Ir para o Conteúdo
imgcentral
Thaíde e seus companheiros de Shugyo, da esquerda para a direita: Meloni (SP), Costa (RJ),Fugita (SP), Wenzel, Thaíde, Fujimura (SP/Florianópolis), Vaz (RJ) e Gilberto (SP) - Agosto 2011

Shugyo

Treinamento espiritual e físico intensivo para alunos graduados


Fortalecer o corpo e o espírito por meio de um treinamento severo, intenso e desafiador: esse é o Shugyo!
Reservar um tempo para conhecer suas limitações, físicas e emocionais, e se colocar à prova para forjar a espada da alma para as batalhas do cotidiano.

Muito tradicional nas diversas artes japonesas, o Shugyo sempre foi para o guerreiro, o Samurai, um Caminho para a compreensão profunda do que significa lapidar a alma por meio do Bushido. Uma rotina austera de treinamento, meditação, trabalhos manuais e abnegada disposição para servir, constituem alguns dos elementos que podem esclarecer a mente do guerreiro sobre os valores e princípios essenciais para uma vida plena e feliz.

No Instituto Niten, frequentemente, alunos, monitores e coordenadores de todo o Brasil e América Latina desembarcam em São Paulo para períodos de treinamento intensivo com o Sensei Jorge Kishikawa e os veteranos da sede do Instituto. São momentos de grande impacto existencial, momentos de combate, reflexão, visita aos limites físicos e emocionais, momentos de aprendizado com o Mestre.

Deixar de lado a mente, o ego, para dar lugar ao coração, ao sentimento puro, são alguns dos objetivos do treinamento Shugyo. Uma imersão completa no Caminho do Guerreiro, atestam os Samurais do Instituto Niten, é uma limpeza profunda do espírito, renovando a energia desses guerreiros para a difícil batalha da vida.

São aceitos no Instituto Niten para fazer Shugyo alunos que já tenham graduações a partir 5° Kyu (terceira faixa que equivale a pelo menos 2 anos de treino aplicado). Alunos mais veteranos chegam a fazer Shugyos com frequência, buscando, a cada nova experiência de treinamento intensivo, o aprofundamento na compreensão do Caminho da espada.

Os perfis dos discípulos que vêm treinar com o Sensei Jorge Kishikawa são variados, desde jovens até os mais vividos, homens e mulheres. Os desafios de cada um portanto também variam, de forma que sejam para todos difíceis, intensos, porém transponíveis, pois foco do Shugyo é proporcionar àqueles que têm o coração aberto a oportunidade de descobrir novos limites e horizontes, e crescer para dentro de uma existência ampliada através da experiência do treinamento profundo: trazer os benefícios da Espada que dá a Vida, em abundância.

Cada Shugyo, por isso, é uma experiência de vida única, memorável, inesquecível. Ao final de cada Shugyo, o Guerreiro Samurai pode fixar os olhos, do alto da montanha, a todo o fardo inútil que o cotidiano acumula em nossas costas. Espírito renovado, limpo e cristalino, eles estão prontos para voltar aos compromissos do dia a dia com a espada do espírito afiada, atenção plena, e coração treinado para continuar no Caminho com decisão e força!


Shugyos no Niten



Shugyo: Ir a la Guerra

por Daniel Ricciuti - AR/Buenos Aires - 18-dez-2018



Shiturei shimassu
Un alto en la batalla para poner en palabras las emociones vividas durante el Shugyo.
A tres anos cuando comece o caminho do Niten, Senpai Joel, pergunto cuantos anos eu tinha, 58 respondi, e ai ele disse "Daniel você não pode perder tempo" e a ficha caiu, a partir desse momento prometi me a mi mesmo fazer tudo em cuanto eu puder não amanhã, hoje.
Rápido pasa la vida y nunca hay tiempo para uno mismo,pero decidí desligarme de las batallas cotidianas e ir ala guerra.
Dos dias de Gashuku y 5 de Shugyo sería capaz de soportarlo? Solo una manera de saberlo enfrentarlo,y ahí fui con todo.
Y fue mágico desde el primer día al último, uno de mis temores era si mi cuerpo aguantaría el esfuerzo, pero respondió mejor que nunca el espíritu de guerra estaba en mi, el mecanismo del miedo del que tanto hablo con mis pacientes se había bloqueado por un espíritu de combate .
Convivir con Senpais en Shugyo fue ver personas distintas concentradas,trabajando en equipo en silencio eficaces.
El trato de Sensei y de Senpai Wenzel,me hablo de su dignidad y su humildad, note lo importante que es el camino después de tantos años y cómo nos ayuda a evolucionar como seres humanos.
Pienso que si en lugar de haber conocido a Niten a los 58 años lo hubiese conocido de joven cuál hubiese sido mi historia, pero eso es imposible de saber, lo importante es este aquí y ahora y doy gracias a Dios haber conocido a Niten.
Aprendi que com força e com vontade tudo se consegue, agora tentarei transmitir aos alunos do Dojo de La Plata o que e vivir junto ao Sensei e nos Senpais do Niten, e a juventude falar que tem que ter coragem ser ousados para poder sentir a energia de estar vivo, não temos limites, os limites somos nos que colocamos num lugar preponderante
Domo Arigato gozaimashita Sensei
Domo Arigato gozaimashita Senpai Wenzel
Domo Arigato gozaimashita a todos los Senpais que me ayudaron en este viaje
Daniel Ricciuti - Niten Buenos Aires

Tags: Shugyo,


Retornar para últimas postagens


    topo

    (+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
    (+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h