TREINAR
KENJUTSU
EM CASA
Todos os treinos presenciais do Instituto Niten estão suspensos em virtude do Covid-19.
Mas para distribuir a chama da Espada criamos a página "KENJUTSU EM CASA PARA TODOS".
Nela todos podem encontrar material para treinar em casa e trechos dos Momentos de Ouro do Sensei Jorge Kishikawa.
Vamos manter a energia do Corpo, Mente e Espírito em movimento!
Mural - Instituto Niten São Paulo Ir para o Conteúdo

Mural Niten São Paulo


TRK São Paulo

por Niten - 10-jul-2014

"Logo pela manhã as pessoas começam a chegar na Unidade Vila Mariana/templo Nikkyoji
Percebe-se logo que todos ajudam com a montagem e preparação da quadra de esportes da Unidade, que será palco do Torneio Regional de Kobudo - São Paulo.
O clima de confraternização da familia Niten está no ar.  Alunos das Unidades Ana Rosa, Sumaré, Santana, Brooklin , Tatuapé , Guarulhos, Campinas, Sorocaba e até Salvador também se fizeram presentes, tornado o evento mais rico.



Yumi - A mais nova Samurai da Família Niten


NARABÊ!

 É com esse chamada que se dá início ao treino e torneio, com todos perfilando e fazendo as reverências inciais.
Os primeiros combatentes são os pequenos samurais do KIR Jovem.  E como lutam! Todos bastante empenhados em dar o melhor de si, mostrando que realmente treinam sério. Pelo olhar determinado de cada um, temos a certeza de que serão bem sucedidos.
Surpreendentemente, o menor deles vence o Torneio: um Mozart Infantil. Omedeto Hiro!
Após as acirradas lutas, é feita a cerimônia de entrega de medalhas para os pequenos grandes guerreiros!



Lutas acirradas entre os pequenos


Amigos para sempre


Delicia de canudinho nem o Sensei  perdeu

Dá-se início às categorias dos adultos, com o Iaijutsu (arte de desembainhar a espada rápida e precisamente).  Como tem sido nos torneios anteriores, aqueles que se consagram campeões de sua categoria, sobem para a próxima.  Aqui, podemos destacar a aluna Toshi, da Vila Mariana, como a Mozart do dia do Iaijustsu, pois não apenas ganhou na sua categoria, 0 a 7º
kyu, como na categoria superior, a de 6º kyu, chegando até a categoria dos mais graduados. Omedetou gozaimasu Toshi!



Japoneses do Niten (todos os que estão na foto)


Afro samurai 1


Afro samurai 2 


Olhar devastador


O grito a todos os pulmões


" Sasaki Kojiro"?

Sensei Jorge Kishikawa interrompe um combate de Iaijutsu, solicitando que os combatentes executem o kata de outra forma, por motivos de segurança.  Aqui presenciamos o inesperado, e alguns dos combatentes se confundem e executam a técnica de forma incorreta.  Os combatentes têm que estar preparados para tudo a qualquer momento!

Após o Iaijutsu, o torneio segue com os embates do Jojutsu (arte do bastão contra espada), onde o nível técnico apresentado foi exemplar, tornando a tarefa dos juízes mais difícil ainda.



Jojutsu é combate!


O bastão da harmonia: jojutsu

No Kenjutsu Combate, os adultos são divididos em iniciantes sem bogu (armadura de proteção para o combate), 0-7º kyu masculino, 6º kyu masculino, e 5º a 4º kyu.

O destaque no Kenjutsu Combate ficou o aluno Kiryu, de Campinas, o Mozart que com garra e determinação conseguiu superar adversários com maior tempo de treino, mostrando que não basta técnica, e sim ir para frente e não retroceder jamais! Omedetou Gozaimasu,Kiryu!



Em busca das origens 


Atacar sem medo


Segura a onda

Digno de nota, foi a demonstracao realizada pelo coordenador Edio de Salvador, com o seu filho Katsuo, que arrancaram muitos aplausos de todos pela união entre pai e filho no mesmo Caminho, fatos raros hoje em dia.
 


Pai e filho no NIten: sugestão para quem quer ser feliz


Niten família: Coordendor Edio, Sensei e Katsuo

Terminadas assim as etapas de competição, a confraternização pós torneio e a cerimônia de entrega de medalhas das categorias adultas foi realizada, seguida da foto oficial do evento.



Idade não é documento


Soy mexicano, sou brasileiro, nihon jin desu


Futuros feras


Donzelas 


Rodeado de mulheres

Para saciar a sede de todos presentes, Sensei Jorge Kishikawa puxa três ikkis (virar o copo da cerveja) parabenizando a todos presentes. 


Sensei: "Ganhamos o dia!" 

O almoço foi um delicioso Kare-raisu curry) preparado pelas senhoras do templo Nikkyoji, que fechou com chave de Ouro este dia de integração, pois no fundo, a energia que estava no local era justamente essa: Integração!

 Ao final, o Sensei deixou as seguintes palavras:
"É preciso esporadicamente entrar no campo de batalha para não afrouxar o nó do espirito e do elmo.
Hoje posso dizer que todos saíram vencedores, pois trabalharam sentimentos que somente um evento como este seria capaz de aflorar.
Se não ir para campo de batalha, o seu Kenjusu se torna meramente um condicionamento físico, o Iaijutsu uma coreografia e o Jojutsu uma dança.
Omedetou a todos."


O evento se encerrou com o Sensei entregando Shinai (espada de bambu) autografada para a aluna Nuria, que ganhou durante um bingo ocorrido no Arraiá do Niten.  Sensei explica também que, o que foi escrito é o próximo assunto a ser discutido no Gashuku (treinamento intensivo) em Agosto, imperdível!
 
 
A espada Excalibur

Arigatou gozaimashita!"   - 
Delfino ( Unidade Ana Rosa) 



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten São Paulo
    (011) 94294-8956
    contato@niten.org.br