Ir para o Conteúdo
imgcentral
Thaíde e seus companheiros de Shugyo, da esquerda para a direita: Meloni (SP), Costa (RJ),Fugita (SP), Wenzel, Thaíde, Fujimura (SP/Florianópolis), Vaz (RJ) e Gilberto (SP) - Agosto 2011

Shugyo

Treinamento espiritual e físico intensivo para alunos graduados


Fortalecer o corpo e o espírito por meio de um treinamento severo, intenso e desafiador: esse é o Shugyo!
Reservar um tempo para conhecer suas limitações, físicas e emocionais, e se colocar à prova para forjar a espada da alma para as batalhas do cotidiano.

Muito tradicional nas diversas artes japonesas, o Shugyo sempre foi para o guerreiro, o Samurai, um Caminho para a compreensão profunda do que significa lapidar a alma por meio do Bushido. Uma rotina austera de treinamento, meditação, trabalhos manuais e abnegada disposição para servir, constituem alguns dos elementos que podem esclarecer a mente do guerreiro sobre os valores e princípios essenciais para uma vida plena e feliz.

No Instituto Niten, frequentemente, alunos, monitores e coordenadores de todo o Brasil e América Latina desembarcam em São Paulo para períodos de treinamento intensivo com o Sensei Jorge Kishikawa e os veteranos da sede do Instituto. São momentos de grande impacto existencial, momentos de combate, reflexão, visita aos limites físicos e emocionais, momentos de aprendizado com o Mestre.

Deixar de lado a mente, o ego, para dar lugar ao coração, ao sentimento puro, são alguns dos objetivos do treinamento Shugyo. Uma imersão completa no Caminho do Guerreiro, atestam os Samurais do Instituto Niten, é uma limpeza profunda do espírito, renovando a energia desses guerreiros para a difícil batalha da vida.

São aceitos no Instituto Niten para fazer Shugyo alunos que já tenham graduações a partir 5° Kyu (terceira faixa que equivale a pelo menos 2 anos de treino aplicado). Alunos mais veteranos chegam a fazer Shugyos com frequência, buscando, a cada nova experiência de treinamento intensivo, o aprofundamento na compreensão do Caminho da espada.

Os perfis dos discípulos que vêm treinar com o Sensei Jorge Kishikawa são variados, desde jovens até os mais vividos, homens e mulheres. Os desafios de cada um portanto também variam, de forma que sejam para todos difíceis, intensos, porém transponíveis, pois foco do Shugyo é proporcionar àqueles que têm o coração aberto a oportunidade de descobrir novos limites e horizontes, e crescer para dentro de uma existência ampliada através da experiência do treinamento profundo: trazer os benefícios da Espada que dá a Vida, em abundância.

Cada Shugyo, por isso, é uma experiência de vida única, memorável, inesquecível. Ao final de cada Shugyo, o Guerreiro Samurai pode fixar os olhos, do alto da montanha, a todo o fardo inútil que o cotidiano acumula em nossas costas. Espírito renovado, limpo e cristalino, eles estão prontos para voltar aos compromissos do dia a dia com a espada do espírito afiada, atenção plena, e coração treinado para continuar no Caminho com decisão e força!


Shugyos no Niten



Shugyo do Mendes

por Niten - Caxias do Sul - RS/Caxias do Sul - 09-mar-2016


Cuidar do Dojo e do grupo, ser um exemplo; isso é ser Senpai

"De fato esse meu terceiro Shugyo foi bem diferente! Logo no início Sempai Wenzel me delegou a função de coordenar os outros shugyos e o estagiário​.
A cobrança direta e pressão psicológica foi bem mais leve do que nos outros dois Shugyos que realizei, porém a responsabilidade foi deveras maior!
Coordenar, puxar o treino matinal, acelerar, “apertar” os outros shugyoshas me pegou de surpresa, o que foi ótimo! Pude aguçar ainda mais meus conhecimentos de Coordenação, tentando 100% do tempo agir como exemplo, sem parar, sem hesitar! Ficou ainda mais claro que ser um Senpai de verdade realmente vai muito além de palavras e um kimono azul: é a sua atitude e exemplo que lhe separam dos outros. Além da sua atitude é também o sentimento de corrigir pelo bem do outro. Senti de forma consciente como o Rei, respeito, kincho são os sentimentos dominantes que sobram após um treino puxado de 2h pela manhã entre o Kouhai e o Senpai.
Conclui como é importante e saudável para a relação Kohai/Senpai suar juntos, não apenas ficar nas palavras!
 
Foi diferente, afinal, não poderiam haver falhas! Foi me passado uma missão e o bom andamento do Shugyo do Kyriu, Hoch e estadia do Gorgulho e Vilela dependiam diretamente da minha atitude como mais antigo. Pude treinar habilidades como estar calmo e atento ao mesmo tempo, ágil e sereno,  habilidades que a princípio parecem ser antagônicas porém fazem parte do Bushi Moderno.
 
Enxerguei como essa foi uma oportunidade ímpar que só é possível se você priorizar o seu tempo para o Caminho. Em que outro lugar você pode viajar para realizar um treinamento intensivo e ao invés de ser um treino focado na sua técnica você tem que aprender a cuidar dos outros? Orientar? Ser um Sempai? Só no Niten mesmo!
 
Constatei que estar em São Paulo é como estar deslocado temporalmente da minha realidade. Você deixa para trás trabalho, família, namorada, planos, possíveis viagens com um único objetivo: Jiki Shin Kore Miti, consertar o espirito! Tenho certeza que essa oportunidade é para poucos (não poucos que podem, mas sim poucos que realmente querem!). Uma vez por ano em São Paulo tem se tornado essencial para renovar as minhas energias, conceitos e trazer conhecimento fresco para a Unidade!"

Mendes, Thiago de Souza - Coordenador do Dojo Caxias do Sul-RS


Mendes foi o Campeão do 13º TBIK (Torneio Brasileiro Individual de Kobudo) na categoria máxima (Kobudo), na foto está usando Naginata

Tags: Shugyo,


Retornar para últimas postagens


    topo

    (+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
    (+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h