Mural - Instituto Niten Sorocaba Ir para o Conteúdo

Mural Niten Sorocaba


Gashuku Hyodo Musashi em Sorocaba

por Todesco - 11-nov-2015

Nos dias 31-out e 01-nov a Unidade Sorocaba recebeu nosso Sensei Jorge Kishikawa e colegas de várias partes do Brasil e da Argentina para um evento inédito: um Gashuku voltado para o Hyoho Niten Ichi Ryu, estilo fundado por nosso mestre Miyamoto Musashi Sensei.

Veja abaixo as fotos e palavras de alguns dos presentes:



"ninguém nunca viu tantos detalhes, tanta técnica, cultura e história, em dois dias de "imersão" numa arte tradicional do mais famoso samurai de todos os tempos, Miyamoto Musashi Sensei. E tudo isso graças ao nosso Mestre, que ainda nos mostrou que foi apenas o início..."




"Quando estratégia era o assunto, vinha a minha mente imagens de batalhas épicas com guerreiros experientes medindo suas forças e adaptando-se a cada movimento do inimigo.



Esse Gashuku me mostrou dois lados da estratégia que antes desconhecia. 

O primeiro refere-se ao momento de embate: Tanto pelos relatos do Sensei sobre a postura de Musashi-Sensei perante as lutas, quanto pelo próprio treino com espaço limitado do Dojo de Sorocaba percebi que, aquele que confia somente em seus instintos/sensações é tão cego quanto aquele que apenas vê seu adversário.



Deve-se ler o inimigo, assim como, ler o ambiente,
a energia, a situação... Deste modo, a estratégia surgirá em parte pela interpretação dessas leituras. O segundo lado diz respeito a uma outro fator de origem: as escolhas na vida, inclusive anteriores a luta. Como exemplo: os cuidados com o corpo, com a mente e com as armas; firmeza nos treinos, nos cortes e nos pés"




"muito além da parte técnica, o Niten Ichi Ryu possui uma filosofia. Estratégia, determinação e eficiência que, indo além dos katas, podem e devem ser transpostos ao cotidiano. Traduzidos para o Gorin no Sho e explicados e interpretados pelo Sensei, tivemos a chance de começar a visualizar esses ensinamentos, de um longo caminho a se trilhar."











 




Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Sorocaba
    (011) 94294-8956
    sorocaba@niten.org.br