Ir para o Conteúdo
imgcentral
Thaíde e seus companheiros de Shugyo, da esquerda para a direita: Meloni (SP), Costa (RJ),Fugita (SP), Wenzel, Thaíde, Fujimura (SP/Florianópolis), Vaz (RJ) e Gilberto (SP) - Agosto 2011

Shugyo

Treinamento espiritual e físico intensivo para alunos graduados


Fortalecer o corpo e o espírito por meio de um treinamento severo, intenso e desafiador: esse é o Shugyo!
Reservar um tempo para conhecer suas limitações, físicas e emocionais, e se colocar à prova para forjar a espada da alma para as batalhas do cotidiano.

Muito tradicional nas diversas artes japonesas, o Shugyo sempre foi para o guerreiro, o Samurai, um Caminho para a compreensão profunda do que significa lapidar a alma por meio do Bushido. Uma rotina austera de treinamento, meditação, trabalhos manuais e abnegada disposição para servir, constituem alguns dos elementos que podem esclarecer a mente do guerreiro sobre os valores e princípios essenciais para uma vida plena e feliz.

No Instituto Niten, frequentemente, alunos, monitores e coordenadores de todo o Brasil e América Latina desembarcam em São Paulo para períodos de treinamento intensivo com o Sensei Jorge Kishikawa e os veteranos da sede do Instituto. São momentos de grande impacto existencial, momentos de combate, reflexão, visita aos limites físicos e emocionais, momentos de aprendizado com o Mestre.

Deixar de lado a mente, o ego, para dar lugar ao coração, ao sentimento puro, são alguns dos objetivos do treinamento Shugyo. Uma imersão completa no Caminho do Guerreiro, atestam os Samurais do Instituto Niten, é uma limpeza profunda do espírito, renovando a energia desses guerreiros para a difícil batalha da vida.

São aceitos no Instituto Niten para fazer Shugyo alunos que já tenham graduações a partir 5° Kyu (terceira faixa que equivale a pelo menos 2 anos de treino aplicado). Alunos mais veteranos chegam a fazer Shugyos com frequência, buscando, a cada nova experiência de treinamento intensivo, o aprofundamento na compreensão do Caminho da espada.

Os perfis dos discípulos que vêm treinar com o Sensei Jorge Kishikawa são variados, desde jovens até os mais vividos, homens e mulheres. Os desafios de cada um portanto também variam, de forma que sejam para todos difíceis, intensos, porém transponíveis, pois foco do Shugyo é proporcionar àqueles que têm o coração aberto a oportunidade de descobrir novos limites e horizontes, e crescer para dentro de uma existência ampliada através da experiência do treinamento profundo: trazer os benefícios da Espada que dá a Vida, em abundância.

Cada Shugyo, por isso, é uma experiência de vida única, memorável, inesquecível. Ao final de cada Shugyo, o Guerreiro Samurai pode fixar os olhos, do alto da montanha, a todo o fardo inútil que o cotidiano acumula em nossas costas. Espírito renovado, limpo e cristalino, eles estão prontos para voltar aos compromissos do dia a dia com a espada do espírito afiada, atenção plena, e coração treinado para continuar no Caminho com decisão e força!


Shugyos no Niten



A guerra é constante!

por Gabrielle-Cax - RS/Caxias do Sul - 12-set-2018

Mina-san!
Já passaram nove dias do início do meu shugyo, treinamento intensivo com o Sensei!
 
Esse shugyo tem sido um turbilhão de sentimentos, a cada segundo é um men ippon que levo, porém, não há tempo para parar: a guerra é constante!

Foi com esse sentimento que lutei com o Sensei de Kusarigama (foice com corrente) de bougu! Meu objetivo era ir para frente, manter o kiai e a energia alta! Mas o mais importante era ter estratégia na hora do combate, tentei atacar primeiro, interrompendo o Sensei em seu movimento, por um segundo achei que ia conseguir fazer algum golpe, mas no outro segundo já estava no chão, imobilizada com a kusarigama.

Nós aprendemos mais quando levamos um golpe ippon do que quando conseguimos vencer a luta!

Cada luta, a cada golpe deferido estou com o meu espírito cada vez mais fortalecido para voltar a Caxias do Sul!



Gabrielle, Sensei e Freitas pós treino na Ana Rosa

Até breve!
Arigato gozaimashita
Gabrielle

Tags: Shugyo,
comentários  

Wenzel - Stela,
seu comentário inspirado!
só uma palavra: ela não adquiriu nada no shugyo por ´´osmose``, foi lutando mesmo.
Lutando contra o tempo, as dificuldades, o cansaço, os adversários e principalmente contra si mesma.
O que ela traz de volta é genuinamente ela!
Omedetou a toda unidade, sempre forjando lutadores.

Stela - Caxias do SulKonnitchiwa Gabrielle!
Shitsurei shimassu!

Ainda não consigo imaginar ao certo como que deve ser essa experiência de shuguyo, no entanto vejo que cada colega que vai escalar essa montanha, para se encontrar com o sensei, retorna diferente.
Até então sempre pensei que eram coisas simples e pequenas, como velocidade, atenção e prontidão. No entanto, começo a perceber com o seu retorno que as mudanças não param por ai, estou começando a achar que o que consigo perceber é apenas a ponta do iceberg de algo muito maior.
Algo que, com certeza, vai te ajudar no seu cotidiano, e eu aguardo ansioso para treinar mais com você, para tentar pegar um pouco dessa experiência que você recebeu por `osmose` e crescer contigo.

Então, acho que posso agradecer por todos do dojo, por trazer essa energia e experiência fresca da montanha (Sensei) direto para nossa cidade e para nossa vida.
Domo Arigato gozaimashita!

Marco Rodrigues - Jaquirana, RSShitsurei Shimassu Senpai Gabrielle, ohayo gozaimassu, Omedetou Gozaimassu por vossas vitórias e pseudos derrotas no seu recente Shugyo, muitas vezes, apenas persistir nos diferencia dos demais e nos propicia aprender, as lições de casa não são por nossos acertos e sim por nossas incompreensões. Seja sempre bem vinda ao nosso Dojo,vossa alegria contagia; foi muito instrutivo vosso relato neste sábado.
Arigato Gozaimassu



Retornar para últimas postagens


    topo

    (+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
    (+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h