e também para os que posteriormente saberão disso. Sempre digo aos colegas que é muito importante ir em pelo menos 1 Gashuku por ano, pois lá vemos coisas que talvez não veremos em alguns próximos anos, certos Gashukus nunca serão repetidos novamente e depois não adianta se arrepender.

Ao final do primeiro dia de Gashuku, poder trocar experiências com outros alunos e coordenadores é muito gratificante depois de um dia cansativo e muito rico em ensinamentos. Sentar com o Sensei junto com outros alunos em uma conversa um pouco 'informal' faz com que a gente se sinta próximo do Sensei, ouvir histórias que não achamos em qualquer lugar, ter momentos únicos que só um Gashuku pode nos dar, descobrir que as primeiras alunas de Sekiguchi Ryu após a guerra foram mulheres foi surpreendente, até por serem técnicas de Iaijutsu que exigem muito da pessoa que pratica. Até contei para uma colega sobre isso e já vi brilho nos olhos
dela por isso !

No segundo dia o cansaço tentava dominar o corpo, mas a vontade de aprender estava muito acima disso. Novamente aprender novos katas do Suio Ryu e praticar o Sekiguchi Ryu sempre será único.

Agradeço ao Sensei por mais essa oportunidade de trilhar o caminho certo, e também pelo Sensei ter a paciência de me orientar para cada dia me tornar uma pessoa melhor e superar os desafios que a vida me traz. Já estou objetivando as minhas mudanças.

Domo arigatou gozaimashitá Sensei por mais um Gashuku incrível e inesquecível !

Shitsureishimassu Sensei,

Sayounará,
Arigatou gozaimashitá." -
Neves





Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Santos
    (011) 94294-8956
    santos@niten.org.br